Você estaria preparado para a matar Deus?

Deus está morto.

Esta idéia de Nietzsche não é literal, não é a morte física de Deus, e ele completa dizendo que quem matou Deus fomos nós.

A frase não é nem uma exaltação nem uma lamentação, mas uma constatação a partir da qual Nietzsche traçará o seu projeto filosófico de superar Deus e as dicotomias assentes em preconceitos metafísicos que julgam o nosso mundo.

A morte de Deus metaforiza o fato de os homens não mais serem capazes de crer numa ordenação cósmica transcendente, o que os levaria a uma rejeição dos valores absolutos e, por fim, à descrença em quaisquer valores.

Isso conduziria ao niilismo, que Nietzsche considerava um sintoma de decadência associada ao fato de ainda mantermos uma "sombra", um trono vazio, um lugar reservado ao princípio transcendente agora destruído, que não podemos voltar a ocupar. Para isso ele procurou, com o seu projeto da "transmutação dos valores", reformular os fundamentos dos valores humanos em bases mais profundas do que os ídolos do cristianismo.

Porque o relativismo gerado deveria levar à uma nova valoração fundamentada em bases naturais e imanentes.

E ele propõe portanto uma alternativa ao niilismo decorrente.

Assumir a morte de Deus , seria, portanto, assumir nossa liberdade.

Mas este mar de possibilidades novas assusta profundamente os que não estão preparados para exercer a libertação de regras e de autoridades, a nos dizer o que fazer , como julgar e como ler a realidade a nossa volta.

Você estaria preparado para a matar Deus?

(sei que alguns vão me apedrejar, outros até aplaudir, embora esta pergunta seja apenas retórica).

Update:

Opsss, é para matar e não para "a" matar. Afff

Comments

  • Eu já matei o deus mago há mto tempo e o que eu creio é o Deus cósmico inteligente supremo cujos mortais não têm ainda capacidade de entender. O deus mago é aquele que fica anotando os pecados dos seres humanos (que babaquice).

    Já me foi perguntando várias vezes como o espírita consegue viver sem as regras impostas por uma religião. Oras eu respondo que pela ética e bom senso. Isso não é matar Deus.

  • Resumindo a minha resposta...Eu odeio a teoria do caos, de que tudo funciona pq é um caos. Isso é o maximo do materialismo e morte de Deus.

    Não assumirei a morte de Deus. Prefiro me matar se for para ser livre como são livres as pessoas hoje. Essa libertinagem me deixa louco.

    Prefiro ser considerado como louco procurando por Deus do que aceitar isso.

  • Pois é. Existiram e existem muitas pessoas versadas em filosofia, metafísica, retórica e até mesmo em teologia, que

    se afastaram daquele que lhes deu o privilégio de poder conhecer muitos mistérios que na verdade até hoje estão ocultos bem diante de seus olhos.Muita coisa provavelmente ainda demandará bastante conhecimento para que o homem

    comece a perceber os danos que uma metáfora pode provocar em pessoas menos atentas ao conteúdo do significado da existência de Deus.

    Té mais!!.

  • Pô cara..vc fala bonito, hein ? Num entendi nada...mas valeu.

  • Eu nao tenho nem paciencia para ler essa pergunta

  • ESSE TAL NIETZSCHE É MALUCO OU LOCO? VOU TE RESPONDER ESTA PERGUNTA COM OUTRA. COMO VOCE VIVERIA, SE MATASE DEUS? TERIA CONDIÇÕES? DA ONDE TIRARIA O AR PRA RESPIRAR? A FORÇA PARA ANDAR? PARA VIVER? ME DIGA ESSE CARA E UM GRANDE IDIOTA. QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE E QUE VOCE NAO PENSSE DESTA FORMA

  • Sorte a minha....

    O cristianismo, segundo Nietzsche, é a forma acabada da perversão dos instintos , repousando em dogmas e crenças que permitem à consciência fraca e escava escapar à vida, à dor e à luta, e impondo a resignação e a renúncia como virtudes.

