Razão, Mãe da verdade?

Os sentidos mentem, mas a razão mente?

Update:

Creio que a razão seja universal. Quero dizer, todos os homens raciocinam igualmente.

Comments

• Pensemos:

Não parece haver RAZAO quando dizemos que quem pergunta quer saber o que indaga?

Pois é falso.

E há RAZÃO em responder para alguém que sistematicamente DEIXA PARA VOTAÇÃO?

Isto é: não quer saber ou ignora quem responde?

Há. A razão é que as perguntas alimentam o "registro akashico", vulgo google e outros podem beber nesse rio caudaloso de águas, ora claras, ora poluídas.

A razão NÃO É a mãe da Verdade. É apenas uma ferramenta de garimpagem e modelagem dela.

Verdades são respostas a modelos. NINGUÉM conhece a Verdade. Ela é restrita e relativa à nossa dimensão. Se os modelos mudam, as verdades precisam ser reconstruídas.

Vide Leis de Newton, Teoria do tempo, determinística entre outras. Todas racionais, e todas já semi-volatilizadas.

Até.

• A razão também nos engana, mas bem menos que os sentidos.

Mas se você conseguir conciliar os sentidos à razão você terá mais respostas.

Sorte aí.

• O que seria razão pra você? O que seria a verdade pra você?

Razão:

Capacidade de raciocinar, de julgar, de compreender, de conhecer; a inteligência em geral

Correção, racionalidade em raciocínio ou julgamento feitos; bom-senso; JUÍZO; DISCERNIMENTO

Funcionamento normal das faculdades intelectuais; LUCIDEZ.

Causa, motivo, explicação.

Argumento, alegação, justificação.

A lei moral; o direito, a justiça.

Informação, notícia, nova.

O pensamento lógico, discursivo, à intuição, aos sentimentos.

Conhecimento natural, àquele resultante da revelação ou da fé.

Quociente entre dois números.

Diferença entre os termos consecutivos de uma progressão aritmética.

Livro onde se lança o resumo da escrituração dos créditos e dos débitos.

À razão de: Para informar uma taxa ou porcentagem de variação (p.ex., juros).

Ao preço de: Na mesma medida ou ritmo de variação que (outra coisa).

Dar razão a alguém: Considerar ou declarar que (alguém) está certo; concordar com alguém.

Em razão de: Por motivo de estar exausto dormi.

Estar coberto de razão: Ter toda a razão.

Razão anarmônica: Numa reta, dados quatro pontos colineares A, B, C e D, chama-se razão anarmônica à razão AC/AD = BC/BD

Razão Áurea: Razão entre duas quantidades igual ao número áureo [(Ö 5-1)/2]

Razão de Estado: Argumento de justificação de medidas baseado no interesse do Estado acima de outros interesses.

Razão de Poisson: Quociente dentre as deformações lateral e longitudinal de um corpo.

Razão de semelhança ou Razão de homotetia: Entre duas figuras geométricas semelhantes, razão entre as linhas correspondentes (homólogas) na semelhança.

Razão de transferência: Medida da transferência de energia de um sistema oscilante a outro a ele acoplado.

Razão de variação: Razão entre a variação da variável dependente de uma função e a variação da variável independente.

Razão externa: Considerados três pontos colineares de uma reta A, B e C, e nessa sequência, a razão entre os segmentos AC e BC.

Razão harmônica: Razão anarmônica quando igual a -1.

Razão interna: Considerados três pontos colineares de uma reta A, B e C, e nessa sequência, a razão entre os segmentos BA e BC.

Razão inversa ou Razão recíproca: Razão entre inversos de números; razão recíproca.

Razão prática: Segundo Kant, razão ligada à determinação de uma vontade.

Razão pura: Segundo Kant, faculdade superior de conhecimento, independente da razão prática, do empirismo, da intuição etc.

Razão simples: Considerados três pontos colineares de uma reta A, B e C, e nessa sequência, razão entre os segmentos AB e BC.

Razão social: O nome registrado de firma ou empresa.

Ter razão: Ter boas razões sensatas ou motivo justo para afirmar ou fazer algo; estar correto ao falar ou pensar algo, ou ao agir de determinada maneira

Ter suas razões: Ter seus próprios motivos ou justificativas para seus atos ou ideias.

Quanto a "Verdade": Ela é a mãe de todas as dúvidas, portanto e por enquanto, ela é mãe das suas e das minhas: Eu só quero entender!

Buenas tardes.

• De qual razão estamos falando aqui??

Se for da razão humana, ou seja, aquela que irrompe da Mente Humana em função de sua preparação e refinamento intelectual e cultural, SEMPRE poderá estar ERRADA!!!

Um exemplo: foi a razão humana que considerou, POR SÉCULOS, que dois corpos de pesos diferentes lançados do alto de um precipício chegariam ao solo em tempos também diferentes...

Foi preciso um Galileu Galilei da Vida para fazer um EXPERIMENTO, e PROVAR que a razão humana estava ERRADA!!!A

E há milhares de exemplos disso, bastando ver a História da Ciência....

Mas voltemos ao exemplo dos dois pesos: quem, afinal, firmou a VERDADE das coisas???

O UNIVERSO e suas LEIS!!!!

E isso é o que se chama RAZÃO, com letras maiúsculas, e solidamente assentada no Cosmo...

Resumo: se a Razão provém do Universo, é RAZÃO; se provier do Homem, é razão aspirando ser RAZÃO...

Finalmente: sentidos podem nos enganar, daí a necessidade da REPETIÇÃO e da análise por inúmeras pessoas; isso é parte do MÉTODO CIENTÍFICO, e é imprescindível...

Isso sem falar nos INSTRUMENTOS, que ampliam nossos sentidos (um radio-telescópio, setado em captação de raios gama, mostrará algo que nossa visão não terá a menor ideia)...

Religiões não prestam por vários motivos mas abdicar de EXPERIMENTOS é um deles; CRENÇA PESSOAL não é suficiente para assentar Verdade...

• sei não,penso que sempre é bom o equilíbrio um pouco da razão e um pouco da sensibilidade para que sempre aja justiça e para que não deixemos de ser humanos.

• Faz sentido. Muito sentido.

PQ MINHAS PERGUNTAS NESSA CATEGORIA RELIGIÃO&ESPIRITUALIDADE NÃO ESTÃO SENDO POSTADAS? sÃO PERGUNTAS NORMAIS, SEM OFENSAS OU ATAQUES.

PQ ESSA COVARDIA DO MODERADOR CONTRA MINHA CONTA.

VOU ACABAR COM ESSA PALHAÇADA E EXCLUIR MINHA CONTA E PARTICIPAÇÃO NESSA PORCARIA DE ANSWERS.

NEEMIAS...COPEIRO DO REI.

Neemias...copeiro do Rei.

• Considerando que a verdade é individual, sim.

Sign In or Register to comment.