O universo não é infinito, pois se fosse teriam infinitos corpos celeste que emitiriam ou reflectiriam a luz. Então, não teria um só lugar que olhasses no universo e não visses nada, por isso ele é finito. Apesar de ser finito ele está em constante expansão, e essa expansão ocorre à velocidade da luz, então mesmo que se pegue numa nave e se viaje à velocidade da luz para o limite do universo, ao chegar lá ele já se teria expandido todo tempo que se estava a chegar lá. Daí, parecer-nos-ia infinito.
Crê-se que o universo não tenha limites, ou seja, pode-se andar para sempre em qualquer direcção e nunca se vai encontrar o fim, a borda. Isto não significa que ele tem tamanho infinito, significa apenas que não se vai encontrar a borda.
Pense num anel: Não consegue dizer onde começa o anel, não existe um aponto de ruptura, o anel é um círculo completo sem ponta, sem início nem fim. Então dizemos que o anel é ilimitado, não tem limites, não tem borda. Mas o anel tem volume e massa finitas e facilmente mensuráveis.
Acredito que ainda seja uma grande dúvida da ciência. Já ouvi vertentes dos dois lados. Pessoalmente eu acho que tenha fim sim, mas ele pode estar a muitos anos-luz do nosso planeta.
Comments
O universo não é infinito, pois se fosse teriam infinitos corpos celeste que emitiriam ou reflectiriam a luz. Então, não teria um só lugar que olhasses no universo e não visses nada, por isso ele é finito. Apesar de ser finito ele está em constante expansão, e essa expansão ocorre à velocidade da luz, então mesmo que se pegue numa nave e se viaje à velocidade da luz para o limite do universo, ao chegar lá ele já se teria expandido todo tempo que se estava a chegar lá. Daí, parecer-nos-ia infinito.
Crê-se que o universo não tenha limites, ou seja, pode-se andar para sempre em qualquer direcção e nunca se vai encontrar o fim, a borda. Isto não significa que ele tem tamanho infinito, significa apenas que não se vai encontrar a borda.
Pense num anel: Não consegue dizer onde começa o anel, não existe um aponto de ruptura, o anel é um círculo completo sem ponta, sem início nem fim. Então dizemos que o anel é ilimitado, não tem limites, não tem borda. Mas o anel tem volume e massa finitas e facilmente mensuráveis.
infinito porém, limitado
O universo é infinito no sentido de estar em constante expansão e é impossÃvel(até onde sabemos) de se chegar nesse limite do universo.
Ele é finito mas está em espanção, ele tem uma leve curvatura mas de acordo com minha teoria no final dos tempos ele pode acabar se colidindo pois se continuarmos uma curvatura ela vai acabar criando uma esfera, então um dia ele pode acabar se colidindo
Acredito que ele não é infinito... e acredito nas duas versões do universo(plano e esférico tipo não saberia explicar como ele poderia ser plano e esférico por faltar conhecimento, mas mesmo sabendo q seria impossÃvel juntar esses dois tipos em um porém acredito msm assim... aliás achavam o msm da Mecânico quântica e relatividade mas provaram o contrario..... kkkkkkk posso estar dando informações incorretas pois não tenho muito conhecimento mas pelo pouco q sei é isso)
As pessoas confundem muito o espaço dimensional e o universo,o universo que todos os cientistas se referem é a disposição de matéria no espaço,ou seja,o universo em questão se refere até onde a matéria se encontra no espaço!muitos falam da idéia de que se o universo fosse infinito veriamos o brilho de outras galáxias distantes,essa é uma idéia errada,pois se o universo é infinito,ou seja,se a disposição de matéria no espaço fosse infinita,quanto mais distante fosse a galáxia,mais tempo a luz deste objeto levaria para chegar até nós!
E esse é uma das maiores incertezas da ciência moderna,pois o nosso limite de visão é de 13,7 bilhões de anos luz,e se existir outras galáxias mais distantes,significa que o brilho,ou a luz emitida por elas não teve tempo o suficiente para chegar até nós,e por tanto estão invisÃveis aos nossos olhos.
A resposta de sua pergunta e não!
Quando alguém fala "o universo é finito!" Quer dizer que a matéria disposta pelo espaço tem um limite de 13,7 bilhões de anos luz,ou seja,o universo é finito,ele tem fim sim!
Agora o espaço no qual a matéria se encontra esse sim é infinito,pois ele é uma dimensão espaço dimencional,ou seja,ele só tem espaço,e ele ao contrario do que muitos pensão o espaço dimencional é muito flexÃvel,ele distorce,estica,expande,etc...
Outra coisa é que mesmo a matéria,apesar de parecer que não tem nenhum espaço,ela possui muito espaço,e quando eu digo muito,é muito mesmo,por exemplo,se pegamos o prédio Enpire state,e retirados todo o espaço que ele possui,sobrar apenas um prédio de 1 ,milÃmetro de altura!não acredita? Então assistia este documentário,que mostradas descobertas mais recentes sobre a dimensão espaço dimencional!
http://www.youtube.com/watch?v=tuUMTt8IVuQ
O universo tem fim ^^ oque acontece é que ele está em expansão então quando chegarmos no "final" do universo ele já estará mais longe...se uma estrela se afasta na velocidade da luz e formos com um movel da msm velocidade tentando o alcançar iremos permanecer em estado de inercia em relação a ele...acho que é isso que ocorre...por isso preferem dizer q é infinito...
tbm dizem que a expansão é como assoprar um balão...
Falar em limites do Universo é um assunto um tanto
delicado ...
>>Isso é uma questão que ainda não tem uma resposta,
até onde sei.Agora, fala-se muito nos limites do
universo visÃvel, obsevável.Imagine só: Nós vivemos
no planeta Terra, que está dentro do sistema solar, que
está dentro da Via-Láctea, que está dentro universo,
que está dentro ... (pausa longa para pensar) ... bem, o
universo também deve estar dentro de alguma coisa.
Ou não? A verdade é que ninguém sabe.
Se ele tem fim, então ele deve estar contido em alguma
coisa, certo? Não podemos estar simplesmente
flutuando no nada! Isso não parece fazer muito sentido....
Tem de haver alguma coisa "do outro lado" de onde ele
acaba. Por outro lado, se ele não tem fim, como pode
ser infinito? Tudo tem de ter um fim, não é verdade?!
Só que isso nos leva de volta ao problema inicial ...
O universo não tem um limite estabelecido.A melhor
analogia é pensar na superfÃcie de uma esfera, que é
finita, porém não tem limites, não tem fronteiras.Os
astrônomos costumam falar do universo com uma
palavra a mais: o chamado "universo visÃvel". Esse é,
na verdade, o termo mais correto, porque ninguém sabe
o que existe além daquilo que conseguimos enxergar.
Hoje, o horizonte do universo visÃvel fica a
aproximadamente 13,5 bilhões de anos-luz de nós, que é o
ponto mais distante de onde a luz já teve tempo de
chegar até os nossos telescópios.Só que esse horizonte
está em constante expansão.
>>Forte abraço ...
Acredito que ainda seja uma grande dúvida da ciência. Já ouvi vertentes dos dois lados. Pessoalmente eu acho que tenha fim sim, mas ele pode estar a muitos anos-luz do nosso planeta.
O universo é finito.