Haveria ÉTICA em um mundo sem ATEUS?
Na Europa quase a metade da população se declara ateu ou agnóstica, resultado Europa o melhor continente do mundo.
Nos EUA, cerca de 10% da população se declara ateu, resultado: Nos EUA há muito mais crimes e assassinatos que na Europa.
Na América latina, não tenho estatisticas mas eu sei que, a maioria da população se declara cristã, resultado: Crimes, injustiças sociais, miséria, corrupção, etc...
Oriente Médio, não há ateus, resultado: Terra de ninguem, bala pra tudo que é lado, loucura, intolerancia, etc...
Pergunta: O fato de um povo ser mais civilizado que outros propicia a disseminação o ateísmo, ou é o ateísmo que faz um povo ser civilizado?
Comments
Os ateus tem as mentes mais abertas para a evolução do progresso.
O que estraga o mundo não são os ateus (muitos deles, são pessoas generosas que só se declaram atéias por não estarem satisfeitas com as religiões existentes, ou lhe serem mais cômodo viver "sem regras")
O que estraga é a intolerância, o preconceito, e o fanatismo (afinal, tudo que é demais, faz mau), má educação (taà a Europa ser o melhor continente apontado. Educação, tanto enquanto escola, conhecimento, cultura e coisa e tal, quanto modo de se portar socialmente mesmo, respeitando o próximo, o meio ambiente, e por aà vai)
Todas as respostas acima foram muito bem dadas, assim como a pergunta, muito interessante.
E esta foi minha opinião :0)
Se haveria eu não sei, mas o mundo com religiões é uma baderna só, ninguém consegue dar jeito porque nem mesmo as próprias religiões se entedem. Se só tivesse ateu no mundo, não sei se ele ficaria melhor, mas seria um fardo a menos na vida do ser humano.
Vejo a questão por outro ângulo. Observe que os paÃses da América Latina foram em sua maioria (à excessão da Guiana Francesa) colonizados por portugueses e espanhóis, que nada fizeram a não ser saquear a terra conquistada.
Vide a extração de ouro, pedras preciosas e madeira do Brasil pelos portugueses e a extinção dos astecas, maias e incas pelos colonizadores espanhóis, em busca de ouro.
Angola, Serra Leoa, Açores, e outros paÃses colonizados por Portugal hoje têm o mesmo nÃvel sócio-econômico que os paÃses da América Latina, ou no mÃnimo problemas sociais agudos.
Olá.
A ética não depende da existência ou não da religião. A ética (conjunto de normas sociais informais da sociedade) sempre existe, mesmo que seja uma sociedade formada só por santos ou só por perigosos assassinos.
Agora respondendo sua pergunta: O fato de ser civilizado não está também ligado a religião. Pensar assim nos levaria a um preconceito do tipo "se x é de tal religião ele é mais civilizado que o outro que não é de tal religião". Civilização tem a ver com a educação e com a interação social, não com as suas crenças (religião).
(Embora deva admitir que a religião é um fator indutor de civilidade nas pessoas)
Abs
vale como coencidencia, muito boa sua pergunta, mas acho que seria melhor, haveria ética sem fanaticos?
Acho q essa questão não é religiosa só não.....com certeza deve ter outros mediadores q resultam nesses indices.
Boa colocação, mais também temos outros pontos a serem levados em considerações...mais acredito que se todos tivessem acesso a educação , cultura e emprego, terÃamos um mundo mais justo.
Duvido que houvesse ética.
Mas eu acho que entre todas as religiões, os judeus são os mais sensatos.
Não, na verdade em muitos paÃses europeus é cobrada uma taxa de imposto pra igreja e pra pessoas fugirem disso se declaram ateis e não frequentam igrejas mas rezam antes de dormir e ao despertar. Talvez o mundo fosse mais ético sem nenhuma religiã afinal a corrupção começou na igreja é só olhar o luxo que elas são. Mas não creio que o ateismo leva a civilidade acredito que educação leva a isso e como os polÃticos não tem interesse que o povo seja educado, povo educado pensa antes de votar e não aceita bolsa esmola pra dar seu voto como acontece hj e isso não é interessante pra maioria dos polÃticos( que diga-se de passagem são quase 50% evangelicos).