qual a relaçao entre os oxidos e as tintas ?

preciso urgente pois nao sei onde pesquisar se puderem me dar um exemplo agradeceria

Comments

• os óxidos são produtos que já sofreram oxidação e portanto (na maioria dos casos) não tem como oxidar mais

se eu tiver uma tinta formada por tetróxido de chumbo por exemplo (o chamado zarcão) farei uma camada protetora com ela de forma a proteger o material pintado da oxidação

o zarcão não oxida mais e ele estando colado à superfície do objeto pintado, impede que esse material se oxide também ....

--------------------------------------------

na WIKIPEDIA sobre o tetróxido de chumbo (Pb3O4) encontramos:

O tetróxido de chumbo, também conhecido como mínio ou zarcão, é um composto químico de fórmula (Pb3O4).

O zarcão apresenta-se como um pó vermelho insolúvel em água e em ácidos. Empregado na fabricação de baterias e de vidros-cristais.

A "tinta zarcão" era uma emulsão em óleo empregada em razão das suas propriedades anticorrosivas, normalmente aplicadas em superfícies de ferro, como proteção contra a ferrugem. Hoje esse emprego é limitado devido à sua toxicidade e as tintas ditas zarcão comercializadas empregam outros pigmentos.

-----------------------------------

então de forma geral os óxidos dão boa proteção à superfície sobre a qual foram colocados

Sign In or Register to comment.