Qualquer um tem capacidade para entender a codificação espírita?

Vcs espíritas, creem que a codificação é acessivel a todos?

Sua linguagem, seus conceitos, sua dinâmica?

Humildes, semi-analfabetos, lavradores, braçais e demais pessoas com pouca instrução escolar pode compreender a codificação?

A linguagem para esta população não deveria ser adaptada ao contexto da realidade vivida por eles?

Qual sua opinião?

OPINIÃO EXCLUSIVA DE ESPÍRITAS QUE CONHECEM A CODIFICAÇÃO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS, LIVROS DOS MÉDIUNS , A GÊNESE, CÉU E INFERNO E EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

(SE VC NÃO OS LEU ABSTENHA DE RESPONDER E VÁ ESTUDAR)

Update:

Mone, eu conheço a codificação desde outra encarnação e creio que vc não leu a Genese ou Céu ou Inferno, pois não escreveria isto muito menos estruida e sim instruída.

Comments

  • Olá amigo. Você já obteve ótimas respostas, da Xixa e da PIF-lilla por exemplo, mas deixo aqui minha opinião pessoal.

    Acredito que sim, é acessível à todos, mas sempre a custo do esforço próprio e interesse verdadeiro.

    Veja bém.

    Uma pessoa, quando têm um real interesse em adquirir conhecimento sobre um assunto, fará sempre o esforço necessário para tal, pois nesse esforço é que se encontra o mérito do aprendizado.

    A humildade é chave máxima para a compreenção total da codificação Espírita.

    Existem Espíritas esclarecidos de todas as classes, desde o mais simplório ao mais afortunado ( falo de condições materiais, ganhas pelo próprio trabalho ).

    A única condição para a compreenção da codificação Espírita é o esforço próprio, movido pelo interesse em aprender.

    Ser semi-analfabeto, não impede que o mesmo compreenda a codificação, e ao mesmo tempo aprenda o português, pois, afinal, não é lendo que se aprende?

    Não acredito que seja desculpa para a não compreenção, a situação financeira ou escolar de uma pessoa, mas sim, pura falta de interesse.

    Quem não entende, questiona, medita e aprende, já que não é algo que deva ser aceito cegamente, pois os que assim o fazem, acabam sendo prejudiciais a Doutrina, em vez de contribuirem.

    Paz.

  • Eu acredito que para essas pessoas menos instruídas torna-se difícil compreender a codificação, mas se a linguagem como você disse for adaptada ao contexto da realidade vivida por eles aí sim. Já trabalhei com várias pessoas humildes, semi-analfabetas que acreditavam na espiritualidade, mas não tinha capacidade para entender ou ler esses livros. Cheguei a dar um Evangelho Segundo o Espiritismo para faxineira do consultório onde eu trabalhava, ela me agradeceu e disse que embora soubesse ler, não tinha condições nem de ler nem de entender o que estava escrito ali. Eu mesma quando fiz o curso da Gênese, achei um pouco difícil e dependendo do livro também tenho dificuldades.

  • deveria ser sim amigo,o bom é q quem quizer mesmo entender e não possui um "dicernimento"p isso pode ir até um centro espirita pq lá lá tem os estudos sobre a doutrina,mas deveria ser mais simplificado,confesso q tem coisas q até eu demoro p entender...rrsss

  • Oi amigo.

    Nenhum livro, para quem não tem instrução fica fácil sua leitura.

    Aqui na casa espírita que freqüento, temos grupos de estudos da doutrina espírita, e coordeno um destes grupos.

    Com o estudo em conjunto, isto é, em grupos, fica mais fácil a compreensão dos livros decodificados por Kardec.

    Debatemos muito sobre os assuntos até que eles fiquem realmente esclarecidos. Não passamos para novo assunto até que todos tenham entendido realmente.

    O mais difícil é as pessoas fazerem sua reforma íntima, porque não adianta decorar livros se não mudamos interiormente.

    xixa

  • Não é pra qualquer um, mas, se torna mais amena quando se tem boa vontade e encara o estudo a sério.

  • Caro amigo! Não existe nenhuma codificação implícita nos ensinamentos espíritas. O que existe é uma crença na reencarnação, onde as pessoas, por merecimento, vão atingindo cada vez mais um nível espiritual elevado e conseqüentemente, levando uma vida melhor. Não existe segredo e muito menos uma codificação subjetiva exclusiva, mas sim, a esperança numa vida melhor ao alcance de todos aqueles que acreditam em Deus.

  • Qualquer livro seja esses que mencionou, ou qualquer outra escritura...até mesmo a bíblia...é difícil ou fácil de ser entendida...depende do grau de cultura e boa vontade do leitor...Talvez seja para isso que as instituições religiosas sempre têm seus lideres...para apertar a tecla "SAP"...pros leitores menos instruídos...

  • A linguagem na codificação espírita é muito simples, não precisa ser revista em hipótese alguma. Agora, para viver o espiiritismo é necessário ter maturidade espiritual.

  • Olha amigo, a moral cristã que prega o espiritismo é acessível a qualquer um mas a parte científica do espiritismo que nós sabemos que existe assim como a parte filosófica além da religiosa, enfim a parte científica creio eu que exige um pouco mais de estudo e intelecto. Sobre reencarnação, mundo espiritual etc, dá pra maioria entender, mas sobre princípio cósmico universal, perispírito, ovoidização, licantropia, magnetismo etc. isso não tenha dúvida que puxa mais o nosso raciocínio, e não sei se seria possível simplificar as explicações sobre a ciência espírita para todos entender, não se esqueça que os espíritos já acham a nossa linguagem pobre e têm dificuldade de nos relatar os fatos, imagine se simplificarmos ainda mais.

  • E você será que entende?Porque para nós espíritas compreendemos que a codificação dos livros de Allan Kaderk são de fácil entendimento para a população de modo geral, seja ela estruida ou não, porque se você leu o livro dos médiuns, deve ter percebido que ele não é muito diferente da bíblia católica, narra o começo da vida, desde a concepção até o nascimento, mas não narra a morte porque para nós a morte não existe, o Espírito é eterno e está sempre se renovando em outras vidas. Eu poderia te explicar muitas coisas sobre nossa doutrina, mas não teria tanto tempo assim. Mas resumindo; A codificação do livro dos mediuns do fundador de nossa crença Alan Kadek é acessível a todos e todos são bem vindos à lê-lo..

    Abraço !!!

Sign In or Register to comment.