Tem algum médico que pudesse me orientar sobre um laudo citológico?
Estou muito preocupada com um laudo citológico de um nódulo da tireóide que não sei interpretar e ainda não consegui marcar consulta com endocrinologista. Diagnóstico:"Esfregaços constituidos por numerosas hemácias e raros leucócitos". Isso é mau sinal?
Update:Realmente faltou o diagnóstico da histopatologia: "Cortes histológicos evidenciam hemácias, raros leucócitos com predomínio de linfócitos e células epiteliais cúbicas de núcleos arredondados, normocorados formando ácinos".
Pensei que a citologia fosse um resumo e era suficiente. Obrigada a todos.
Comments
O laudo do exame não descreve qualquer alteração sugestiva de neoplasia (ou câncer, que creio ser sua preocupação). Contudo, o material pode ter sido insuficiente, sendo indicada, talvez, nova punção: seu médico irá decidir sobre isso, junto com você.
Dê uma olhada no capítulo "Distúrbios da Tireóide" do "Manual Merck de Saúde da Família" (atalho abaixo) e boa sorte!
Normalmente, nódulo na tireóide não é nada grave, não precisa ficar aflita...
O problema é que pedindo ajuda no YR, alguém pode se passar por médico, sem ser médico mesmo e fazer um diagnóstico errado só pra te assustar!
Tome cuidado com isso e aguarde tranqüila sua consulta, ok?
Esse laudo diz apenas que, no exame citológico, havia muito sangue e pouca célula inflamátória. Não diz absolutamente nada sobre o nódulo em si, pois não há tecido de tiróide descrito no laudo acima. Vc deve ir ao endocrinologista para confirmar a necessidade de repuncionar a glândula.
O resultado pode ser considerado inconclusivo. O que apareceu no exame foram apenas células sangüÃneas, e nada de tecido tiroidiano. Será necessário repetir a biópsia.
Acho que você não colocou o laudo inteiro né?
Essa parte que você postou indica que a pessoa que fez a punção puncionou sangue junto, e essas informações não dizem nada sobre a tireóide em si.
Provavelmente, no laudo deve estar escrito ausência de células epiteliais ou alguma coisa assim. Se for isso, provavelmente você terá que refazer o exame.
Marque a consulta com seu endocrinologista para ele te dar o retorno certinho, mas fique tranquila que essas informações que você passou não são nada graves. =0)
Não tem cara de ser um mau diagnóstico, tem cara de uma infecção, mas mesmo assim tem que levar para um endocrinologista para confirmar um diagnóstico, pois se não tratar pode piorar e se transformar em algo mais grave.
Olá... sou estudante de Biomedicina na Universidade de Uberaba, e dentro dos meus conhecimentos vou tentar responder a sua pergunta.
Olha... geralmente, lesões tireoideanas não costumam ser de grande gravidade. Ha pessoas, que vivem sem a tireoide sem problema algum e se alimentam, vivem normalmente. Quando falamos em leucócitos, esses sao globulos brancos do sangue. Quando falamos em hemacias, são globulos vermelhos. provavelmente ha um excesso de globulos vermelhos e defiência de globulos brancos. Os vermelhos sao os responsaveis pela coagulação do sangue e os brancos pela transportação de substancias. Pro seu caso provavelmente, o tratamento sera simples, com remédios, ou mesmo com iodo, que é a melhor substancia para a tireoide.
De toda forma, vale a pena consultar um medico brevemente, para que este problema nao te cause outras coisas que podem ser graves. No mais, nao se preocupe porque nao e nada grave!