Por que prédios de até 5 andares não têm elevador?

Muitas pessoas idosas, doentes, portadoras de necessidades especiais e crianças moram em prédios de até 5 andares, sem elevador. Fico imaginando a imensa dificuldade dessa gente no sobe-e-desce diário das escadas. Além de ser extremamente desgastante, é até arriscado: uma queda na escada pode causar graves lesões e outros danos.

Até onde sei, a própria legislação só obriga os prédios residenciais a terem elevador se tiverem, no mínimo, 6 andares.

Entendo que prédios com elevador têm custos de manutenção dos equipamentos, o que naturalmente eleva as taxas condominiais. Assim, a opção pelo uso das escadas é uma alternativa para viabilizar esse tipo de moradia a uma parcela de menor poder aquisitivo da população.

Mas, será que elevador, mesmo em prédios baixinhos e populares, seria uma exigência desnecessária?

Ou todo mundo tem direito a um conforto mínimo?

Comments

  • Ô menino curioso. Cada cidade tem seu Código de Edificações e este determina como devem ser construido os prédios, equipamentos obrigatórios, não obrigatórios, etc, então antigamente não era obrigado elevador em prédios com um número X de andares e é por isso que em prédios antigos é comum não ter elevador. Nas cidades mais desenvolvidas essa obrigatoriedade já existe para prédios com mais de 3 andares mas depende de cada cidade o que ela estabelece em seu Código. Nada impede um condominio de colocar um elevador se a estrutura do prédio permitir mas como vc disse é um custo alto, em torno de 14 mil um bem simples e isso lógico eleva a taxa de condomínio. Vc tem razão em dizer que todos tem direito a um mínimo de conforto só que nas habitações feitas pelo poder público para a baixa renda estes não teriam como arcar com os custos de manutenção, então fica assim como tá. A solução é pensar bem onde vamos morar para sempre adquirir um imóvel dentro das nossas condições, é dificil para o idoso, eu sempre morei em térreo justamente para facilitar a vida da minha mãe, mas nem todos podem escolher onde morar e nisso vc tem razão, é injusto. abraços

  • Quando foi lançado o imóvel sabia que ele não teria elevador, então que mora nesta condições não tem o que reclamar.

    Sempre pensei que um dia vou envelhecer então jamais compraria um apt assim.

  • O custo é alto a manutenção e cara...então julgam como desnecessario

  • Acho apenas que se uma pessoa tem dificuldades de locomoção que a impeçam de subir escadas, jamais poderia morar num prédio desses a não ser que seja no térreo.

  • Eu não sei. Mas acho que é por questão de economia e infraestrutura.

  • Se alguém construísse um prédio de 4 andares com elevador, o custo de um apartamento seria maior do que em um prédio de 20 andares com elevador. Não é viável colocar um elevador em um prédio de 5 andares ou menos. Quem mora nesses prédios compra o apartamento concordando em subir escadas.

    Se quiser elevadores, compre um apartamento em um prédio com 20 andares.

  • Concordo com minha amiga acima. Mas sinceramente espero que se criem opções mais acessíveis e seguras para estes casos.

Sign In or Register to comment.