cão de compania?

qual raça de cão de compania de pequeno porte e que seja doceu e muito educado q ñ fasa bagunça vc me recomenda

Comments

  • Lhasa Apso ou Shih Tzu.

    Lhasa Apso: chega a parecer esnobe. Ele escolhe um dono e a ele se dedica e dá privilégios, em relação as outras pessoas se mantêm reservado com desconhecidos e escolhe quem vai ser seu amigo. É cão de alerta, só late para avisar algum acontecimento/chegada. Gosta de ter seu tempo e seu espaço, gosta de ser respeitado assim como respeita, não pede por brincadeiras ou passeios, principalmente depois de adulto, não precisando de muito exercício, pode passar horas sozinho sem fazer bagunça, etc.....é um cão bem independente mas claro, vai querer que pelo menos seu escolhido lhe dê atenção, mas não é ciumento ou grudento. Tem uma pelagem mais áspera, facilitando o aparecimento de nós e dificultando na hora de desfazê-los.

    Shih Tzu: é cão de companhia por excelência. Ele adora pessoas, todas elas, inclusive sendo o mais recomendado para fazer companhia a crianças dentre os de pequeno porte por ser muito paciente, e se dá muito bem com outros animais também, seja gato, cão....adora brincar e passear porém não aguenta muita atividade por ser braquicefálico, fazendo com que não precise de muito exercício, uns 10 minutinhos fazendo ele correr atrás de um brinquedo, ou algumas corridinhas em torno dos móveis e ele fica bem, adora carinho, adora colo, aliás é conhecido como o peludo bom de colo, exatamente por poder carregar ele pra lá e pra cá, ou apenas ficar fazendo chamêgos sem que ele se debata ou outras coisas que os cãezinhos costumam fazer acabando com a graça dessa hora. Pode ficar sozinho por mais tempo que outras raças e menos que o Lhasa, porém não aceita ser trancado isolado tendo alguém em casa, não é ciumento também, sabe a hora de brincar (eventualmente pede por brincadeiras durante o dia, mas se não atendido aceita) e a hora de ficar quietinho. Tem uma pelagem muito macia e sedosa que o torna ainda mais irresístivel, parecem bebês, ursinhos de pelúcia. Não costumam latir, porém alguns adotam o comportamento de alerta do seu parente Lhasa. Segue as pessoas por onde essas forem, dificilmente preferindo deitar em outro cantinho que não seja perto do pé de alguém, escolhe um dono, mas quase não dá pra identificá-lo exatamente pela sua 'diplomacia' e simpatia para com todos. Sua felicidade está em apenas ficar perto de alguém, esperando calmamente que lhe dêem atenção e carinhos eventualmente durante o dia.

    Ambas as raças não tem comportamento destrutivo! Eles podem querer fazer alguma coisa quando filhotes, mas tomando um cuidado inicial eles não aprendem a estragar nada, a minha Shih está com 7 meses e só estragou uns 2 batons e escovas por birra(por mantê-la trancada sozinha no meu quarto por muito tempo) mas sapato, móveis essas coisas, ela nunca foi tentada e ainda assim eu não deixei sapato dando sopa quando ela chegou e ainda não tinha brinquedinhos.

    Devem ser acostumados desde pequenos a ficarem sozinhos e são inteligentes, porém é mais pra coisas do dia-a-dia e para o que lhes interessam, agora pra aprender a comandos do tipo 'senta', 'fica'...eles são difíceis =) Também podem se 'fingir de surdos' quando acharem mais interessante, mas é difícil já que na verdade adoram agradar, porém como todo cão, eles devem saber que você é o líder alpha, senão podem não querer obedecer mesmo(qualquer raça faz isso, principalmente as mais inteligentes e/ou dominantes, no caso o Shih tem tendência a dominar seu dono se utilizando de sua fofura conseguindo tudo o que quer facilmente.) Ambos também possuem pelagem longa, pra quem realmente gosta de passar um tempo agradável com seu animal é uma delícia ficar cuidando ^^ Aliás eles devem ser apresentados as escovações bem cedo, pra se acostumarem, não ficam soltando pêlos, principalmente se bem cuidados e saudáveis, mas qualquer coisa sempre existe a tosa ^^ No corte bebê eles ficam lindos e fofos.

