eu li isso e queria saber, esse trecho abaixo é verdade ou não?
o Índice dos Livros Proibidos, foi uma lista de publicações literárias que eram proibidas pela Igreja Católica e as regras para que um livro entrasse nessa lista. A primeira versão do Index foi promulgada pelo Papa Paulo IV em 1559 e uma versão revista desse foi autorizada pelo Concílio de Trento. A última edição do índice foi publicada em 1948 e o Index só foi abolido pela Igreja Católica em 1966 pelo Papa Paulo VI.1 2 Nessa lista estavam livros que iam contra os dogmas da Igreja e que continham conteúdo tido como impróprio.
Comments
Verdade
Nesse século a ICAR tava tranquila, eu queria saber o que eles fizeram com a cultura Grega, Maia, Egípsia,etc... Antes não sobrava nem escritores pra escrever, até Einstein cuidou a língua, imagine Newton!
é verdade e eu já te respondi isso em uma outra pergunta!
está no wikpédia;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Index_Librorum_Prohib...
Sim, é verdade. E houve época em que até a Bíblia estava neste índice:
"A história do Índice revela que, de todos os “livros infectados”, um em especial preocupou as autoridades eclesiásticas: a Bíblia no vernáculo. No século 16, “cerca de 210 edições da Bíblia inteira ou do Novo Testamento” estavam alistadas nos Índices, explica o perito Jesús Martinez de Bujanda. Nesse mesmo século, os italianos eram conhecidos como leitores entusiásticos da Bíblia. Mas, com sua rigorosa proibição das Escrituras no vernáculo, o Índice alterou radicalmente a relação desse país com a Palavra de Deus. “Proibida e retirada de circulação por ser uma fonte de heresia, na mente dos italianos as Escrituras Sagradas acabaram sendo confundidas com os escritos dos heréticos”, comenta Fragnito, acrescentando: “O caminho de salvação para a população católica do sul da Europa era o catecismo”, e “preferia-se um povo imaturo a um povo religiosamente desenvolvido”."
Para mais informações veja esse artigo:
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102003649?q=%22...
SEGUNDO o Prof. Fábio Sabino = YouTube, lógico que a Igreja Católica NUNCA colocaria NADA que fosse CONTRA Jesus, pois, afinal, a Igreja Católica tinha determinado que JESUS é DEUS e pronto !!! OBS:: os PROTESTANTES seguem TUDO que a Igreja Católica ensina e NUNCA questionam... muito bom, não é mesmo???
fonte?