O que faz uma aeronave ( avião) se curvar no ar ?
Observa-se que os avioes, na decolagem e aterrisagem se
inclinam para estarem dentro das rotas, qual dispositivo e
como funciona este dispositivo responsavel para inclinar a
aeronave?
Observa-se que os avioes, na decolagem e aterrisagem se
inclinam para estarem dentro das rotas, qual dispositivo e
como funciona este dispositivo responsavel para inclinar a
aeronave?
Comments
Este mecanismo se chama PROFUNDOR ou ELEVADOR
Os profundores: estão localizados em um aerofólio (estabilizador horizontal).localizados na parte de traz da asa A função dos elevadores, ou profundores, é de basicamente alterar a estabilidade da asa para que a aeronave possa rolar em torno do eixo lateral (subir e abaixar o nariz, ou picar e cabrar). fazendo assim com que a aeronave fique com o nariz para cima..
Esta questão está totalmente explicada nos Flaps das aeronaves (aerofólios que se encontram nas asas e cauda)
com a inclinação dos mesmos o própria pressão exercida pela vazão do ar por baixo (e por cima) das asas leva o avião a uma subida ou decida de sua inclinação.
Esse efeito é chamado Efeito Bernouli, e é o mesmo que faz o próprio avião levantar vôo. dê uma olhada no artigo:
http://www.rc.unesp.br/showdefisica/experimentos/e...
e entenderás um pouco mais sobre o assunto.
Os urubus.
Para fazer curvas um aeroplano usa o leme de cauda associados ao aerofólio nas asas.
Para levantar ou abaixar o nariz, (proa), usa Ailerons.
Os Ailerons ficam atrás das asas e são móveis.
Quando em posição abaixado a aeronave força o ar para baixo e se levanta.
Quando em posição levantado, acontece o contrário, a parte de cima freia e faz o nariz da aeronave baixar.
Se usar o ailerom de apenas uma asa, o avião sai do nivel horizontal, podendo voar em piruetas, mas controlado ele se curva pouco e com o leme faz as curvas necessárias.
O movimento na vertical (levanta ou abaixa o nariz) é feito com as empenagens horizontais, que estão na cauda do avião.
As empenagens verticais, também na cauda, permitem o movimento em vôo para a direita ou para esquerda.