Pessoal, alguém pode me indicar uma dinâmica de grupo legal, para vendas? Gostaria de avaliar a argumentação, criatividade, negociação e assim por diante!!! Urgente!
Falemos sobre as dinâmicas de vendas. O “mundo” das dinâmicas de grupo é abrangente e infinito. Há inúmeras técnicas que podem ser utilizadas pelas empresas. Sua escolha depende do cargo em questão, características da organização, local que será realizado, recursos disponíveis e até mesmo o tempo reservada para a atividade. As dinâmicas podem seguir linhas diferentes de condução e objetivos, e podem ou não incluir:
• Desenvolvimento de um produto, a partir ou não de algum estímulo (uma caneta sem carga, por exemplo).
• Elaboração de “script” de venda, ou seja, argumentações que incluam características, benefícios, diferenciais do produto.
• Definição de praças de venda de acordo com o produto, público que se quer atingir, preço.
• Divulgação ou estratégias de marketing.
• Venda propriamente dita, com a definição de candidatos que assumem os papéis de vendedores e compradores.
Essas técnicas são utilizadas com diversos objetivos, dentre os quais a observação e análise de:
• Conhecimento técnico: desenvolvimento do produto, “script” de venda, argumentação, estratégia de divulgação, etc.
• Criatividade (na criação do produto, por exemplo)
• Comunicação (novamente argumentação, vocabulário, dicção, tom de voz)
• Relacionamento interpessoal (pois a atividade é grupal)
• Saber ouvir (todos os participantes devem ser ouvidos e considerados)
• Postura (respeito, ética)
• Assertividade (segurança na argumentação)
• Empatia (colocar-se no lugar do outro)
• Resistência a pressões (quando há tempo determinado, por exemplo)
• Resistência à frustração (quando o produto desenvolvido pelo grupo não é vendido)
Como vender um produto? Bem, é isso que a empresa quer observar. Se você é um “expert” na área comercial, já sabe o que fazer. E se você não é, precisa ser um candidato articulado, com boa comunicação verbal, capaz de captar a essência do produto e utilizar uma boa argumentação para efetuar sua venda. Isso não se desenvolve de um dia para o outro; são características suas aprimoradas ao longo do tempo.
É possível ainda que a empresa não queira observar a venda em si, mas todo processo de criação e desenvolvimento do produto. Essa fase é riquíssima em observações, pois todos os participantes estão envolvidos na ação, possivelmente dedicados e atuando espontaneamente, o que dá mostras de como cada um é no dia-a-dia, ou seja, na realidade sem máscaras ou senões.
Seguindo essa linha de aplicação, a empresa não considera se o produto é melhor ou pior que os outros, mas a forma como foi desenvolvido, o “script” de venda, o trabalho em grupo. Fixar-se em “acertos e erros” pode ser fatal em uma dinâmica de grupo, pois ao imaginar o que a organização deseja, estamos inferindo e isso pode estar distante do que realmente o selecionador quer observar.
E como se comportar? A dica é a mesma de sempre: seja você. Mostre suas habilidades, demonstre interesse genuíno, aprenda a ouvir ativamente e participe não apenas quando solicitado, mas quando observar que pode contribuir.
De resto, aproveite o momento. Todo processo seletivo, com ou sem dinâmica de grupo, gera aprendizado e ganho. Identifique os seus.
Olá, Renata! vVou recomendar um método muito bom é o Venda Realizada - Método para realizar vendas todos os dias sem usar anúncios pagos, muito bom, não deixe de acessar o link abaixo:
Ola sou Francisaco e vir sau pergunta e tenho um método de grande inportancia no mercado e se adapíta asua pergunta, se você intereçar der uma olhada aqui==>http://goo.gl/JlFkbb
Dinâmica de grupo para exercício da CRIATIVIDADE (para seis participantes ou mais)Dinâmica de grupo
Material necessário: Cartões coloridos, balões.
Esta dinâmica pode ser aplicada em grupos de profissionais que trabalham com vendas ou atendimento a clientes, como recurso para desenvolvimento da CRIATIVIDADE, PERSUASÃO e COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL.
