Será que o voto pode realmente mudar a política no Brasil?

Antes de um candidato ser lançado a um cargo político ele é antes selecionado por um partido político. Esse partido político ajuda esse candidato a receber mais votos, usando elementos de mídia.

Quais são os critérios de seleção desse candidato? Será que esse partido político se importa em busca pessoas "limpas"?

Se esse candidato for eleito ele pode eventualmente desviar dinheiro para o partido, influenciar em interesses do partido e etc.

Podemos observar muitas vezes candidatos envolvidos em corrupção no qual são afastados dos partidos e logo em seguida são reintegrados ao mesmo ou a outros partidos.(Por exemplo o Delúbio do PT)

Logo podemos concluir que ao menos a maioria dos partidos estão interessados em candidatos que possam defender seus interesses.

Então do que adianta votar sendo que esse candidatos já estão de rabo preso com os partidos antes mesmo de serem eleitos?

Imagino que a solução para esse dilema seria a implantação de multa, privação de alguns direitos.

Por exemplo caso um candidatos roubasse 5 milhões, o partido desse candidato receberia uma multa talvez baseada em uma porcentagem do dinheiro roubado.

E quais seriam as consequências da implantação dessa multa aos partidos com membros corruptos?

Candidatos envolvidos em corrupção não retornariam ao partido e provavelmente não ingressariam em outro, ou seja se um candidato se envolver com corrupção isso acarretaria praticamente no fim de sua vida política.

Com isso os partidos mudariam seus critérios de seleção de candidatos, visando candidatos com uma boa escolaridade, sem problemas com a justiça.

Isso iria derrubar a corrupção no Brasil, mas há um problema ... quem seria o deputado a tentar implantar essa medida???

É mais que obvio que ninguém no governo se interessaria em implantar uma lei como essa. Essa idéia teria quer ser levantada pela população, na qual deveria pressionar ao máximo o governo a tomar essa medida.

Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito desse assunto e caso se interessem repassem essa idéia.

Update:

lugarnenhum666 - Mas de que forma votar nulo ajudaria a diminuir a corrupção? Eu não voto, tenho 16, esse ano eu poderia votar mas não tenho candidato para votar e provavelmente em próximas eleições para varias vagas não terei muita escolha e vou votar nulo, mas eu não sei como o voto nulo pode ajudar.

Update 3:

Parabéns José você ajudando muito a reduzir a criminalidade no seu país !

Comments

  • Todo sistema representativo está fadado a erros como este que você citou e defendeu uma forma de TENTAR corrigi-lo.

    Ninguém melhor do que eu (você) para representar meus (seus) interesses.

    Tecle 00 CONFIRMA

    Vote Nulo!

  • Pode mudar a realidade sim, pois ele é o primeiro passo para que essa mudança que todos querem, possa ser efetuada. Basta apenas escolher bem o candidato, ver quais são as suas propostas, o seu passado (história de vida, vivência), para depois poder votar.

    Se tu votares nulo como dissestes ali, vais estar apenas estar contribuindo para que a mesma situação continue. Vai ver que é por isso que perguntaste isso...

  • ESTAMOS VOTANDO À 20 ANOS NESTA PSEUDO DEMOCRACIA...O QUE MUDOU?

    ENQUENTO ESSE POVO DE BOST@ VOTAR EM TIRIRICA, ROMARIO, BEBETO, ROBERTO DINAMITE, FRANK AGUIAR, AGNALDO TIMOTEO, LULA, SERRA, AECIO, ALCKMIM, MALUF, CLODOVIL, PERILLO, DEMOSTENES, QUEIRÓZ, COLLOR, SARNEY, BARBALHO, AMAZONINO,ARTHUR NETO, ACM, ACM NETO, FHC, DILMA...UFAAAAAA....FALTAM O RESTO QUE EU NÃO SEI O NOME DESTES DEMONIOS EM FORMA DE PESSOAS, ESSE PAÍS SERÁ UM PAÍS RICO, DE POVO POBRE.

  • o governo nao esta nem ai pra ficha limpa e afims eles so pensam no lucro deles e da sua gangue e a grande massa populacional alienada continua votando pq acha q ta bom

  • Os partidos so querem ter mas gemte representados eles pra min o voto nao deveria ser obrigatorio pq tem muita gemte que vota so pq e obrigado e vota em qual quer um que veja pela frente

  • Voto consciente, claro que sim.

    Agora na nossa realidade, onde tu vê pessoas votando em troca de algo, fica difícil.

  • A melhor coisa e mais confortável é abadonar a ideia de cidadania e anular o voto. Eu só votarei em alguém, quando não tiver mais criminalidade no brasil.

Sign In or Register to comment.