Toda vez que vejo as cenas da Copa da Espanha e Mexico passa muita coisa em mente, e você torcedor?
Até hoje devido a minha infancia ter visto essas copas, fico inconformado em saber que tinhamos os melhores e perdemos para a Italia e França naquelas copas. Aquela lembrança dolorida fica até hoje, nenhuma copa irá substituir ou curar aquela dor.
Comments
Até uns cinco anos atrás me doía muito, muito mesmo, a derrota de 1986, ainda mais por tratar-se de uma partida em que Zico, o jogador que eu mais admiro em todos os tempos,por jogar um futebol belíssimo, perdeu um pênalti que poderia significar a nossa vitória. Graças a Deus aprendi com o tempo que nem sempre vence o melhor, o que vale é a emoção, a beleza, o esforço, o comprometimento, quem leva estas características para tocar a alma das pessoas são verdadeiros vencedores. Por isso, guardo boas recordações dauqele tempo e dos mundiais citados por você. Algumas pessoas, ditas intelectuais, afirmam ter sido a década perdida, discordo plenamente desse pensamento, por mais que se refiram à área econômica. Foi uma década do resplandecer cultural em diversas artes, seja na música popular, seja na abertura política, seja nas conquistas de campeonatos continentais e mundiais, como no surgimento de novas tecnologias e de publicidades marcantes positivamente, assim como das grandes campanhas presidenciais, contando com o belo futebol jogado por crauqes que primavam pelo envolvimento coletivo sem deixar de lado a inspiração individual no caso de Maradona, Zico, Platini, Boniek, Cerezo, Sócrates, Careca, Rummenigue, além dos jogadores medianos que se destacavam, por se tratar de um tempo em que os times europeus eram limitados a contratar estrangeiros de fora do continente, e os grandes esquadrões que ao se enfrentarem proporcionavam partidas memoráveis...As duas Copas representam a essência mantida do futebol arte, inteligente, bonito, envolvente, simples (no sentido mais rico e bonito do termo)... O Brasil, sem dúvida, era uma seleção que jogava pra frente, um futebol vistoso, alegre, apaixonante, assim como a França, a sempre forte Argentina, a Dinamáquina (nome do meu time da escola), a Alemanha com um futebol forte e convincente, dentro de sua capacidade técnica. A diferença , ninguém ciTa, é que hoje o calendário brasileiro é infinitamente mais bem organizado, naquela época era uma verdadeira bagunça, uma porcaria (perdão pelo termo inadequado) o calendário do futebol brasileiro e sul-americano, influenciando diretamente e negativamente na organização dos clubes, dos campeonatos e do escrete canarinho. Até as músicas eram bonitas.
falam q aquela copa da frança "3x0" foi vendida ñ sei se é verdade . Mas q 3x0 foi estranho foi mano.
Não sei se foi por que foi a primeira copa que acompanhei, lembro muito bem até do jogo de abertura Argentina 0x Bélgica1, mas a copa de 82 para mim é inesquecÃvel, para mim Brasil 2 x 3 Itália é um dos maiores jogos que assiti, por isso dói muito aquela derrota, em 86 tinha muitos jogadores veteranos e vindos de contusão não doeu tanto, mas mesmo assim era um dos melhores times daquela copa.
Isto passa, já vi tantas copas do mundo, algumas frustram mais do que outras.
Realmente, perder uma Copa por si só já é cruel. Quando se perde quando se tem os melhores jogadores, é mais difÃcil ainda.
Abraço.