* Para iniciar a atividade, convide os participantes para, de pé, se disporem em um círculo e distribua um balão para cada um;
* Comente sobre a importância da CRIATIVIDADE e da PERSUASÃO na comunicação interpessoal e como estes atributos podem contribuir para o sucesso de qualquer profissional, independente da sua atividade.
* Na seqüência, peça para todos encherem seus balões, "descarregando" dentro deles, todos os sentimentos negativos que impedem uma boa comunicação: impaciência, incapacidade de ouvir, etc… e que, após cheios e fechados, todos os balões devem ser colocados no chão da sala utilizada para esta dinâmica.
* Distribua, de acordo com a escolha dos participantes, os cartões coloridos - um cartão por pessoa. Caso você não tenha cartões coloridos, escreva o nome das cores desejadas em cartões em branco: AZUL, VERDE, VERMELHO, AMARELO, etc..
* Instrua os participantes que cada um deve elaborar e realizar uma apresentação, aos demais, sobre a cor que escolheu. Esta apresentação deve ter apenas uma restrição quanto ao tempo disponível (mantenha cada apresentação individual em, no máximo 03 minutos).
* O objetivo de cada "apresentador" é fazer com que o grande grupo "escolha" a sua cor. Portanto, cada "apresentador" deve usar de sua criatividade e de sua capacidade de persuasão para convencer o grande grupo.
* Conceda o tempo adequado para que os integrantes estruturem e ensaiem as suas apresentações. Instrua ao grande grupo que os atributos avaliados são, exclusivamente: Criatividade (se a apresentação foi convencional, se foram utilizados recursos audiovisuais diferenciados, etc…), Persuasão (se a apresentação foi convicente a ponto do grupo definir pela escolha do apresentador) e Comunicação interpessoal (se o "recado" do apresentador foi corretamente interpretado por todos, sem exceção; se houve empatia).
* Inicie a atividade.
* Cada apresentador será avaliado e aquele que o grupo escolher pode ser merecedor de um prêmio simbólico (todos gostam de ganhar caixas de bombons…).
* Ao concluir as apresentações, convide o grupo para debater sobre a importância destes atributos nas tarefas do dia a dia e como cada um pode desenvolver melhores competências em CRIATIVIDADE, PERSUASÃO e COMUNICAÇÃO interpessoal.
* Para encerrar, peça que todos estourem os balões com os pés.
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Cara Renata.
Falemos sobre as dinâmicas de vendas. O “mundo” das dinâmicas de grupo é abrangente e infinito. Há inúmeras técnicas que podem ser utilizadas pelas empresas. Sua escolha depende do cargo em questão, características da organização, local que será realizado, recursos disponíveis e até mesmo o tempo reservada para a atividade. As dinâmicas podem seguir linhas diferentes de condução e objetivos, e podem ou não incluir:
• Desenvolvimento de um produto, a partir ou não de algum estímulo (uma caneta sem carga, por exemplo).
• Elaboração de “script” de venda, ou seja, argumentações que incluam características, benefícios, diferenciais do produto.
• Definição de praças de venda de acordo com o produto, público que se quer atingir, preço.
• Divulgação ou estratégias de marketing.
• Venda propriamente dita, com a definição de candidatos que assumem os papéis de vendedores e compradores.
Essas técnicas são utilizadas com diversos objetivos, dentre os quais a observação e análise de:
• Conhecimento técnico: desenvolvimento do produto, “script” de venda, argumentação, estratégia de divulgação, etc.
• Criatividade (na criação do produto, por exemplo)
• Comunicação (novamente argumentação, vocabulário, dicção, tom de voz)
• Relacionamento interpessoal (pois a atividade é grupal)
• Saber ouvir (todos os participantes devem ser ouvidos e considerados)
• Postura (respeito, ética)
• Assertividade (segurança na argumentação)
• Empatia (colocar-se no lugar do outro)
• Resistência a pressões (quando há tempo determinado, por exemplo)
• Resistência à frustração (quando o produto desenvolvido pelo grupo não é vendido)
Como vender um produto? Bem, é isso que a empresa quer observar. Se você é um “expert” na área comercial, já sabe o que fazer. E se você não é, precisa ser um candidato articulado, com boa comunicação verbal, capaz de captar a essência do produto e utilizar uma boa argumentação para efetuar sua venda. Isso não se desenvolve de um dia para o outro; são características suas aprimoradas ao longo do tempo.
