Como a pirataria atrapalha o patrocínio de esportes e atletas?

-Como a pirataria atrapalha o patrocínio de esportes e atletas?

-Como podemos contribuir para o combate a pirataria?

(Não precisa dar a resposta "diretamente"...pode ser sites falando sobre isso =] )

Obg.=)

Comments

  • É senso comum dizer que o maior inimigo dos contratos de licenciamento no Brasil é a pirataria. No caso das camisas dos clubes não é diferente, embora esse problema não seja restrito ao nosso país. Clubes, empresas de material esportivo e varejo não se cansam de apontar a pirataria como um elemento que inibe as vendas e, por conseqüência, os investimentos nessa indústria.

    OK, até aí concordamos. Mas há soluções que, se não resolvem inteiramente o problema, ao menos podem amenizá-lo a ponto de gerar um significativo faturamento para as empresas e para os clubes.

    Muito já se falou sobre produzir e vender camisas populares, cópias das oficiais, por um preço que ao menos se aproxime das piratas. As empresas dizem que seus custos não permitem chegar a um nível que possa tornar o produto competitivo; quando lançam camisas populares com confecção mais simples, estas são vendidas através dos mesmos canais e o preço se situa em cerca de 60% das camisas oficiais.

    Anos atrás trabalhei como gerente de produto na Penalty, administrando a linha de artigos de vestuário de clubes contratados. As tentativas de fazer uma camisa popular deram errado não apenas pelo preço do produto mas principalmente pela distribuição, embora esse fator jamais tenha sido aceito pela alta gerência da empresa, e também tenha sido menosprezado quando o apresentei ao diretor comercial da Reebok em uma palestra na ESPM.

    Eu penso que a distribuição tradicional em lojas de material esportivo não funciona para esse produto. O comprador da camisa pirata, potencial comprador da camisa popular, não vai procurá-la em um shopping center. É preciso vender para grandes atacadistas que abasteçam o mercado popular, incluindo os ambulantes. Só que nesse ponto há um conflito: as empresas não desejam se indispor com seus atuais clientes, que compram não apenas camisas de clubes mas principalmente os calçados esportivos que são a cereja no bolo da indústria.

    Extraído de:

    http://futebolnegocio.wordpress.com/2008/02/08/cam...

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