É obrigação do pai só pagar pensão alimentícia? E o resto das despesas?

Minha filha tem 7 anos e o pai dela paga pensão alimentícia de + ou - R$250,00. Com isso ele não quer dividir outras despesas como: remédio, escola, material escolar, uniforme e etc. Gostaria de saber se ele pagando a pensão alimentícia, ele não tem obrigação de dividir outras despesas já citadas acima.

E como fica isso depois desta nova lei: guarda compartilhada.

Uma obs: Ele vê minha filha toda semana, não tem regra com horário e nem dia, porém ele a vê mais aos domingos, por escolha dele. Mas não leva a menina para passear, o máximo que ele faz, é leva-la na pracinha.

Comments

  • A pensão alimentícia deve satisfazer as necessidades básicas da criança. Não é porque se chama "alimentícia" que trata-se apenas da comida.

    Isso não quer dizer que apenas o pai deve arcar com todas as despesas. Na verdade, o juiz deve fazer uma análise das condições tanto do pai quanto da mãe para determinar de quanto será a pensão. Ambos devem dividir as despesas de acordo com suas possibilidades. Se você acha que a pensão não está sendo suficiente ou que o pai ganha muito e paga pouco, procure um advogado ou a defensoria pública para entrar com um pedido de revisão de pensão alimentícia.

    E ah, não existe limite de porcentagem do salário, é de acordo com o que o juiz determina tendo em vista a possibilidade do pai e a necessidade da criança!

    Sobre a guarda compartilhada: esse método não é indicado para a maioria das famílias, porque para ser utilizado é necessário que haja um bom entendimento entre os pais. Na verdade, esse tipo de guarda simplesmente quer dizer que ambos têm de tomar todas as decisões sobre os filhos juntos.

    Sobre a visita, é muito complicado obrigar qualquer dos pais a passear com seu filho. Não há meios jurídicos para isso... tente conversar com ele sobre as necessidades emocionais da criança.

    Espero ter sido útil.

  • Que eu saiba tem que pagar sim.

    A escola ele tem que ajudar ou algum curso q a criança venha a fazer.

    A pensão eu acredito ser direcionada p/alimentação,vestuário.

    Sabemos que a pensão não é p/suplir todas as necessidades da criança,a outra parte cabe a mãe.

    Quanto a remédio eu ñ sei ,só se a criança tiver uma doença grave,rara,que necessite de medicamentos muito caro.

    Aqui o caso esta na justiça ñ encontram o pai,ele viu a nenê 2 vezes e pagou 4 meses,hoje ela tem 2 anos e 1/2,rs

    Esse acordo seu ai foi só de boca?

    A visita é a cada 15 dias ,nos finais de semana,é obrigado a devolver no dia e horário estipulado.

    É tudo tão comodo não é verdade?

    Não tenho certeza ,me parece q o valor da pensão gira em torno de 10% do salário que o pai ganha registrado,e se receber por fora deve ser incluido .

  • Amiga a lei é aplicada, di acordo com o salário do ex marido, o calculo e feito com base no que ele ganha comprovadamente, agora se esse individuo não liga para a filha, que não pediu para nascer e ele é negligente por maldade, um conselho se puder, toque sua vida se afaste dele e crie sua filha, ela será a sua melhor amiga, e se possível cuidesse e seja feliz recomece, sei que é difícil, pois não à conheço, mais vou torcer por você que Deus esteja contigo e te de forças amiga, William

  • É assim mesmo, linda. E ainda arrumam essa guarda compartilhada. Parece até um aval, depois do crime brutal da menina Isabella. Logo ajeitaram essa lei. Aí as crianças ficam com as madrastas, o dia todo., não podem se defender de nada, pois são frágeis, eles os pais, acham que já fazem muto dando a pensão, que não daria prá nada, se não fosse as mães batalharem para dar uma vida melhor aos filhos. Na boa? Estou com muito medo dessa lei. Acho que querem mais crimes bem sinistros entre as crianças!! Muitos bjus, lindona. E que DEUS nos ajude, e aos nossos filhos, que não pediram prá nascer!!

  • bota ordem no pedaço, senão vc tá frita,

  • Ô linda..gostaria muito de te responder..so que juridicamente falando ñ sei te responder..minha area é a psicologia.

    Só gostaria de desabafar a respeito da falta de consciência desses pais..aff..pais não precisam ir a justiça para resolve assuntos relacionados a filhos..um bom entendimento deveia ser mais que suficiênte,mais falta consciência pagar o determinado e achar que é suficiênte quando na verdade sabe que todo dinheiro é pouco para dá o básico que uma criança precisa..

    A maior carga infelismente sempre fica para nós mulheres..que assumimos praticamente toda a educação seja nas questões finaceiras e nos cuidados diarios.

    Se eu fosse um homem teria vergonha de ser um "pai" nessas condições..e assumiria de vez a responsabilidade como tal.

    força amiga..trabalhe e cuide da sua filha..e quando der pra vc assumir sozinha..assuma sua filha e mande o pai pra pqp.

    bjão.

Sign In or Register to comment.