Religioso - Qual critério você usa para acreditar ou não em algo?

Update:

Prezado Rodrigo - Grato pela sua presença, mas te pergunto...quem definiu a autoridade de quem te ensina? Até porque se está se referindo a ICAR já teve épocas que ela ensinava que os hereges deveriam ser torturados e condenados a fogueira, já teve época que ela ensinava que maiores doações a igreja possibilitava "comprar" títulos religiosos, já teve época que ela ensinava que a Terra era plana, já teve época que ela ensinava que o Universo girava em torno da Terra, etc, etc, etc.....será que é desta autoridade que você se refere? nada pessoal amigo, saiba que tens meu respeito. Abraço.

Update 3:

Sr. Rodrigo - Amigo, fiquei surpreso com sua reação...afinal não se trata da minha visão..me refiro a história...não lembrar do histórico da ICAR se trata de alienação que cá entre nós combina com dogmatismo cego. Sem dúvida que em tudo existe sempre algo de bom...mas se faz necessário estarmos atentos ou "orarmos e vigiarmos" para que não sejamos auto enganados como se a ICAR fosse totalmente sagrada e sinônimo ressurreto dos ensinamentos de Jesus......e ainda em tempo Jesus não fundou igreja alguma...e Pedro é aquele que negou Jesus 3 vezes e não aceitava como cristão quem não seguisse as tradições conforme a visão dele.

Fundamental olhar a tudo para sabermos discernir o que é bem e o que é mal e jamais terceirizarmos nosso intelecto, coração e alma. Tens razão conforme disse és diferente de mim...mas por que não aproveitar as diferenças a nosso favor e expandirmos os limites de nossa visão? Abraço...e se acalme..afinal Jesus me responderia da mesma forma que você responde

Update 5:

Dídimo - Em outra pergunta minha deixo bem claro que não descarto a bíblia, jamais escrevi algo parecido com isso. Abraço.

Comments

  • Oi Lanto,

    Não me considero um religioso e nem um irreligioso.

    Uso o discernimento, razão, intelecto, consciência, toda a sensibilidade e todo o meu ser, mas mesmo assim me considerando cético ou agnóstico para muitas coisas sem dizer categoricamente que sim ou que não ou preferindo manter a mente aberta.

    Vez por outra costumo dar um reset (deletada) em tudo que penso acreditar dando assim uma formatada na mente e reiniciando todo o processo sem apegos, medos e bitolações.

    Muitas vezes prefiro duvidar daquilo que afirmo em acreditar do que tomar por fato consumado.

    No entanto algumas coisas sempre permanecem constantes, tipo;

    Possuo um amor e carinho profundo pelo semelhante humano e outras espécies inclusive.

    Respeito todos os credos, filosofias e ideologias mesmo não concordando com algumas e já há muito tempo que não critico mais o Deus bíblico antropomórfico, e mesmo não me considerando um cristão eu até admiro muito a figura de Jesus Cristo. Penso que quem ama respeita sem ficar criticando.

    Vejo essa briguinha entre credos e ateus como uma fase infantil na evolução humana sendo que num futuro próximo isto tudo estará superado, até porque não é criticando essa ou aquela verdade que tornaremos mais verdadeiras as nossas supostas verdades pessoais.

    Creio num significado, sentido e energia maior em que muitos intitulam por Deus, mas que eu entendo por algo inominável, inimaginável e indizível.

    Não creio num Deus criador porque não creio que algo possa estar antes de uma eternidade para poder cria-la. Mas vejo Deus como um artista que cria constantemente ou perpetuamente manifestado em toda a realidade palpável exterior e no interior de nós.

    Possuo um perfil inclinado ao panteísmo, hinduísta e monista.

    Não agrego muito valor ao exercício da fé considerando esta como uma intuição sobre coisas das quais ainda não pudemos provar ou conscientizar. Prefiro afastar a fé para dar lugar à certeza. Mas considero a fé uma boa amiga enquanto não descobrimos a totalidade de certos fatos e na maioria das vezes uma excelente bússola nos caminhos dos esclarecimentos dos fatos ainda misteriosos.

