einstein, em toda a sua inegável genialidade, afirmou que “deus é produto da fraqueza humana”...?
o que os colegas, em toda a sua inteligência, muitos geniais, têm a dizer sobre essa negação de um deus desse genial cientista ?
o porquê da pergunta:
antes de tudo, um simples observação: idéias se rebatem - ou se discutem - com idéias. todos sabem a história desse alemão famoso. a bomba atômica ?! os colegas, pelo menos os que aparecem por aqui, também sabem. mas são as suas declarações que coloco aqui.
li inúmeras outras vezes que ele demonstrava “querer” acreditar na existência de deus. agora, aberta uma carta escrita a um escritor amigo, ele diz que a “ PALAVRA DEUS PARA MIM NÃO É NADA MAIS QUE A E XPRESSÃO E PRODUTO DA FRAQUEZA HUMANA”.
Tudo bem. tenho a minha crença. (ou não tenho). apenas analiso e coloco em discussão entre os colegas o pensamento de um sujeito que não se pode chamar de idiota em hipótese alguma.
... vou um pouquinho mais, agradecida antecipadamente.
Update:COM TODO O RESPEITO AOS COLEGAS QUE PERDERAM O RUMO DA PERGUNTA:
oi, amigos. notem que comecei falando a respeito das idéias: idéias, boas ou ruins, se combate com idéias, não com ofensas ou destratando quem as formulou! querer negar a genialidade - sem aspas - do grande físico - ele também sabia pensar - alemão, mais que falta de bom-senso, é negar que esses dez por cento pobres que nós utilizamos possam chegar a cinco ou mais vez isso.
se alguém disser que sou feia - sou bonita, reconheço - , responderei tão-somente perguntando, primeiro, qual é o seu modelo de beleza. eu vivo por aqui, meio a todos vocês, bebendo e vivendo com os mesmos padrões - às vezes, tudo bem, a gente foge - de beleza. não responderia, por exemplo feio és tu. agora, negar que ele tivesse, pelo menos no seu mundo, o científico, a genialidade que ele nunca propagou, mas que todos reconhecem, é... desculpem, burrice.
Update 3:OI, VIVÃO,
disse, vivão. e o documento-prova de sua declaração é uma carta de 1954, escrita um ano antes de sua morte, em resposta ao lviro de Gutkind - o chamado bíblico para a revolta - , sendo leiloada no momento, pelo autor do livro.
respeito o teu conhecimento. mas, como não costumo mentir nem inventar mentiras, espero que acredites no que escrevo.
abraços. e muitas pesquisas.
Comments
Fica difícil na verdade definir quem ou o que é Deus. Não saberia dizer se é veridico ou não, pois sei muito pouco a cerca de Einstein. Na verdade o que sei sobre ele foi através de reportagens a seu respeito. Soube também que ele citou uma frase "Se Deus existe ele deverá ser um grande matemático". Bom, para complementar; sabendo de sua genialidade, semdp físico e matemático, deveria ter uma mente focada nas leis naturais que regem o Universo. Isso justificaria sua afirmativa acima. Para mim também, fica difícil acreditar em um Deus que é apresentado pelas religiões, sem falar nos absurdos que ouço vindo de pessoas que apenas repetem o que ouvem sem refletir adequadamente. Acredito mais em uma força que comanda e mantém o eqüilíbrio do movimento no Universo. Uma força tão perfeita que só é contrariada pela ação do homem que vem provocando o deseqüilíbio, gerando os conflitos na narureza. Quanto ao homem que lhe foi concedido o livre arbítrio, esse sim é o responsável por tantas catastrofes ocorrendo no planeta. Imagina você uma coisa. O desmatamento, a retirada de milhões de barris de petroléo, todo o material de construção de uma metropole, que é retirado de um ponto e levado a outro, a construção de represas gigantescas, ora isso tudo deve provocar um deseqúilíbrio de peso e há a necessidade da redistribuição do peso que foi retirado para que o Planeta se mantenha em eqüilíbrio não é? Não seria os terremotos, os furações e tempestades uma resposta a isso tudo? Em minha modesta opinião, Deus é tão grande e perfeito que fez suas leis de acordo a que cada mudança provoque uma alteração para que volte o eqüilíbrio. Bom, há muito mais a dizer, mas o espaço é curto. Agradeço a oportunidade oferecida pois na verdade isso foi apenas uma forma de meditar e expor a você meus pensamentos que não devem ser levados a sério. E, minhas desculpas a outros companheiros que tem outras forma de focar o grande Pai.