    O que penso, em particular, é que o cristianismo valoriza a pseudo-humildade, o sofrimento como caminho em direção à salvação, a vergonha em ter prazer na vida, a castração do homem em detrimento da exaltação de Deus.

    Nietzche tenta valorizar o homem, que na época era tratado como gado, como massa de manipulação dos detentores do poder, como instrumento de manipulação, como formação de exércitos, etc...

    Hoje, o que tiramos de Nietzche ? É a individualidade, é a vida como valor, é o homem como valor essencial e final.

    Deus tem que ser glorificado, adorado e valorizado ?

    E o homem ? E seus anseios e desejos, e seus instintos ?

    Nietzche talves se alinhe com o Ipicurismo, que prega que a vida é a obtenção de um máximo de prazeres, mas não um prazer imediato e simples, mas um "gozar" sofisticado e profundo...Ipicuro, que era um ateu convicto, apreciava e cultuava os deuses gregos, pois os aliava à beleza e à perfeição. Ou seja, o prazer e a religiosidade sem conflitos...

    O que vale mais ? Vc mesmo, sua virtude, sua força, seu equilíbrio e seu raciocínio que podem te levar a se aperfeiçoar como homem, a criar, a desenvolver e a melhorar a sua própria vida, ou ficar rastejando pela terra, se anulando, se humilhando, temendo a tudo e a todos, como mêdo de uma eternidade num lafgo de fogo imaginário ?

    Nietzche foi considerado louco, pois se valorizou tanto, transcendeu tanto ao pensamento comum que foi condenado a ter um crachá de insano.

    Deus NÃO está morto...mas o homem há de ser valorizado TAMBÉM !

  • Segundo o que constatei, Frei, você está fazendo um comentário do tal Nietzsche e não há porque te apedrejar. Te garanto que muitos irão responder positivamente.

    Matamos Deus Homem, com nossos pecados. Isso fazemos todos os dia. Mas não nos esqueçamos que Esse Deus Homem ressuscitou. Sua morte foi por sua própria iniciativa em nos dar a Graça da Salvação. Como homem, Ele experimentou todas as dores deste mundo. Eu disse dores e não prazeres. Imagine alguém que sofra tanto, a ponto de chorar e suar sangue! Ele já sabia que sua morte não mudaria a natureza humana. Graças a Ele ter passado pelo que passou é que seremos Salvos.

    Infelizmente, todos nós O matamos todos os dias, porque Ele continuará sentindo a dor do pecado em nós. Isso que O maltrata. Mas Ele, zelozo, humilde e manso de coração, está esperando a cada dia, um ser humano que se volte para Ele. E há grande festa no céu, por cada pecador que se arrependa.

    Você, no comentário, cita que sem Deus seríamos livres segundo o tal que gerou a sua quetão. Pois eu te digo que Deus não nos prende. Pelo contrário, Ele nos liberta das amarras do mal, basta que queiramos.

    Deus é Deus.Ele é VIVO e pode até ser palpável segundo a tua fé.

    Já estive longe da Graça de Deus, mas hoje, meu coração palpita alegremente quando falo Nele, Está escrito: "Os que confiam em Mim, Eu os aliviarei e os protegerei".

    Graças sejam dadas a Ele hoje e sempre.

  • Eu creio em Deus do fundo do coração e acho um privilégio viver sob seus mandamentos. Vivo em paz e sou feliz. Deus preencheu o meu coração. E você se sente bem ao ser tão racional ou sente um vazio em seu coração? Conheça a Deus e verá que Ele vai tirar de você toda a perturbação e todo o vazio existente dentro do seu coração. Que Deus o abençoe grandemente.

  • O Deus que os homens criaram a sua imagem e semelhança, eu já matei faz tempo.

    Troquei pelo Deus que criou o universo, e todos os seres de todos os planetas, a partir de algo "dele", mas não igual ou parecido com "ele".

Sign In or Register to comment.