Meus amigos protestantes, entendam o que significa as imagens para nós católicos.?

A Biblia proibe fazer imagens de deuses para adorá-los, então me responda o que significa essas passagens, onde Deus mandou fazer imagens???

Porque a probibição que temos em Exogo 20 ou em outro livro da Biblia é referência a idolatria em acreditar que Deus é aquela imagem, mas Deus não proibiu fazer imagens para ornamento ("Ex 25, 8-22" Deus mandou fazer imagens de anjos na Arca onde Ele falaria com o povo, "1 Re 6" Salomão enfeitou o Templo, casa de Deus com imagens), ou lembrar de uma situação de pecado e se arrepender ("Num 21, 7-9" Deus mandou Moisés fazer a imagem da serpente de bronze para o povo se arrepender dos pecados), e para nós católicos, as imagens dos santos nos lembram um exemplo de vida em servir a Deus e deve nos motivar a seguir o exemplo de determinado santo e dar o nosso melhor pra Deus, e não acreditar que o santo é Deus, só Deus criador deve ser adorado, aos santos e a Maria apenas veneramos, respeitamos, temos amor.

Nós não adoramos imagens.

Comments

  • caro rodrigo:

    também já tentei dizer isso e é como "malhar em ferro frio".

    alguns deles,começam a perceber,no entanto, continuarão sempre a existir os teimosos rebarbativos que sempre insistirão nesse ponto.

    seja como for, a sua colocação está óptima e espero que tenha mais sucesso que os restantes de nós.

    abraço

  • Não Rodrigo, eles não entendem, não querem entender e têm raiva de quem entende.

    Pq se entendessem, de que viveriam?

    O que atacariam?

    Como iriam faturar?

    Como iriam arrumar eleitores de deputados sanguessugas?

    Como iriam financiar Haras em Miami pros chefes deles?

    Há coisas Rodirgo qu e´emelhor não querer entender, por pura inconveniência.

    Mas as vezes é por pura ignorância mesmo.

  • N lembro de Deus ter mandado fazer os anjos e mandar o povo adorá-los. Qt a Salomão, Deus ordenou que se fizesse como ornamento e representação algumas figuras, mas não para adoração ou culto, e nem para olhar para elas e homenagear ou admirar seus feitos poderosos. Trata-se de figuras de ornamento artístico e não objetos de culto ou adoração. O motivo para a fabricação da serpente de bronze foi o incidente no qual os israelitas se queixaram diante de Moisés do tratamento imposto por Deus. O povo de Israel, evidentemente, sem se importar muito diante das suas anteriores tragédias, queixou-se de que es tava recebendo uma alimentação inadequada. E Deus os castigou com as serpentes venenosas, que já haviam matado a muitos israelitas. Quando o povo se arrependeu, Deus ordenou a Moisés fazer uma serpente de bronze. Aos israelitas foi prometido: todo aquele que tivesse sido picado por uma serpente e contemplasse a serpente de bronze, movido pela fé, seria cura­do da picada da serpente e não morreria. Isso não é culto a serpente, nem veneração e nem adoração, e evidentemente Deus jamais admiti­ria. Prova disso foi que, posteriormente, indivíduos idólatras e supersticiosos entre os israelitas começaram a adorar a serpente de bronze, quando, nos dias do rei Ezequias, essa figura de bronze foi destruída, por haver-se tornado um objeto idólatra (II Rs 18.4). Ezequias a chamou de Neustã (pedaço de bronze), dando a entender que a tal serpente era metal e nada mais. Assim, por trás do ensinamento romanista de que, “a honra devolvida nas santas imagens é uma veneração respeitosa”, está a intenção de se ver protegido, guardado, ou que o santo representado na imagem venha interceder pelo pedinte, e isso é pecado de idolatria, e de feitiçaria, pois o espírito do morto não deve ser invocado pelos vivos (1 Tm 2.5; Is 8.19).

    E isso está na Bíblia, n estou inventando.

  • aos santos e a Maria apenas veneramos, respeitamos, temos amor.