Um abraço e Paz profunda.
Essa afirmação de "onde está Einstein agora" não é valida como argumento. Todo mundo morre, ele morreu porque ninguem hoje vive 150 ou 200anos, só porque ele morreu ele não é de Deus, que ignorância.
Einstein era um gênio humano, até onde se sabe hoje, ele não errou em suas teorias, mesmo que muitas não são prováveis. Mas a principal questão é. "alguém que vê as coisas pela visão humana, não pode discernir das coisas do EspÃrito".
Einstein não via as coisas de Deus, e o povo judeu também é cego (se vê pelas coisas que acontecem por lá).
Einstein disse que é possivel tirar água de pedra para alimentar um povo? Que uma nuvem do tamanho de um punho, no meio de anos sem chuva, é sinal de torrente? Deus não faz as coisas pelas razões do homem.
A ciência do homem é enganosa, quantas vezes já não foi desmentida. Issac Newton já foi provado errado, pois para ele o tempo era uma constante imutável, e Einstein disse o contrário.
Não olhe para o homem, pois ele vive em um mundo limitado. Deus é ilimitado em seu poder.
O grande cientista tinha razão, pois a história lá do outro lado é totalmente diferente da que circula em nosso meio. O nosso problema com Deus é um problema de idolatria e culpa.
Einstein pode ter citado o filósofo inglês Bertrand Russell(1872-1970), que muito antes dele já tinha escrito que a crença em deus e as religiões foram criadas pelo medo da morte. Nada mais óbvio e senso-comum do que isso.
Einster era deÃsta, logo, ele combatia a idéia de um deus pessoal bÃblico. Einstein nem negava deus e nem afirmava sua existência.
se você unir as duas frases vai ver que um pode, facilmente, completar a outra.
ou seja, o Deus, descrito na bÃblia, é fruto da fraqueza humana.
se raciocinarmos assim dificilmente encontraremos uma forma de refutar a não ser com um "você precisa de uma experiência com Deus" ou "você vai pro inferno".
mas acho que Deus existe sim, e vai muito além do que possamos imaginar só que, sinceramente, a existência de Deus não influencia em nada na nossa vida:nem a nós mesmos nós entendemos totalmente imagine querer entender Deus!
O Einstein cientista foi um ser humano genial. O Einstein como pessoa devia ser igual a qualquer um, mas é claro que ele detinha conhecimentos que a maioria das pessoas até hoje não tem e que poderiam colocar em xeque as crenças disseminadas. Mas sua opinião sobre Deus é a opinião do homem Einstein e talvez ele estivesse se referindo ao Deus vendido nas igrejas cristãs. Nesse ponto tb creio que Deus esteja num patamar muito superior ao que é descrito.
Minha resposta aqui não é para debater contra a frase de einstein ou para debater religião com alguem.
Minha resposta é para glorificar o nome do Senhor Jesus Cristo, porque essa frase de einstein é apenas mais uma revelação da parte do Senhor o qual disse que nos ultimos tempos iriam aparecer os falsos mestres que iriam tentar distorcer a verdade clara que a palavra de Deus.
não me lembro de Einstein ter dito isso ou escrito isso, pois li a biografia dele e muitas coisas sobre ele, até me lembro dele dizer que "Quanto mais me aprofundo na ciência, mais tenho certeza de que Deus existe"... como alguém q faz tal afirmação pode dizer o q vc afirma?!
vao te responder que einstein era so um homem, que bla bla bla, que deus [é perfeito, citando partes da biblia, copiando e colando de sites evangelicos.. sempre a mesma ladainha!