Como descubro a impedância de um alto falante que não possui informações técnicas impressas?
É o seguinte: Preciso descobrir a impedância de 2 alto falantes, mas na parte de trás deles não há nenhuma informação como fabricante, potência e nem impedância. tem como descobrir com um multímetro?
Comments
Medir com voltímetro não adianta. Impedância não é a mesma coisa que resistência.
É meio dificil descobrir. Eu uso o seguinte critério. Ligo um falante de impedância conhecida de 8 ohm numa saída qualquer de som, verificando o resultado sonoro.
A seguir desligo e conhecido e ligo o conhecido, sem mecher em nada. Se o som for mais alto, a impedância do desconhecido é MENOR que 8 ohm.
Com um pouco de treino, dá para saber se ele é de 2 ou 4 ohm.
Com relação à potência, julgue pelo peso e tamanho do imã, comparando com outros conhecidos.
É meio vago, mas funciona.
abs
JERO
Sim.
Você tem que medir a resistência dele, você tem que usar a escala mais baixa, o resultado e a impedância do alto falante.
Ex. se a resistência der 8 Ohm a impedância e de 8 Ohm.
Tente a escala de resistência. Eu já fiz o teste e descobri, por exemplo, que um de 4 tem uma resistência por volta de 4.5 ohms.
Mas não sei se é linear e para todos altos falantes, pois impedância e resistência são coisas diferentes.