Manifestações Culturas da bahia?

Músicas, festas, tupicas, religiosidade, artesanato, teatro, agradeço desde já

Obs: quem colocar, nao sei ou coisa do tipo vou denunciar pq não é o que eu quero, então nem percam tempo escrevendo coisas do tipo,

obrigado :)

Comments

• Olá! :)

Eu sou baiana e amo muito meu estado. *-* Vamos lá:

Músicas: A Bahia tem uma grande diversidade em gêneros musicais, os quais vão do típico forró nordestino ao axé, implantado aqui por influência africana, assim como o rock, que não tem tanta repercussão, mas é muito apreciado (exemplo disso é o mestre Raul Seixas, baiano; ou, da nova geração, a Pitty.). Sem contar, é claro, a MPB, afinal, estão na Bahia grandes compositores e artistas fantásticos e verdadeiros clássicos como o Caetano Veloso, a Maria Bethânia...

Religiosidade: A Bahia é muito vista como um local onde a Umbanda e religiões voltadas para o Candomblé são praticadas. E são mesmo. A rainha do mar, por exemplo, aqui é exaltada demais. Mas além do candomblé (de infuência africana também), tem o catolicismo, que é muito intenso também, prova disso são as históricas construções com motivos católicos, como a mundialmente conhecida Igreja do Bonfim. Além disso, existem as religiões evangélicas e espírita, mas na Bahia destacam-se mais as religiões afrobrasileiras como o Candomblé.

Artesanato: Aqui são utilizadas muitas matérias primas para fazer artesanato. Eles vão de tranças a produtos complexos feitos com plantas como o coqueiro (a palha ou o coco), o sisal, o barro... enfim, depende muito da cidade, mas em geral, a Bahia tem muito firme a questão artesanal.

Arte: a arte aqui é realizada de maneira muito intensa, a começar pela música, o teatro, a dança, o rufar dos tambores... Lembra o Olodum? Pois é, influência do ritmo africano unido ao carisma e à animação do baiano.

Comidas típicas: Acarajé, vatapá, caruru, feijoada...

Temperos fortes e picantes estão sempre na mesa do baiano, como a pimenta, por exemplo.

Espero ter ajudado, grande beijo! ;)

• A Bahia é um estado fantástico, mas nem tudo é perfeito, lá tem um tal de AXÉ que é uma tremenda m&rda.

Sign In or Register to comment.