Por que prédios de até 5 andares não têm elevador?
Muitas pessoas idosas, doentes, portadoras de necessidades especiais e crianças moram em prédios de até 5 andares, sem elevador. Fico imaginando a imensa dificuldade dessa gente no sobe-e-desce diário das escadas. Além de ser extremamente desgastante, é até arriscado: uma queda na escada pode causar graves lesões e outros danos.
Até onde sei, a própria legislação só obriga os prédios residenciais a terem elevador se tiverem, no mínimo, 6 andares.
Entendo que prédios com elevador têm custos de manutenção dos equipamentos, o que naturalmente eleva as taxas condominiais. Assim, a opção pelo uso das escadas é uma alternativa para viabilizar esse tipo de moradia a uma parcela de menor poder aquisitivo da população.
Mas, será que elevador, mesmo em prédios baixinhos e populares, seria uma exigência desnecessária?
Ou todo mundo tem direito a um conforto mínimo?
Comments
Ô menino curioso. Cada cidade tem seu Código de Edificações e este determina como devem ser construido os prédios, equipamentos obrigatórios, não obrigatórios, etc, então antigamente não era obrigado elevador em prédios com um número X de andares e é por isso que em prédios antigos é comum não ter elevador. Nas cidades mais desenvolvidas essa obrigatoriedade já existe para prédios com mais de 3 andares mas depende de cada cidade o que ela estabelece em seu Código. Nada impede um condominio de colocar um elevador se a estrutura do prédio permitir mas como vc disse é um custo alto, em torno de 14 mil um bem simples e isso lógico eleva a taxa de condomínio. Vc tem razão em dizer que todos tem direito a um mínimo de conforto só que nas habitações feitas pelo poder público para a baixa renda estes não teriam como arcar com os custos de manutenção, então fica assim como tá. A solução é pensar bem onde vamos morar para sempre adquirir um imóvel dentro das nossas condições, é dificil para o idoso, eu sempre morei em térreo justamente para facilitar a vida da minha mãe, mas nem todos podem escolher onde morar e nisso vc tem razão, é injusto. abraços
Quando foi lançado o imóvel sabia que ele não teria elevador, então que mora nesta condições não tem o que reclamar.
Sempre pensei que um dia vou envelhecer então jamais compraria um apt assim.
O custo é alto a manutenção e cara...então julgam como desnecessario
Acho apenas que se uma pessoa tem dificuldades de locomoção que a impeçam de subir escadas, jamais poderia morar num prédio desses a não ser que seja no térreo.
Eu não sei. Mas acho que é por questão de economia e infraestrutura.
Se alguém construísse um prédio de 4 andares com elevador, o custo de um apartamento seria maior do que em um prédio de 20 andares com elevador. Não é viável colocar um elevador em um prédio de 5 andares ou menos. Quem mora nesses prédios compra o apartamento concordando em subir escadas.
Se quiser elevadores, compre um apartamento em um prédio com 20 andares.
Concordo com minha amiga acima. Mas sinceramente espero que se criem opções mais acessíveis e seguras para estes casos.