    Acredito que somos a expressão desta mesma verdade ou realidade exterior porque somos a própria realidade pessoalmente manifestada. Nesse sentido creio que trazemos em nosso DNA toda a sabedoria sobre todas as coisas dos céus e da Terra cunhado na essência de nosso ser, portanto o que ainda penso não conhecer, tratando-se de ser apenas um conhecimento nato ainda dormente.

    Creio que somos filhos da Eternidade, portanto mesmo que eu ainda seja um ignorante, sei que potencialmente eu e todos sejamos uns sábios porque trazemos a sabedoria que se acumulou por todas as eternidades na própria eternidade que se manifestou em nós próprios. E se somos filhos dessa eternidade, como diz o ditado; filho de peixe, peixe é, rs Portanto nos considero eternos.

    Muito bem, uso o meu filtro da realidade e cada qual usa o seu, porém todos nós filtramos a mesma realidade apenas em lugares no espaço tempo diferente e decorrente a isso temos inúmeras interpretações aparentemente diferentes, porque a verdade é uma só. Se houvessem duas, uma seria a falsa e a outra a verdadeira.

    Tento ser realista.

    Paz e um abraço,

  • Caro Lanto

    O meu critério é o conhecimento. O conhecimento foi muito bem definido por Aristóteles e eu concordo com ele. Crença é algo em que acreditamos, e pode ser verdade ou não. Podemos acreditar em algo verdadeiro ou não. Assim como podemos não acreditar em algo verdadeiro ou não. Para Platão o conhecimento deve ser a crença em algo verdadeiro e justificado. Esta justificativa pode se dar através de idéias filosóficas, através de lógica. Assim conhecimento é algo verdadeiro e justificado. Aristóteles adicionou um item a isto. Comprovação. Então, conhecimento é algo verdadeiro, justificado e comprovado. Apenas quando se dá este roteiro, passo a incluir este conhecimento à minha vida.

    Fique em paz

  • Olá amigo Lanto,

    Eu acredito em algo quando minha intuição ou meu eu interior afirmam que há lógica. Sei também que muitas vezes a lógica ou a razão não é o ideal de filtro. Também não é porque alguém "importante" afirma algo que eu aceito como sendo verdadeiro. Eu prefiro usar minha mente e coração para crer em algo. Sei que somente podemos entender uma lei natural quando estivermos preparados para assimilar tal verdade.

    Um abraço!

  • Lanto

    Creio que Rodrigo estava se referindo a Jesus e ele está corretíssimo

    Além disso ele se expressou sem ofender ninguém não fazendo sentido, nesse caso, as negativações que recebeu

    Meu critério hoje ( que conheço mais da Palavra de Deus, dos evangelhos ) é seguir os ensinamentos de meu grande mestre Jesus

    Enfim, minha interpretação da Palavra, do que me foi permitido compreender

    -----------------------------------------------------------------------------

    Sim amigo, muitos homens erraram ao longo da história da Igreja e ainda hoje erramos ( vide casos de pedofilia, lobby gay dentro do clero, desvio de dinheiro do banco do vaticano, entre outros casos que precisam urgentemente ser corrigidos ). Somos uma Igreja viva, feita de homens santos e também pecadores. Muitos erros foram cometidos, reconhecidos e reparados ( dentro do possível )

    Quem quiser apontar falhas da ICAR não tem dificuldades mas por que não reconhecer também o grande bem que a Igreja fez e faz para a humanidade ?

    Sei que as negativações não partiram de você pois usamos critérios parecidos de avaliação, gostamos do contraditório.

    Concordo que Igreja somos nós, que está dentro de nós ( somos templos do Espírito Santo )

    Sobre bíblia ser ou não Palavra de Deus sabemos a opinião um do outro já que este tema é recorrente entre nós.

    Concordo que já nascemos com a Palavra de Deus gravada em nossos corações e precisamos despertá-la, sei que a bíblia não é a única fonte Divina de comunicação mas nem por isso menos importante.

    É incorreto supervaloriza-la mas erro maior é descarta-la

  • Experiência própria, não acredito que um bolo seja bom sem prova-lo. Assim é com Deus, muita gente me dizia cimo era, mas só acreditei depois de provar e comprovar a verdade.

