Veja bem: trata-se de uma paroxítona terminada em ditongo crescente. ( por este motivo recebeu acentuação! )
A separação se faz:--- GA- LÁ- XIA --- na última sílaba existe a presença do ditongo crescente " IA ". Sendo ditongo, não podemos separá-lo silabicamente, não é mesmo?
Comments
Olá!
Veja bem: trata-se de uma paroxítona terminada em ditongo crescente. ( por este motivo recebeu acentuação! )
A separação se faz:--- GA- LÁ- XIA --- na última sílaba existe a presença do ditongo crescente " IA ". Sendo ditongo, não podemos separá-lo silabicamente, não é mesmo?
Abraço
ga-lá-xia
b-jo-ks,pra vc...rsrsrs
Tenho certeza de que há uma infinidade de situações em que a galáxia nos pega...mas se você considerar que a GA-LÃ-XI:A, consta assim no Dicionário Aurélio, Século XXI, 4º Edição, pode parecer que esta palavra tem quatro sÃlabas, mas se verificarmos a página 10, Como usar o Dicionário, lá nos informa que o sinal de : indica que há " encontro vocálico não caracterizado perfeitamente como hiato ou ditongo, indicando flutuação na pronúncia".
Se coubesse a mim responder ,dentro das minhas limitações idiomáticas eu o faria deste modo :
GA-LÃ-XI-A
Oi loves...
a divisão silábica da palavra galáxia é a seguinte:
ga - lá - xia.
ok. grande abraço,
max.
ga-lá-xia - acentuam-se as paroxitonas terminadas em ditongo crescente... ops, era soh pra separar, mas deixa... ja foi...
ga-lá-xia
#
GA-LÃ_XIA
Até mais
ga/la/xia
Eu consultei o meu dicionário e la esta desta forma:
GA-LÃ-XI-A
Espero que tenha ajudado