Algum católico pode me dá a interpletação do capítulo 13 do livro de sabedoria?

O livro de Sabedoria, é um dos livros apócrifos da Bíblia Sagrada católica, o capítulo 13 deste livro é de muita importância para quem ainda está começando a estuda-la, porém eu quero uma interpletação pausível, por favor, só me responda se tiver uma interpletação que tenha uma ótima veracidade.

Comments

• Olá!

Não sou católico mas posso responder?

Esse capítulo fala das pessoas utilizarem a 'natureza' para fazerem seu deus. Os versículos 11 a 13 repetem Isaías 44:14 a 17 que diz: ''Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.

Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela. Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus''.

Obrigado pela oportunidade de pesquisar.

Bração procê!

• 13: 1 - Fala da origem e absurdo da idolatria. A adoração das forças físicas da natureza etc. Porque a corrupta e grosseira naturreza do homem vital velou-lhe a razão (cf Exodo 3:14).

13:2 - O circulo dos astros: o céu estrelado e os astros em particular, que tem lugar determinado, os luzeiros do céu: o sol e a lua.

13:6 - "pequena repreensão" em comparação com outros, que em assunto de tanta importância nem sequer fazem pesquisas (v.10-11).

13:9- A idéia de Deus apresenta-se mais fácil à mente do que o conhecimento das leis naturais (cf v.2)

13:10 - Pior ainda os que adoram as pedras, os corpos inertes, as estátuas por eles mesmos fabricadas, os ídolos propriamente ditos.

13: 11-15 -Ironiza a fabricação de um ídolo, como em Isaias 44:9-20; Jeremias 10:3-5.

13: 16-19 - Em se tratando de idolatria, o homem ajuda mais a deus do que este ao homem.

• Aqui mesmo no yahoo tem uma pergunta "igual" a sua. Não sei se é realmente o que você quer, mais dê uma olhada,

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200...

ai esta o link, as vezes te ajude!

Sign In or Register to comment.