    VENERAR, TER AMOR...não é bem parecido com o adorar...também diz na bíblia que a DEUS pertence toda a honra e toda a glória e ELE não as dá para mais ninguém....

    e se quer um exemplo de vida ou inspiração....nada melhor que a Biblia que é a palavra de DEUS...es se vc não consegue entende-la ore a DEUS...e ELE te dará entendimento....

  • desculpe não sou contra o catolicismo ,e não sou protestante,nem sigo religião alguma só a Deus e a cristo!pesquise sobre os papas ea corrupção na idade media, onde os papas vendiam titulos que livravam do purgatório por uma determinada soma em dinheiro, e títulos de "santo' eram vendidos por quantias altíssimas a condes membros da nobresa,que vinham a ser padres bispos, etc.ja que o poder desta época estava na igreja, quase todos grandes corruptos ,cuidado vc pode estar acendendo velas para um santinho do collor,acm ou maluf da idade media

  • Rodrigo...Eu tenho vários e va´rios santos (sou colecionador). Sou devoto de São Francisco de Assis e isso é muito reconfortante. Uma imagem inspira e "ilustra" a oração...melhor do que rezar olhando pras paredes.

    Mas, existem casos de veneração de imagens, de fato. Sou contra alguns que têm que tocar, olhar e orar para "determinada imagem , em particular", pois a têm como milagrosa. Por ex. : Se eu sou devoto de S.Fo. de Assis, eu rezo me inspirando em qualquer imagem dele, e não para uma imagem em particulat, achando-a milagrosa.

    Tem gente que quer tocar numa determinada imagem, pois acha que aquela imagem é milagrosda, se esquecendo que o único caminho entre Deus e nós é Jesus Cristo.

    Mas, os Santos são exemplos de vida, de caridade e de abnegação, para com os pobres e enfermos, tendo vida ilibada e caráter ìntegro, como foi o caso de Frei Galvão e o Papa João Paulo II, que já vão virar santos.

  • É isso aí Rodrigo, tava faltando alguém para falar isso!

    O significado das imagens para nós católicos é uma representação, não a vemos como cada imagem é um Deus, e sim como um Deus único, assim com os Santos. É uma representação assim como a bíblia é uma representação da palavra de Deus. Agora só uma perguntinha: se para os evangélicos imagens não significam nada...então poderiam andar com uma imagem do capeta de baixo do braço o dia inteiro? Não faria mal algum não é mesmo, já que imagens não significam nada pra eles!

    É, têm gente aí falando que Padre vendia lugar no céu na IDADE MÉDIA, o pior são pastores políticos da minha cidade, há dois anos atrás, fazendo a mesma coisa, e ainda teve muita gente comprando...é brincadeira né?

    Um abraço...

  • IMAGENS SAO IMAGENS E SERAO SEMPRE IMAGENS OQUE IMPORTA É OQEU TRANSMITEM

  • Só DEUS é SANTO digno de adoração e veneração. Só DEUS é o JUÍZ por isso não te julgo nem censuro por pensar dessa forma porque eu mesmo já pensei "é apenas uma lembramba, um exemplo a seguir, só isso", mas isto é o que a católica-romana quer que as pessoas aleguem.

    Leias: Jeremias C2V27e28, C10 e Apocalípse C21V8. Entre tantas outras passagens mostrando que a idolatria é um desrespeito ao SENHOR além de ser o princípio e a causa de muitos, senão de todos, os males que aflingem a humanidade.

    Obrigado pela atenção.

  • muito bem garoto, suas palavras estão bem colocadas.

    mas não adiantará, protestante tem cabeça dura, eles não aceitarão.

    Eu não acho absurdo que os santos possam interceder por nós junto a Jesus, pois eles estão mais próximos de Deus do que nós. Para os judeus, as palavras de Jesus eram absurdas pois muitas delas iam contra os costumes do povo, porém sabemos que Jesus disse a verdade, mais para eles Jesus é algo absurdo.

Sign In or Register to comment.