Posso eu aprender á programar sem estudar Algoritmos, Lógica de Programação e Estrutura de Dados ?

Se tiver alguem ae que seja mestre na programação e que aprendeu tudo sem passar por essas etapas (descritas na pergunta), justifique a sua resposta.

E se tiver alguem que responda negativamente, me explique qual a real necessidade de estudar isso.

E uma ultima coisa : Algoritmos e estruturas de dados estão dentro de Logica de Programação ?

Mais uma coisa : Se for necessario aprender estes assuntos, posso pular algum Como Algoritmos ? Ou a resposta é definitivamente negativa, ou seja, PRECISO estudar tudo isso pra ser um bom programador . . .

Comments

• VAI TER QUE APRENDER, SIM.

VOCÊ MESMO JÁ RESPONDEU SUA PERGUNTA.

SENÃO VOCÊ ESTARÁ PROGRAMANDO ALGO E ALGUÉM PERGUNTA O QUE ESTÁ FAZENDO E A RESPOSTA SERIA SÓ VOU SABER DEPOIS QUE TERMINAR E INCLUSIVE PARA QUE SERVE.

MUITA PAZ!

• Prezado,

Você irá preciso estudar tudo isso até para ser um programador básico. Para ser um bom programador, precisará estudar muito mais.

Sem algoritmos, você não terá a capacidade de transcrever os passos necessários para que o seu programa cumpra a tarefa.

Sem Lógica de programação, o seu programa terá o dobro do tamanho necessário para conseguir resolver os problemas lógicos sem inferências.

Por fim, a estrutura de dados é a base não apenas para programas que utilizam bancos de dados, mas para o processamento de qualquer informação. A informação precisa estar estruturada em formato correto.

Não tem como fugir.

A grande vantagem é que, estudando tudo isso, você consegue programar em qualquer linguagem (C, Delphi, Cobol, .NET, qualquer coisa), com muita facilidade.

Porquê? Porque você terá todo o embasamento necessário. Só precisará pegar um manualzinho com as características específicas da linguagem escolhida para transcrever o seu algoritmo.

• Tem aqui um material com o qual podes fazer isso ---> http://ow.ly/RrB3U

• É chato, eu sei, comigo tbm foi assim no inicio...mas vc

tem certeza que vc quer msm ser programador ou DBA?

Td tem haver com td, ate se vc resolver estudar ADM de Redes vc tem q estudar e principalmente entender a 'tal da logia'.

"Nao basta só querer ganhar bem, tem que saber!"

DICA: Tenta um estagio, vai te ajudar pra caramba!

Sucesso na sua carreira, seja ela qual for

• Estudar = Vazio

Se Estudar == Vazio

Você será digitador de código

Senão

Você comandará um digitador de código

Fim do Se

• Você saberia separar sílabas se não soubesse escrever a palavra?

Relativo né? ou não?

Bem, vou descrever o básico:

estou no 3º ano de faculdade, e como toda facu de informática ( sistemas de informação, engenharia, ciencias da computação ) começamos por algoritmos. E digo para você de 50 pessoas que começaram, restaram 15 agora para o 3º ano... dessas 15, 3 pegaram DP de java, e 2 pegaram DP de C ( estrutura de dados). Agora lhe digo o porquê: o Primeiro ano.. como é algoritmo e todo mundo ta pensando no futuro.. ah.. queremos aprender java.. java da dinheiro.. java isso.. e aquilo... sai fora vou ficar aprendendo essa ***** de algoritmo... lógica... pra que isso, vamos logo fazer um HelloWorld e bota o programa pra funcionar...

O restante dos 50 ficaram pelo caminho.. os 5 q pego DP (de 15) tb não levo a sério algoritmo e logica, ou seja, vc conclui que

QUEM NÃO APRENDEU, QUEM NÃO SABE, QUEM NÃO GOSTA de algoritmo... NUNCA VAI SABER PROGRAMAR.

Saber programar não é aprender uma linguagem.... a linguagem vc aprende em dois dias... em uma semana ja vira "programador"... agora é entre aspas mesmo! Porque você não faz um sistema gerenciador de controle aéreo sabendo programar java.. c... php sei lá... vc resolve o problema sabendo pensar... sabendo organizar o que vc ta pensando... senão vc não sai do lugar... se vc não sabe vai parar e pensar.. essa linguagem de programação não presta... na real quem não presta é... " ... ".

• Programar baseia-se em encontrar soluções lógicas e matemáticas com uma interface para o usuário utilizar e manipular informações. Sendo assim, é indispensável o estudo das matérias citadas. Contudo, o estudo dos mesmos não é totalmente necessário, apesar de com o tempo você aprender sobre o assunto, e digo isso por experiência própria.

Comecei a programar com 12 anos, e não estudei estas matérias. Felizmente, durante minha experiência como programador, eu aprendi sobre lógica e algoritmos rapidamente. Ainda estou aprendendo sobre Estrutura de Dados (Usando o conceito de planilhas do Excel) no VBA.

Não me considero um programador excepcional, mas creio que sou um bom programador. Tenha em mente que você não é um bom programador pelo que sabe, mas sim pelo que faz. O fundamento da programação é encontrar soluções, e isso inclui encontrar métodos para realizar uma função.

Não recomendo, de forma alguma, começar na programação sem uma noção básica de, ao menos, lógica. Ainda assim, dedique-se a estudar um pouco.

Recomendo começar com linguagens simples para treinar sua habilidade de programação e desenvolver seu conceito de lógica e algoritmos. Recomendo o GML (Utilizado no programa Game Maker), RGSS (Do programa RPG Maker XP) e o VBA (Utilizado no Office). São linguagens simples

"A prática leva a perfeição!"

Espero ter ajudado!

• Ñ é fundamental q vc estude estas matérias, p/ aprednder a programar. Porém, elas facilitam um bocado o seu aprendizado.

• Não ,vc. não precisa estudar não. Matéria facilima.

Sign In or Register to comment.