Porque Jesus chamou de "Novo Mandamento de Amor" à outros, se este mandamento já existia?

Na noite antes de sua morte, Jesus disse a seus discípulos mais achegados: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” (João 13:34, 35) ‘Amar uns aos outros’ — por que isso é “um novo mandamento”? A Lei mosaica já determinava: “Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.” (Levítico 19:18)

Comments

  • É que o novo mandamento, exige um amor ainda mais intenso, um amor que nos motiva a dar a vida por outros. O próprio Jesus deixou isso claro ao dizer: “Este é o meu mandamento, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, que alguém entregue a sua alma a favor de seus amigos.” (João 15:12, 13) Na verdade, o novo mandamento diz: “Ame aos outros não como a si mesmo, porém, mais do que a si mesmo.” Por meio de sua vida e de sua morte Jesus demonstrou o que esse amor realmente significa. Por que é importante que obedeçamos ao novo mandamento? Lembre-se de que Jesus disse: “Por meio disso [amor abnegado] saberão todos que sois meus discípulos.” Sim, o amor abnegado nos identifica como cristãos verdadeiros. Podemos comparar esse amor a um crachá. Ao assistirem a seus congressos todo ano, as Testemunhas de Jeová usam crachás. Eles servem como identificação, informando o nome e a congregação da pessoa. O amor abnegado uns pelos outros é o “crachá” que identifica os cristãos verdadeiros. Em outras palavras, esse amor deve ser tão evidente a ponto de servir como uma identificação, um crachá, indicando aos que nos observam que realmente somos verdadeiros seguidores de Cristo. Cada um de nós deve se perguntar: ‘Será que o meu “crachá”, o amor abnegado, é bem evidente em minha vida?’

    O que está envolvido no amor abnegado?

    Como seguidores de Jesus, precisamos amar uns aos outros assim como ele nos amou. Isso envolve estarmos dispostos a fazer sacrifícios por nossos irmãos cristãos. Até que ponto devemos estar dispostos a fazer isso? A Bíblia nos diz: “Por meio disso chegamos a conhecer o amor, porque esse entregou a sua alma por nós; e nós temos a obrigação de entregar as nossas almas pelos nossos irmãos.” (1 João 3:16) Assim como Jesus, devemos estar dispostos a morrer uns pelos outros se necessário. Em época de perseguição, preferimos sacrificar nossa própria vida a trair nossos irmãos espirituais e colocar sua vida em risco. Em países divididos por causa de diferenças raciais ou étnicas, arriscamos a nossa própria vida para proteger os irmãos, não importa sua raça ou etnia. Quando nações entram em guerra, preferimos ser presos e até morrer a guerrear contra nossos irmãos — ou qualquer outra pessoa. — João 17:14, 16; 1 João 3:10-12.

    Estarmos dispostos a dar a vida pelos nossos irmãos não é a única maneira de mostrar amor abnegado. Afinal, poucos de nós talvez tenhamos de chegar a esse ponto. Mas, se amamos nossos irmãos a ponto de dar a vida por eles, não deveríamos estar dispostos a fazer pequenos sacrifícios, nos esforçando a ajudá-los já agora? Sermos abnegados significa abrir mão de vantagens pessoais ou confortos em benefício de outros. Colocamos os interesses e o bem-estar deles à frente dos nossos, mesmo que isso não seja o melhor para nós. (1 Coríntios 10:24)

  • Lv 19 fala para amar o próximo como a si mesmo. E Jesus reconheceu a importância deste quando questionado a respeito. Mas a novidade é a parte do "como eu vos amei". Ele deu a vida por nós. Não digo que ele simplesmente dedicou sua morte, mas sua vida inteira foi dedicada a manifestar a graça de Deus, culminando com a entrega da própria vida.

    "Amar uns aos outros como Jesus nos amou" significa preferir servir a ser servido (lembram-se de Jesus lavando os pés dos discípulos?), não dar preferência a qualquer pessoa independentemente de status, envolver-se com os rejeitados e manifestar amor àqueles que ninguém oferece compaixão.

    A lei mosaica, embora contenha esses princípios de forma bem sutil, trata mais da limitação dos atos do que dos princípios espirituais por trás (no bom sentido)

  • Ele era novo no enfoque dado por Jesus pois os judeus só amavam as pessoas do próprio povo deles

  • Jesus veio renovar,ou transformar outro versículo diz q Jesus não veio pra abolir a lei,na época de Jesus Era coisa nova o amor entre pessoas pelo menus naquele lugar,um sinal disso é q ele próprio foi crucificado na crús,Israel foi escolhido por Deus justamente por ser um povo rebelde a tal ponto,a desencadear a ira de Deus,matavam os cristãos os profetas,serviam a deuses estranhos,e um mandamento de amor nessa época é coisa nova...

  • Jesus está confirmando e afirmando a importância do amor entre as pessoas.

  • Porque Jesus é o cara, e tudo que ele faz é novo! ele é a maior celebridade do mundo!

    Justo

    Eterno

    Santo

    Unico

    Salvador

  • beijos gato

Sign In or Register to comment.