fotossintese pf ajdem 10 PONTOS?

gente/eu tenho que faze um texto sobre a fotossinte mais esqueci completamente do assunto pf me ajda:que tipo realiza o processo;em que parte ocorre;quais sao os fatores necessarios a fotossintese;oque eh produzido;porque os seres realizam....pf me respondam vale 10 pontos

E OTRA COISA COMO FAZ PARA DAR 10 PONTO

Comments

• Para dar 10 pontos e escolhendo como melhor resposta.

Fotossíntese:

Etapas

Sabias que com luz do sol, com água e com dióxido de carbono, uma planta verde consegue fabricar açúcares, de que se alimenta, e ainda liberta oxigénio para a atmosfera?

Como é que é realizada a fotossíntese?

A fotossíntese é um processo complexo, constituído por diversos fenómenos. Tudo começa quando a luz incide nas folhas e é captada pela clorofila. Este pigmento, com a energia da luz do sol, vai reagir com a água da seiva bruta, decompondo-a nos seus componentes básicos, ou seja, quebram-se as ligações entre os componentes que formam a água e dessa quebra liberta-se energia química (a energia das ligações), que fica armazenada na célula dentro de "caixinhas de energia".

Um dos componentes que formam a água é o oxigénio, que é libertado para o exterior através de células especiais - os estomas - que existem na epiderme das folhas, principalmente na epiderme da página inferior.

A fotossínte é, então, realizada em três fases:

A energia é capturada do sol

Esta energia é utilizada para decompôr a água e produzir energia química

A energia química é utilizada para formar substâncias orgânicas, a partir do dióxido de carbono do ar

Resumindo o processo fotossíntético:

Água + Dióxido de carbono + Luz > [através da clorofila] > açúcares + oxigénio

Para que a fotossíntese se processe existem, assim, uma série de etapas que têm de ocorrer:

Absorção - a absorção de água com sais minerais dissolvidos - seiva bruta - pela zona pilosa da raíz;

Transporte - a subida da seiva bruta pelo caule, até às folhas, pelos vasos condutores xilémicos;

Transformação - processo de transformação da água da seiva bruta e do dióxido de carbono em açúcares e oxigénio, nos cloroplastos das células, através da clorofila, quando esta recebe a luz do sol;

Distribuição - distribuição da seiva elaborada por toda a planta, através dos vasos floémicos.

Beijocas...

• Ler! O livro! O Monitor de se PC pode prejudicar sua visão, cuidado. Relaxa fotossintese é facil de compreender.

Sign In or Register to comment.