É possível ainda que a empresa não queira observar a venda em si, mas todo processo de criação e desenvolvimento do produto. Essa fase é riquíssima em observações, pois todos os participantes estão envolvidos na ação, possivelmente dedicados e atuando espontaneamente, o que dá mostras de como cada um é no dia-a-dia, ou seja, na realidade sem máscaras ou senões.
Seguindo essa linha de aplicação, a empresa não considera se o produto é melhor ou pior que os outros, mas a forma como foi desenvolvido, o “script” de venda, o trabalho em grupo. Fixar-se em “acertos e erros” pode ser fatal em uma dinâmica de grupo, pois ao imaginar o que a organização deseja, estamos inferindo e isso pode estar distante do que realmente o selecionador quer observar.
E como se comportar? A dica é a mesma de sempre: seja você. Mostre suas habilidades, demonstre interesse genuíno, aprenda a ouvir ativamente e participe não apenas quando solicitado, mas quando observar que pode contribuir.
De resto, aproveite o momento. Todo processo seletivo, com ou sem dinâmica de grupo, gera aprendizado e ganho. Identifique os seus.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Olá, Renata! vVou recomendar um método muito bom é o Venda Realizada - Método para realizar vendas todos os dias sem usar anúncios pagos, muito bom, não deixe de acessar o link abaixo:
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Muito bom isso aqui pra vc aprender acesse o link e veja como é ótimo
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Dinâmica de grupo - CRIATIVIDADE
Dinâmica de grupo para exercício da CRIATIVIDADE (para seis participantes ou mais)Dinâmica de grupo
Material necessário: Cartões coloridos, balões.
Esta dinâmica pode ser aplicada em grupos de profissionais que trabalham com vendas ou atendimento a clientes, como recurso para desenvolvimento da CRIATIVIDADE, PERSUASÃO e COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL.
* Para iniciar a atividade, convide os participantes para, de pé, se disporem em um círculo e distribua um balão para cada um;
* Comente sobre a importância da CRIATIVIDADE e da PERSUASÃO na comunicação interpessoal e como estes atributos podem contribuir para o sucesso de qualquer profissional, independente da sua atividade.
* Na seqüência, peça para todos encherem seus balões, "descarregando" dentro deles, todos os sentimentos negativos que impedem uma boa comunicação: impaciência, incapacidade de ouvir, etc… e que, após cheios e fechados, todos os balões devem ser colocados no chão da sala utilizada para esta dinâmica.
* Distribua, de acordo com a escolha dos participantes, os cartões coloridos - um cartão por pessoa. Caso você não tenha cartões coloridos, escreva o nome das cores desejadas em cartões em branco: AZUL, VERDE, VERMELHO, AMARELO, etc..
* Instrua os participantes que cada um deve elaborar e realizar uma apresentação, aos demais, sobre a cor que escolheu. Esta apresentação deve ter apenas uma restrição quanto ao tempo disponível (mantenha cada apresentação individual em, no máximo 03 minutos).
* O objetivo de cada "apresentador" é fazer com que o grande grupo "escolha" a sua cor. Portanto, cada "apresentador" deve usar de sua criatividade e de sua capacidade de persuasão para convencer o grande grupo.
* Conceda o tempo adequado para que os integrantes estruturem e ensaiem as suas apresentações. Instrua ao grande grupo que os atributos avaliados são, exclusivamente: Criatividade (se a apresentação foi convencional, se foram utilizados recursos audiovisuais diferenciados, etc…), Persuasão (se a apresentação foi convicente a ponto do grupo definir pela escolha do apresentador) e Comunicação interpessoal (se o "recado" do apresentador foi corretamente interpretado por todos, sem exceção; se houve empatia).
* Inicie a atividade.
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* Ao concluir as apresentações, convide o grupo para debater sobre a importância destes atributos nas tarefas do dia a dia e como cada um pode desenvolver melhores competências em CRIATIVIDADE, PERSUASÃO e COMUNICAÇÃO interpessoal.
* Para encerrar, peça que todos estourem os balões com os pés.
Espero ter ajudado!
Bjus...