Trabalhar na Itália como psicóloga?

Sou brasileira, casada com brasileiro e vivo já na Itália há 4 anos. Sou psicóloga e agora que já domino o idioma gostaria de trabalhar, o que devo fazer?

Comments

• A primeira coisa seria deixar seu AVATAR aberto para contatos!

É sua primeira pergunta, importante e interessante para sua vida, por que não deixa aberta a condição de que lhe possam dar retorno direto?

Também poderia ter citado a cidade em que você mora, eu por exemplo, conheço muitíssimo bem toda a Itália, claro que também tenho amigos por lá.

Vai encontrar um problema inicial com relação ao exercício profissional, mas isto também poderia ser resolvido, se conseguir o visto do conselho de psicologia de sua região. Mas existe também os meios legais para o exercício profissional, mesmo com seu diploma sendo Brasileiro.

Bem, agora já sabe o que deveria fazer inicialmente, acima dei a dica...

(se tivesse seu avatar aberto para contato, eu seria mais direto).

• No caso da medicina. sei que para conseguir "trabalhar" tem de passar por uma prova.

• Siga sua vontade,primeiro ato do poder. Já que se sente preparada, é um bom momento para conquistar seu espaço aí. Boa sorte e ótimo novo ano pra você.

• Oi Rita,

Não vivo na Italia, mas te aconselho à procurar a Ordem dos Psicólogos ou o Conselho Regional de Psicologia da cidade onde vive, para saber dos requisitos.

Imagino que vc terá que entrar com um pedido, de equivalência de seu diploma e seu currículo, entre outras coisas. Espero que vc tenha levado todos os papéis e diplomas que comprovem a tua formação em psicologia aqui no Brasil. Provavelmente vc terá que traduzi-los para serem avaliados.

Vá no Google, da Italia e digite Psicologia (em italiano). Vc deverá encontrar telefones ,endereços e emails para contatos, e outras informações sobre este processo.

Boa Sorte!!

• Se não me engano tem que fazer a validação do diploma de psicóloga em alguma universidade italiana.

Entre em contato com AIP (http://www.aipass.org/) ou o conselho regional/federal (acredito que tenha, apesar de não saber nada sobre psicologia lá), eles te informarão melhor.

Sign In or Register to comment.