Como iniciar a alfabetização de uma criança de 2 anos em casa?
Minha filha acaba de fazer 2 anos e os colégios mais proximos de minha casa só aceitam crianças acima de 3 anos.Não quero coloca-la na creche o que posso fazer?
Minha filha acaba de fazer 2 anos e os colégios mais proximos de minha casa só aceitam crianças acima de 3 anos.Não quero coloca-la na creche o que posso fazer?
Comments
Alfabetização a princípio significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita. Essas etapas compõem a chamada "fase pré-escolar" ou "período preparatório". O processo de alfabetização, é bastante complexo para a criança, por isso a importância de se respeitar o período preparatório, que dará a criança o suporte necessário para que ela prossiga sem apresentar grandes problemas. Uma criança sem o preparo necessário, pode apresentar durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve, ou como posicionar a escrita no papel. Pode ainda ter problemas para identificar os fonemas e associá-los aos grafemas. Também é possível encontrar crianças que só sabem copiar textos, e durante um ditado, não conseguem escrever. Podemos falar também sobre as dificuldades de interpretação de texto, de compreensão, de raciocínio lógico e ainda nas dificuldades emocionais. Complexos de inferioridade, insegurança, medo de situações novas, medo de ser repreendida, medo de errar, de não corresponder às expectativas dos pais, apatia, indiferença ou indisciplina e revolta, problemas de socialização, baixa auto-estima, e outros. O período propício para a alfabetização é entre os 6 ou 7 anos. Segundo Freud, é a chamada "fase latente", quando a criança já não tem mais interesses relacionados à descoberta do próprio corpo e do sexo oposto, bem como suas relações, e pode ter toda a sua atenção voltada para a aprendizagem por que esses interesses só voltam a se manifestar na puberdade. O processo de alfabetização pode chegar à 2 anos dependendo da maturidade, do preparo, do ritmo da criança e do quanto foi estimulada. Este é o período adequado para que a criança tenha completo domínio da leitura e da escrita, havendo a necessidade daí por diante do aperfeiçoamento da ortografia, da gramática e a estimulação constante da compreensão, interpretação e produção de textos. Além de tudo isso, uma boa alimentação, boa saúde, tempo de sono respeitado com horários regulares e um ambiente de tranquilidade, segurança e amor entre a família, intergração entre a família e a escola, facilitam muito a superação do período de alfabetização com bastante êxito.
Falando agora do período preparatório, precisamos levar em consideração que para ser alfabetizada, uma criança precisa antes de tudo ter uma auto-estima elevada, precisa estar bem emocionalmente, ter segurança e auto-confiança, para poder enfrentar as dificuldades que o processo de alfabetização irão lhe impor. Além disso, a criança precisa apresentar características de socialização. Seja qual for o seu temperamento, ela deve saber se portar em grupo, respeitar as pessoas, saber quais são seus limites, ter disciplina, estabelecer boa comunicação, ir aos poucos adquirindo independência e responsabilidade, saber ganhar e saber perder, ter boas maneiras, etc. Depois disso, a criança deve apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida. Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil e auditiva). Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos. Por isso a importância das, brincadeiras de rua, de jogar bola, andar de bicicleta. rolar na grama, brincar com areia, nadar, correr, pular, etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global. O próximo passo, é o desenvolvimento da coordenação motora fina. A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que limitam-se mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração. Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantas outros recursos. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem. Além de tudo isso a criança precisa sem dúvida apresentar bom desenvolvimento físico e boa saúde. Por causa de todo esse aprendizado é importante que as crianças frequentem a pré-escola. Os pais devem estar atentos quanto a escolha de uma, por que muitas não tem a aprovação da secretaria de educação do município. São as conhecidas escolas de "fundo de quintal", onde não existem os recursos necessários para todo o desenvolvimento do período preparatório.
Bem cara amiga antes de tudo devemos proporcionar a criança ao mundo da leitura e escrita. Tal situação se refere ao letramento. Em miúdos toda criança é capaz de aprender, principalmente com os variados recurso. que encontramos hoje, mais não se afobe ofereça para a criança o prazer em aprender sem força-la a nada.!
A sua ansiedade de alfabetizar essa criança está maior do que a capacidade que ela possui de aprender, calma! Tudo tem seu tempo, e o tempo dela ser alfabetizada não chegou ainda. Cuida da sua ansiedade.
Conselho: Deixe sua filha ser feliz por mais algum tempo. Eu me alfabetizei aos sete anos e cheguei a fazer doutorado na USP. Deixe ela viver sua infância.
A iniciação da alfabetização de uma criança tão nova só pode acontecer se e só se a maturidade da criança o permite, isto é, só se a criança mostrar motivação e iniciativas próprias. E nestes casos deve-se sempre permitir à criança a maior liberdade de acção possível para a exploração do seu próprio processo ensino-aprendizagem. Deve-se apenas intervir quando solicitado ou induzido pela criança e nunca doutra forma, pois os resultados poderiam, mais tarde tornar-se completamente nefastos e levar mesmo a criança ao desinteresse pela aprendizagem de novos conhecimentos.
Mas como é evidente em qualquer "ciência" humana...cada caso é um caso, de qualquer forma seria assim que eu procederia.
Espero ter ajudado.
Essas dicas podem ajudar:
Estimule a sua filha a gostar de livros, revistas... Deixe ela pegar, folhear.
Conte histórias para ela e compre lápis, cadernos, canetinhas... Faça desenhos para ela pintar, mostra as letrinhas do alfabeto e vá falando tipo assim: esse é o A de avião, B de boneca....faça letrinhas para ela cobrir...
Boa Sorte!
com brincadeira ludica e tarefas que tu pode acompanhar por livro pedagogicos para aprender brincando e pode inventar e diverti-la, e a cada vez que ela cumprir e mostrar que aprendeu, tu deve elogiar e partir para um a outra nivel acima sempre incentivando e agradando a criança e uma faze muito gostosa, aproveite bastante porque depois dá uma saudades, oh!. meu DEUS quanto tempo , que saudades desse tempo gostoso que saudades.
Encontre jogos pedagógicos em casas especializadas. Sobre colocar na escola, o período de socialização se inicia normalmente a partir dos 3. Deixe a ansiedade de lado e siga a lei natural para não estressar a criança desnecessariamente.
Boa sorte!
>><
Eu acho o termo alfabetizacao muito pesado para essa idade...
é o momento do lúdico para ela. Invista mesmo em educacao, em joguinhos - meus filhos gostavam muito daqueles lego, quebra-cabeças de madeira, etc...
Antigamente tinha uns CDs de computador chamado Dally Doo - formas, letras, numeros, cores, animais que usava bastante com eles... eles amavam.... mas sempre enfatizando o jogo, a socializacao, etc.
Procure por jogos que estimulem a criança na alfabetização.