IMPOSTOS - qual deles é o mais abusivo?

Por mais que eu trabalhe, [os impostos] abocanham tudo.”

— Provérbio babilônio de cerca de 2300 AEC.

“Neste mundo, as únicas certezas são a morte e os impostos.”

— Estadista americano Benjamin Franklin, 1789.

REUBEN trabalha com vendas. Todo ano, praticamente um terço de seu salário ganho a duras penas é abocanhado pelos impostos. “Não sei para onde vai todo esse dinheiro”, reclama. “Com tantos cortes orçamentários, os benefícios sociais nunca foram tão poucos.”

Mas, quer gostemos quer não, os impostos fazem parte da vida. O escritor Charles Adams diz: “Desde o início da civilização, os governos têm cobrado impostos sobre a renda de diversas maneiras.” Os impostos muitas vezes foram motivo de indignação e às vezes deflagraram revoltas. Os antigos britânicos lutaram contra os romanos dizendo: “É muito melhor ser morto do que viver oprimido pelos impostos.”

Comments

  • cpmf, pois não chega nunca ao destino [saúde].

  • O dono de empresa tem que pagar contribuição social sobre a folha de salário, o faturamento da empresa e ainda sobre o lucro! Sem contar no IR. É um absurdo. Muito mais jogo meter a sua graninha no banco, receber os juros do investimento e ficar na boa. E ainda perguntam porque não há crescimento.

  • Se imposto fosse algo bom, não se chamaria desta forma, se chamaria pedido, implorado ou algo do gênero. Contudo, a discussão sobre o quanto se paga de impostos deve ser feita com base nos gastos (pois o Estado não visa lucro, portando, não pode ser chamado de ganancioso). Como reduzir os impostos?

    Reduzindo os custos do Estado e os desvios do dinheiro público.

    Uma das formas de reduzir os desvios se dá pela implementação da capacidade de fiscalização das instituições e da sociedade civil (percebo grandes avanços da PF, mas não noto a mesma evolução dos Tribunais de Contas da União, Estados e Municípios, por exemplo).

    Quanto aos gastos, penso q o número de municípios no Brasil (mais de 5 mil) é desnecessário e extremamente oneroso. O problema é encontrar políticos q encarem o vespeiro q seria mudar a estrutura das suas bases eleitorais.

    Noto q o debate político atual está em um baixíssimo nível e q visa apenas questionar o detentor momentâneo do poder, sem buscar a implementação de ações no sentido de melhor estruturar o nosso país para um desenvolvimento mais vigoroso, justo e sustentável.

    Um abraço.

  • Eu não acho que os impostos sejam abusivos desde que aplicados correta e progressivamente. Como este não é o caso da maioria dos impostos no Brasil, eu considero que todos eles são abusivos!

  • Impostos deveriam ser menores, um total de 15% já estava de bom tamanho, no lugar dos 40% de hoje. Tem que racionalizar a despeza.

    Com esse monte de "pontos facultativos" que ocorrem todo ano dá para perceber que tem gente demais para trabalho de menos. Deveria ser feito um estudo para verificar quantos funcionários estão "sobrando" e acabar com essas vagas, o que já seria uma boa economia.

  • A CPMF é um tributo do tipo Contruibuição Especial. Mas tb é dinheiro pago do mesmo jeito pro governo.

    Eu acho a CPMF a pior: primeiro pq o dinheiro some da conta do banco e qd vc vê é CPMF, e depois pq eu não vejo onde esse dinheiro vai parar.

    Ele se perde entre os banqueiros e o fisco que deveria pegar o dinheiro e distribuir prá saúde, pois a CPMF foi criada com detinação específica: a de ser usada na saúde!

  • A cobranca de impostos difere conforme o pais eu pago impostos e nao reclamaria se visse onde foram empregados, mas no Brasil, falta escolas,as que existem estao mal equipadas, as estradas estao caoticas, a saude nao da para comentar, empregos eh coisa rara, fazem o que com o dinheiro do povo?????????????

  • acho que eh uma tarifa e nao imposto, mas voto na Cpmf

  • CPMF, IPVA, só serve para encher os cofres publicos mais nada.

  • muitos falam,mas não é os impostos que é o vilão,o grande vilão na verdade para mim e a ingerencia com as arrecadações,se houvesse uma boa aplicação destas verbas de maneira coerente,onde não houvesse corrupção,a realidade seria outra,cada obra publica tivesse o valor real de mercado,sem desvio,todos tivessem consciencia e honetidade acima de tudo,sobraria dinheiro ate para diminuirem os impostos,por exemplo um dos meios de desviar fortunas é a publicidade,petrobras é campeã junto BB,o filho lula é socio da rede 21 da band,e foi a que mais conseguiu faturar das estatais

    Q U E V E R G O N H A , papai LULA,se continuar assim a globo já era,ela ,a rede 21 vai papar todas,

Sign In or Register to comment.