    Outras raças costumam ter as desvantagens de latirem, serem muito grudentas, ciumentas, muito ativas, bagunceiras, pirracentas =/ Dificilmente alguém consegue estragar o bom comportamento de um Lhasa ou Shih Tzu típico com uma criação ruim.

    Veja fotos:

    Lhasa Apso:

    http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=lhas... (alguns que aparecem são Shihs)

    Shih Tzu:

    http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&...

    ^^

  • Lhasa Apso ou Shih Tsu. São muito fofos, dóceis e educados.

  • Oi e melhor vc ter um gato sem ofender mais um cão faz isso sempre sem importar a raça ....pesquisa mais ainda antes de ter um cachorro....mais se vc já sabe que quer ter um eu tenho uma Golden Retriver eu sei que e de porte grande mais e um doce de raça ....são o companheiro ideal!!!

  • Primeiramente:Praticamente todos os cães em seu estagio de vida "crianças" fazem um pouco de bagunça, comem chinelos etc..., o que pode ser feito para que ele não acostume a comer e sempre que ele fizer vc chingalo para que ele entende que se ele fazer vc o chingará.

    Tenho um SCHNAUZER miniatura e acho ele muito docil.

    Suas múltiplas qualidades (é forte, vigilante, muito robusto, rude, dinâmico, fiel, inteligentíssimo) fazem dele um cão particularmente apto para a guarda e a defesa pessoal e também para a companhia; graças a seu caráter jovial e graciosa fisionomia, caracterizada pelo pêlo do focinho, que ao alongar-se , forma "bigodes" e sobrancelhas muito longas.

    Agora e so vc ver se cha ele bonito e quem saber adiquerir um tenho certeza que vc ira gostar dele

    Bjos e boa sorte em sua busca.

  • Todo filhote faz bagunça, não tem jeito. Eu tenho um Shih-tzu ele é um companheirão, doce, educado, manhoso, mas quando quer brincar faz uma bagunça daquelas. Tem dias que o corredor de casa tá cheio de coisas que ele sai arrastando.

  • eu acho q o shitzu é uma raça doce demais...ama seu dono, mas é bagunceiro, mas não chega a comer móveis , não....eles são bastante manhosos e adoram um colinho, carinho, manha e muita manha mesmo. Mas se vc quer um bem pastelzinho eu acho q o maltês é mais banana q o shitzu, pq o shitzu é brincalhão.

  • Em todos estes anos que tenho cães (de várias raças) o melhor filhote é um vira-lata abandonado que adotei...

    O amor e dedicação que ele tem por mim, não se compara a nenhuma raça.

    Bjs

    P.S. Se quiser, lhe envio os e-mails das protetoras.

  • Todo cão é uma boa companhia, só basta você trata-lo com respeito e ele será um ótimo amigo

  • Filhote se for muito calmo é porque está doente heeheh... então, quando filhote todos dão um pouquinho de trabalho... mas é recompensador.

    Eu tive um cocker spaniel, era extremamente bagunceiro.

    Agora tenho um west highland white terrier (o cachorrinho do IG) e ele é extremamente inteligente, é comportado, não late dentro de casa, depois dos 4 meses soh fez xixi e cocô na grama, e é muito carinhoso.

    É realmente um ótimo cão.

    Espero ter ajudado e boa sorte com seu filhote!

  • Existe várias raças, mas todo filhote vai trazer problemas (estragar coisas, comer sapatos, etc), por isso vc terá q ter muita paciência... Ou se preferir adote um cão. Há muitos animais abandonados pelos donos precisando de um lar e carinho, pense nisto! Bjos Jú

Sign In or Register to comment.