Conceituação de Marx ao valor agregado?

Nos meus idos de estudande de economia foi-me deixado claro que a Marx um determinado produto valia tanto quanto a quantidade de trabalho efetivamente gasta para produzi-lo. Isto na época pareceu-me lógico visto que Marx usava muito dos conceitos ricardianos, que defendia esta tese.

Numa necessidade de reler Marx, deparei-me, em "O Capital" vol. II, com um conceito, bastante claro, e totalmente contrário desta concepção. Fiquei em dúvida qual realmente é a conceituação de Marx para a teoria do valor agregado. Quem tiver conceito bem formado a este respeito, por favor explane-o aqui. Grato.

Aos incautos que querem apenas somar pontos não percam seu tempo colando extensos sites da internet. Escrevam aqui somente, como muitos, "ganhei mais 2 pontinhos" , e divirtam-se com seus 2 pontinhos

Comments

• Confesso não entender tua dúvida, pois, como você mesmo diz, os "clássicos" da economia política - Smith, Ricardo e, inclusive Marx - apontam a importância do trabalho como força "motriz" da produção. É a força que cria a riqueza social, que agrega valor às mercadorias e, que valoriza o capital.

Em "O Capital", Marx destaca que o "valor agregado" não se define apenas "tempo", mas também pela "qualidade" do trabalho concreto empregado no processor produtivo, diferenciando assim, o "trabalho simples" do "trabalho complexo", porém, isto naquele tempo era não era significativo.

Hoje, no sitema imperialista em que vivemos e, cujo intercâmbio ocorre pelas vias do comércio exterior, do trabalho complexo por trabalho simples; na venda de mercadorias com maior valor agregado por produtos básicos ou mesmo manufaturados de baixo valor agregado, esta diferença se tornou mais relevante.

• Tem no mercados bons livros que falam a este respeito

#

Sign In or Register to comment.