Qual o significado de paradigma dentro do conceito cientifico?
Qual o significado de paradigma dentro do conceito cientifico?
Qual o conceito de paradigma no cenário educacional?
O significado preconceito?
qual a comparação entre este conceitos posso fazer? existem semelhanças ou não entre eles?
Comments
R1: um paradigma é um conceito científico. Brincadeira? verdade. Um conjunto de hipóteses, configuram um quadro ideológico ( a ciência diz que a pesquisa não é ideológica, mas isso é impossível) formando um paradigma sobre alguma coisa;
R2: Nenhum. Nosso cenário educacional está muito aquém da própria interpretação do termo.
R3: É o que eu tenho com relação à educação brasileira. Pre = anterior, que precede; Conceito = conceito. Tenho um conceito formado de que a educação no Brasil é uma vergonha (frase de exemplo, eu não acho isso...magina...)
R4: Bem, um exemplo para comparar:
Os cientistas acham que o amor é o resultado de interações eletroquímicas, e talvez (bem talvez) sociais e informacionais. Eles tem um paradigma mecanicista, e empirico sobre a verdade. Este paradigma contaminha todo o cenário educacional, e consequentemente, toda a sociedade, através do preconceito de que o amor é resultado de interações maquinais, mecânicas, biológicas, ou seja, a idéia preconcebida e pré-formada de que o amor no sentido relacionado à alma ou qualquer coisa não mensurável pelos equipamentos toscos dos cientistas, ou ainda, o amor como o entendemos normalmente, não existe. Então vc escolhe de que lado fica: ou aceita o paradigma científico ou escolhe que a ciência como ela é hoje, é completamente parcial, superficial, prática e convencional demais, e muitas vezes associada à indústria médica e ao capitalismo. Se aceitar o paradigma científico, vai assumir que é um pedaço de carne ambulante com movimentos elétro-químicos associados à evolução dessa massa de carne pensante, porém sem alma. E assim você pode curtir a vida e fazer tudo o que quiser, pois para a ciência, a moral e o interesse em educar (prejudicando os lucros das indústrias) são valores sem sentido, pois não contribuem para a sobrevivência do indivíduo no nicho biológico competitivo, onde a máxima é deixar os genes para o próximo pedaço de acém ambulante usufruir.
Obs: o que a solvale descreveu chama-se axioma e não paradigma.
Significa um ponto já estudado e aceito pela comunidade científica como sendo correto, para as pessoas que vão fazer outros estudos já terem um ponto de partida sem precisar partir do inicio de tudo. Exemplo bem fácil de entender: alguem vai fazer um estudo sobre os efeitos da lei da gravidade em determinado lugar ou fato. Ele não precisará provar q a lei da gravidade existe pq já foi provado, por isso se chama paradigma científico.
Fundamentos I ..rs
Leia:
A Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Khun;
Ciência com Consciência de Edgar Morin;
A Canção da Inteireza: Uma Visão Holística da Educação de Clodoaldo Meneguelo Cardoso.