Porque Jesus chamou de "Novo Mandamento de Amor" à outros, se este mandamento já existia?
Na noite antes de sua morte, Jesus disse a seus discípulos mais achegados: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” (João 13:34, 35) ‘Amar uns aos outros’ — por que isso é “um novo mandamento”? A Lei mosaica já determinava: “Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.” (Levítico 19:18)
Comments
É que o novo mandamento, exige um amor ainda mais intenso, um amor que nos motiva a dar a vida por outros. O próprio Jesus deixou isso claro ao dizer: “Este é o meu mandamento, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, que alguém entregue a sua alma a favor de seus amigos.” (João 15:12, 13) Na verdade, o novo mandamento diz: “Ame aos outros não como a si mesmo, porém, mais do que a si mesmo.” Por meio de sua vida e de sua morte Jesus demonstrou o que esse amor realmente significa. Por que é importante que obedeçamos ao novo mandamento? Lembre-se de que Jesus disse: “Por meio disso [amor abnegado] saberão todos que sois meus discípulos.” Sim, o amor abnegado nos identifica como cristãos verdadeiros. Podemos comparar esse amor a um crachá. Ao assistirem a seus congressos todo ano, as Testemunhas de Jeová usam crachás. Eles servem como identificação, informando o nome e a congregação da pessoa. O amor abnegado uns pelos outros é o “crachá” que identifica os cristãos verdadeiros. Em outras palavras, esse amor deve ser tão evidente a ponto de servir como uma identificação, um crachá, indicando aos que nos observam que realmente somos verdadeiros seguidores de Cristo. Cada um de nós deve se perguntar: ‘Será que o meu “crachá”, o amor abnegado, é bem evidente em minha vida?’
O que está envolvido no amor abnegado?
Como seguidores de Jesus, precisamos amar uns aos outros assim como ele nos amou. Isso envolve estarmos dispostos a fazer sacrifícios por nossos irmãos cristãos. Até que ponto devemos estar dispostos a fazer isso? A Bíblia nos diz: “Por meio disso chegamos a conhecer o amor, porque esse entregou a sua alma por nós; e nós temos a obrigação de entregar as nossas almas pelos nossos irmãos.” (1 João 3:16) Assim como Jesus, devemos estar dispostos a morrer uns pelos outros se necessário. Em época de perseguição, preferimos sacrificar nossa própria vida a trair nossos irmãos espirituais e colocar sua vida em risco. Em países divididos por causa de diferenças raciais ou étnicas, arriscamos a nossa própria vida para proteger os irmãos, não importa sua raça ou etnia. Quando nações entram em guerra, preferimos ser presos e até morrer a guerrear contra nossos irmãos — ou qualquer outra pessoa. — João 17:14, 16; 1 João 3:10-12.
Estarmos dispostos a dar a vida pelos nossos irmãos não é a única maneira de mostrar amor abnegado. Afinal, poucos de nós talvez tenhamos de chegar a esse ponto. Mas, se amamos nossos irmãos a ponto de dar a vida por eles, não deveríamos estar dispostos a fazer pequenos sacrifícios, nos esforçando a ajudá-los já agora? Sermos abnegados significa abrir mão de vantagens pessoais ou confortos em benefício de outros. Colocamos os interesses e o bem-estar deles à frente dos nossos, mesmo que isso não seja o melhor para nós. (1 Coríntios 10:24)
Lv 19 fala para amar o próximo como a si mesmo. E Jesus reconheceu a importância deste quando questionado a respeito. Mas a novidade é a parte do "como eu vos amei". Ele deu a vida por nós. Não digo que ele simplesmente dedicou sua morte, mas sua vida inteira foi dedicada a manifestar a graça de Deus, culminando com a entrega da própria vida.
"Amar uns aos outros como Jesus nos amou" significa preferir servir a ser servido (lembram-se de Jesus lavando os pés dos discÃpulos?), não dar preferência a qualquer pessoa independentemente de status, envolver-se com os rejeitados e manifestar amor à queles que ninguém oferece compaixão.
A lei mosaica, embora contenha esses princÃpios de forma bem sutil, trata mais da limitação dos atos do que dos princÃpios espirituais por trás (no bom sentido)
Ele era novo no enfoque dado por Jesus pois os judeus só amavam as pessoas do próprio povo deles
Jesus veio renovar,ou transformar outro versÃculo diz q Jesus não veio pra abolir a lei,na época de Jesus Era coisa nova o amor entre pessoas pelo menus naquele lugar,um sinal disso é q ele próprio foi crucificado na crús,Israel foi escolhido por Deus justamente por ser um povo rebelde a tal ponto,a desencadear a ira de Deus,matavam os cristãos os profetas,serviam a deuses estranhos,e um mandamento de amor nessa época é coisa nova...
Jesus está confirmando e afirmando a importância do amor entre as pessoas.
Porque Jesus é o cara, e tudo que ele faz é novo! ele é a maior celebridade do mundo!
Justo
Eterno
Santo
Unico
Salvador
beijos gato
http://1.bp.blogspot.com/_z8UZziR11KA/TPms2DMaliI/...