O que significa Linfonodomegalias na região pelvica?
Oi Gente estive fazendo exame de Ecografia Pelvica Transvaginal,e acusou no meu exame com ausencia de Lindofonodomegalias na região pelvica,tenho consulta marcada para mostrar para o medico,mas estou preocupada,se alguem puder me adiantar antes eu agradeço,pelo menos acalma meu nervosismo,
Obrigada.
Comments
Amiga, linfonodomegalias aparecem quando temos um processo infeccioso e/ou inflamatório e se constitui basicamente do aumento do tamanho dos gânglios linfáticos para melhorar a defesa. É o que se conhece vulgarmente por "íngua". Se no seu exame deu "ausência" de linfonodomegalias, significa que você não tem processo infeccioso e/ou inflamatório na região pélvica, o que é ótimo. Boa sorte.
Linfonodomegalia
O aumento de um ou mais linfonodos é um achado
extremamente comum na prática clínica. Como regra geral,
considera-se um linfonodo aumentado quando maior
do que um centímetro. Na maior parte das vezes, representa
uma resposta adaptativa normal a um estímulo
imunológico. No entanto, também pode significar uma
doença inflamatória ou neoplásica grave.
De fato, a grande maioria dos pacientes com queixa
de linfonodomegalia não apresenta uma doença grave
subjacente.
O desafio na avaliação diagnóstica é diferenciar de
forma eficiente os poucos pacientes com doença grave dos
muitos pacientes com doença leve e autolimitada.
Traduzindo: é o aumento dos gânglios linfáticos (linfonodos) que são órgãos de defesa do organismo. Quando aumentados podem indicar doença inflamatória ou câncer.
Como no seu caso foi indicado ausência de linfonodomegalias, isso quer dizer que está tudo bem.
Nesse link da fonte, há um texto bem detalhado que explica bem o que é. Consulte.
Abraços