Algum católico pode me dá a interpletação do capítulo 13 do livro de sabedoria?
O livro de Sabedoria, é um dos livros apócrifos da Bíblia Sagrada católica, o capítulo 13 deste livro é de muita importância para quem ainda está começando a estuda-la, porém eu quero uma interpletação pausível, por favor, só me responda se tiver uma interpletação que tenha uma ótima veracidade.
Comments
Olá!
Não sou católico mas posso responder?
Esse capítulo fala das pessoas utilizarem a 'natureza' para fazerem seu deus. Os versículos 11 a 13 repetem Isaías 44:14 a 17 que diz: ''Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.
Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela. Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus''.
Obrigado pela oportunidade de pesquisar.
Bração procê!
13: 1 - Fala da origem e absurdo da idolatria. A adoração das forças físicas da natureza etc. Porque a corrupta e grosseira naturreza do homem vital velou-lhe a razão (cf Exodo 3:14).
13:2 - O circulo dos astros: o céu estrelado e os astros em particular, que tem lugar determinado, os luzeiros do céu: o sol e a lua.
13:6 - "pequena repreensão" em comparação com outros, que em assunto de tanta importância nem sequer fazem pesquisas (v.10-11).
13:9- A idéia de Deus apresenta-se mais fácil à mente do que o conhecimento das leis naturais (cf v.2)
13:10 - Pior ainda os que adoram as pedras, os corpos inertes, as estátuas por eles mesmos fabricadas, os ídolos propriamente ditos.
13: 11-15 -Ironiza a fabricação de um ídolo, como em Isaias 44:9-20; Jeremias 10:3-5.
13: 16-19 - Em se tratando de idolatria, o homem ajuda mais a deus do que este ao homem.
Aqui mesmo no yahoo tem uma pergunta "igual" a sua. Não sei se é realmente o que você quer, mais dê uma olhada,
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200...
ai esta o link, as vezes te ajude!