  • Sim porque a existência de Deus é algo lógico. Veja só o que diz o prof.:

    (Por A. Cressy Morrison, Ex-presidente da Academia de Ciências de Nova York)

    Nós ainda estamos no amanhecer da era científica, e todo o aumento da luz revela mais e mais a obra de um Criador inteligente. Nós fizemos ldescobertas estupendas; com um espírito de humildade científica e de fé fundamentada no conhecimento, estamos nos aproximando de uma consciência da existência de D'us.

    Eis algumas razões para minha fé:

    Através da lei matemática podemos provar sem erro que nosso universo foi projetado e foi executado por uma grande inteligência de engenharia.

    Suponha que você coloque dez moedas de um centavo, marcadas de um a dez, em seu bolso e lhes dê uma boa agitada.

    Agora tente pegá-las na ordem de um a dez, pegando uma moeda a cada vez que você agita o bolso.

    Matematicamente sabemos que a chance de pegar a número um é de um em dez; de pegar a um e a dois em seqüência é de um em 100; de pegar a um, dois e três em seqüência é de um em 1000 e assim por diante; sua chance de pegar todas as moedas, em seqüência, seria de um em dez bilhões.

    Pelo mesmo raciocínio, são necessárias as mesmas condições para a vida na Terra ter acontecido por acaso.

    A Terra gira em seu eixo 1000 milhas por hora no Equador; se ela girasse 100 milhas por hora, nossos dias e noites seriam dez vezes mais longos e o Sol provavelmente queimaria nossa vegetação de dia enquanto a noite longa gelaria qualquer broto que sobrevivesse.

    Novamente o Sol, fonte de nossa vida, tem uma temperatura de superfície de 10.000 graus Fahrenheit, e nossa Terra está distante o bastante para que esta “vida eterna” nos esquente só o suficiente!

    Se o Sol desse somente metade de sua radiação atual, nós congelaríamos, e se desse muito mais, nos assaria.

    A inclinação da Terra a um ângulo de 23 graus, nos dá nossas estações; se a Terra não tivesse sido inclinada assim, vapores do oceano moveriam-se norte e sul, transformando-nos em continentes de gelo.

    Se nossa lua fosse, digamos, só 50.000 milhas mais longe do que é hoje, nossas marés poderiam ser tão enormes que duas vezes por dia os continentes seriam submergidos; até mesmo as mais altas montanhas se encobririam.

    Se a crosta da Terra fosse só dez pés mais espessa, não haveria oxigênio para a vida.

    Se o oceano fosse só dez pés mais fundo o gás carbônico e o oxigênio seriam absorvidos e a vida vegetal não poderia existir.

    É perante estes e outros exemplos que NÃO HÁ UMA CHANCE em um trilhão de que a vida em nosso planeta seja um acidente. É cientificamente comprovado o que o salmista disse:

    "Os céus declaram a glória do Eterno[...]"

  • A autoridade de quem me ensina.

    ----------------------

    Sr Lanto , a Autoridade que me ensina é Nosso Senhor Jesus Cristo, que edificou Sua Igreja sobre Pedro, que confiou aos Apóstolos a pregação do Evangelho, e esta Igreja . que é de jesus , é também Apostólica, é dos Mártires, dos Santos, dos sábios padres da patrística, e da escolástica, é dos santos do amor ao Deus da misericórdia e aos irmãos; como Francisco e Clara de Assis, como Teresa de Jesus , como Juan de La Cruz, como uma multidão de paradigmas que me ensinaram no livro da minha vida , o que é ser seguidor do Crucificado e Ressurreto. Se a tua percepção de mundo e de história só contempla os maus, então não seria o caso do sr. ser definido por esta sua fixação na maldade humana? A minha, ao contrario da tua, se define pelo bem e pelos frutos deste bem. Lamento que teus olhos só enxerguem o mal , e os maus. Aliás, Cristo tem uma palavra especial para este tipo de gente : "O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado.

    Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!" ( Mt 6,22)

    Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/...

  • O bom senso.

  • Se a ciências não consegue provar, então é obra divina !

  • Cristãos usam o bom senso.

    Espiritas excluidores como você, apostam todas as fichas

    em Allan Kardec e Chico Xavier.

Sign In or Register to comment.