Isso procede?

Na empresa onde trabalho, os funcionários se sujeitam a lavar o banheiro. Cada um tem um dia escalado.

Se caso recuse de lavar, é advertido.

Isso procede?

Comments

  • Boas! olha Luciano, eu tb já trabalhei como prestadora de serviços em um supermercado que obrigava os funcionários a lavar o banheiro, tb assim como vc contou, com dias escalados e desde já te asseguro que isso deu uma confusão enorme...e pq? pq isso fere os direitos do trabalhador, vc nem os seus colegas foram contratados para o trabalho de auxiliar de limpeza ou coisa parecida fazer outra função que não seja aquela para a qual foi contratado é terminantemente proibido. Os funcionários desse supermecado onde eu prestei serviço denunciaram ao Ministério do Trabalho e o supermercado teve q pagar uma multa por isso e fizeram uma reunião com todos dizendo que depois disso não iam mais obrigar ninguém a lavar o banheiro mas, tb não teriam mais o banheiro lavado por um funcionário de limpeza, específico...entende? azar o dele(gerente). Quer um conselho? denuncie!!! isso é um abuso contra o funcionário, exploração...mas, não deixe os seus colegas saberem que vc o fez, faça caladinho e não comente com ninguém para não se prejudicar...nesses locais de trabalho tem é mt babão e vc pode achar que tem amigos mas, na verdade são cobras venenosas esperando uma oportunidade para te apanhar e prejudicar. Faça a denúncia junto ao Ministério do Trabalho e deixe q eles cheguem lá justamente nessa hora, em que as pessoas tem q lavar o banheiro....e..xxxxxxxxxiiiiiuuuuuuuuu, bico calado! Alguém tem q fazer alguma coisa e se vc falou isso aqui é pq tá mt revoltado. Eu tb fiquei vendo meus colegas na mesma situação que vc.

    Abraço e mt boa sorte! ahhh olha, diz qq coisa qdo a situação for resolvida tá? estarei torcendo para q isso acabe logo.

  • Eu acho que é errado. O funcionário é contratado p/ exercer uma função específica, então, a não ser que esteja no teu contrato que vc deve limpar o banheiro de vez em qdo...esse trabalho é incompatível com as suas funções e vc não pode ser advertido por deixar de fazer algo que não lhe compete.

    Os funcionários podem ganhar uma boa indenização caso entrem com uma reclamação trabalhista e provem que eram obrigados a limpar o banheiro.

  • Não...

    Consulte a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e um bom advogado, entre com uma ação coletiva contra a empresa... como provas tire fotos e filme este tipo de ação, é ganho de causa na certa.

    Você também pode denunciar a Delegacia Regional do Trabalho - DRT, mais próxima...

    Boa Sorte.

  • Acredito que o funcionário é contratado a fazer uma única função.....se a empresa esta fazendo isso é por que há alguma falha administrativa, ou então ela esta com dificuldades em custear os honorários de pessoal da faxina...

    Esta errado e por esse motivo o funcionário não deve ser obrigado a realizar tal tarefa....a não ser se estive de acordo...

    Abraço

  • Se você estiver registrdo como serviços gerais procede sim, mas se vc estiver registrado numa funçao específica, não pq ter q lavar banheiro.

    Tem q levar em conta o porte da empresa q vc trabalha. Numa empresa grande, provalvelmente isso não ocorre.

  • Reclame na justiça trabalhista que isso não tem cabimento.

  • É fácil verificar se procede ou não. Leia o contrato de trabalho e veja quais as obrigações inerentes ao cargo desempenhado. Um vendedor está numa empresa para vender produtos, atingir metas, fazer negócios e não para lavar mijo do patrão. Uma telefonista é contratada para atender o telefone, pretar informações ao público. Exigir que profissionais de outras áreas, desempenhem o papel dos auxiliares de serviços gerais é considerado como desvio de função e gera processos trabalhistas.

  • Quem quer crescer dentro de uma empresa, ñ escolhe serviço, se está descontente peça as contas e procure outro tarbalho

    Abraços

Sign In or Register to comment.