Somos diferentes sem sermos desiguais? Umbanda e espiritismo?

O que é espiritismo e o que é umbanda.?

espiritismo é a codificação racional do mundo espiritual, busca o entendimento e a reforma do caráter humano. Sua codificação abrange o mundo espiritual como um todo, em todos os tempos e lugares.

Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade, tanto pára doutores, como para populares.

A umbanda respeita e também incentiva a pessoa a conhecer a codificação espírita.

Somos na Umbanda uma dissidência pacífica do espiritismo, pois utilizamos de rituais, músicas, danças, materiais como velas, oferendas, etc que não são utilizados no espiritismo.

São praxis e procedimentos diferentes como num hospital.

Podemos dizer que os espíritas são os doutores, psicólogos, psiquiatras do hospital espiritual.

Nós da umbanda somos enfermeiros, atendentes, faxineiros, vigias, etc neste mesmo hospital.

Importa DEUS, a caridade e a boa vontade, pois neste hospital tanto médicos quanto enfermeiros são necessário.

Não importa títulos, diplomas, mas cumprir sua missão por amor e com amor, mesmo que inicialmente tenha se voltado para as questões espirituais pela dor.

Comments

• Perfeito amigo, merece muitas estrelas. Como você disse, pra Deus o que importa é a caridade e ela é a base tanto do Espiritismo quanto da Umbanda.

Beijão.

• Umbanda e Espiritismo TEM todo o meu respeito, por serem religiões pacíficas, tolerantes e praticantes da Caridade

Meus votos de admiração

Abraços amigo

• Incrível como uma explanação sucinta e didática como a sua ainda consegue ser escrachada neste espaço.

Uma vez um amigo me disse que toda varanda tem sua luz mas nenhuma tem toda luz do mundo, desta forma vejo as crenças como parte de um panteão que formam o degraus da evolução humana, fazendo de nossas vidas ferramentas que podem ser usadas na construção da caridade e do auxílio.

Como você bem lembrou são métodos diferentes de um mesmo trabalho o bem, quem crê que fazemos o mal, só me resta orar para que a cegueira do satanás de sua crença um dia o deixe enxergar.

Abraços do White Cat.

Fique em Paz.

• Cara, você foi humilde demais !. Isso é lindo !.

Se faltava isso para você conquistar minha admiração, você a tem.

Sou espírita há mais de 25 anos e sinto um certo preconceito, eu mesmo o tinha. Hoje, depois de estudar e saber, respeito muito a Umbanda e o Candomblé, sei de quantas coisas legais eles possuem para o bem.

Eu acho que a Umbanda tem recursos mais poderosos e imediatos para certos tipos de necessidade que o próprio espiritismo, que trabalha com educação, com renovação espiritual, reforma.E isso requer um certo grau de equilíbrio e lucidez.

Essa interação do espiritismo com a Umbanda é fantástico, tanto para o mundo encarnado, como oportunidade de redenção. para os espíritos que querem se melhorar com a caridade.

Abraço.

• Com efeito Daniel, permissa maxima venia, considero a Umbanda, o Espiritismo do povão.

O dia em que houver a compreensão coletiva de que Deus é único e o que diferencia é somente a forma de encará-lo e de se buscar chegar a ele de acordo com cada grupamento e contexto social, o mundo se ajeita, as coisas caminham melhor e muitos observarão, que antes discutiam pelas mesmas coisas, apenas que vistas por meios e formas diferentes.

• Daniel,qto mais leio mais admiro vcs tanto espíritas kardecista ,qto umbandistas.

Confesso que ainda ,meu amigo estou no meu caminho, a procura de uma nova vida em aprendizado.

limito-me em somente prestigiar tamanho entendimento e respeito que tens com os irmãos,pois todos somos filhos do mesmo pai.

VC deve saber que venho do cristianismo,não tenho vergonha nenhuma de dizer........mas preciso ser centrada como vcs ,pois todos tem a capacidade que muitos de nos cristãos não temos.

Bjsssss e agradeço por mais essa oportunidade de aprendizado...........o yr deveria servir somente pra isso.

Bjsss meu amigo.

Coral

• Daniel, a maioria quando fala em umbanda acha que é uma coisa repugnável, ainda não entendeu seu verdadeiro significado.

A Umbanda é praticamente igual ao espiritismo, pois trabalha com espíritos, só que tem rituais que no espiritismo não tem.

Me corrija se eu tiver errada, pois sei muito pouco de Umbanda.

Li Tambores de Angola, Aruanda e Sabedoria de Preto Velho de Robsom Pinheiro. Estes livros nos dão uma pálida idéia sobre a Umbanda.

O que importa é a caridade aplicada.

paz

rita

• Não tem diferença na essência e a própria FEB designou a Umbanda como sendo espírita.

É comum ver que a umbanda e o kardecismo sendo procurados por quem está passando por um problema que não encontra solução e quando resolvido voltam para as suas religiões e não se fala mais nisso.

A umbanda é a alopatia e o espiritismo a homeopatia.

São elos de uma mesma corrente e quem pensar que os guias são de uma ou de outra está enganado.

Está na hora de tirar as vendas dos olhos e permitir-se ver que o preconceito é o estigma da sociedade contemporânea.

Saravá.

• todos caminhos levam a deus (para o julgamento)

paz. e respeito a todos.

Ja fui espirita, e nunca fiz mal a ninguém, acredito q tu seja como eu.

• Olá...

Como já vi comentários de espíritas considerando a Umbanda como 'baixo espiritismo' (pois 'atrai entidades inferiores', cfe dito no Livro dos Espíritos), considero que esse seja o conceito padrão desses em relação à Umbanda.

Toleram, mas não respeitam como iguais não... pelo menos é o que parece... minha opinião, ok?

[]'s

Sign In or Register to comment.