Com o boom do Espiritismo, você teme que ele possa sofrer o mesmo que a Ordem Rosa-Cruz?
Vocês temem que, com a prosperidade da idéia espírita, o espiritismo possa ser manipulado, desvirtuado, manietado. E possa perder sua pureza original, essa homogeneidade que hoje possuimos ?!.
A socierdade Rosa-Cruz teve essa mutilação e hoje é uma religião pulverizada. Houve inúmeras ingerências, enormes desgastes e atritos.
O espiritismo estaria imune a egos exaltados, aos pruridos do poder e da vaidade ?.
Opinem.
Abraço.
Update:Se sua crítica for saudável, seja bem vindo, mas pagar mico, fique de fora. É assunto sério e exigimos respeito.
Update 3:Medson, estou rotulando ?. É uma conjectura. Sou espírita convicto.
Update 5:Se achou interessante, favor estrelar para que outros vejam.
Comments
De um modo geral os rosacrucianos defendem a fraternidade universal entre todos os homens. Para os rosacrucianos, os homens podem desenvolver suas potencialidades para tornarem-se melhores, mais sadios e felizes. O rosacrucianismo tem por objetivo primordial levar o homem ao autoconhecimento e à manifestação de sua real natureza espiritual, a fim de contribuir para a evolução de toda a humanidade.
Estes objetivos, segundo os rosacrucianos, podem ser atingidos por meio de uma mudança pessoal, de hábitos, pensamentos e sentimentos. Segundo eles, isto só é possível ao dissipar o véu de ignorância que cobre os olhos dos homens. A recompensa daqueles que atingem este objetivo, que é de natureza espiritual, é uma paz profunda consigo próprio; estado este que se irradia do indivíduo e atinge todos em volta, produzindo em todos um reflexo positivo.
Acho que o que está por vir é o Ecumenismo.
A Ordem sempre teve um caracter muito diferente de uma religião, penso eu. O carater secretista e esot+erico fazem dela , juntamento com outras características, um exemplo único no Planeta, só mesmo comparável às Maçonarias e, mesmo assim, com algumas cautelas para fugir à tentação generalista.
O Espiritismo define-se como Ciência e tem uma abertura totalmente diferente.
Não me parece que os caminhos sejam sequer semelhantes, logo os perigos são distintos. O Espiritismo tem ele mesmo sofrido ao longo das décadas muitas nuances conforme a sensibilidade e preparação dos seus praticantes. Mas não me parece que esteja em riscos de se tornar um clube de egos exaltados.
A mim, observador por vezes descuidado, também não me parece que os conhecimentos da Rosa estejam em perigo. Poderá acontecer é que a divulgação e adesão das gentes esteja "em crise". No entanto não me parece que tenha alguma vez sido objetivo da Cruz expandir-se como panaceia universal.
Falo com todo o respeito por estas duas correntes de pensamento e de praxis que muito têm contribuido para o retirar do véu de poeira que tantas vezes cobre os nossos olhos.
Excelente publicação a sua
Abraço
gabcoe
Olhe, de forma nenhuma... Eu frequentei a Ordem Rosacruz durante uns dois anos e posso afirmar que é uma instituição excelente... Quanto ao espiritismo, claro que sempre haverá pessoas obsidiadas que, achando serem donas da verdade "tentarão" mudar a Doutrina Espírita, porém, não esqueçamos que esta maravilhosa Doutrina e todos os seus grandes seguidores que "oram e vigiam" verdadeiramente todos os dias, tem hoje e terão sempre a proteção da espiritualidade Superior e que esta espiritualidade Superior ainda haverão de enviar inumeráveis novas mensagens altamente instrutivas e altamente educativas às quais haverão de dar solidez e firmeza cada vez maior a esta maravilhosa senda que é a Doutrina Espírita... Eu, que tenho estudado inúmeros livros espíritas, não acredito que ela nescessite de qualquer mudança e sou contra qualquer mudança na mesma... Para mim, ela é simplesmente uma maravilhosa e fantástica "senda" que orienta, instrúi, ampara e fortalece o ser humano dando ao mesmo força, bom ânimo e muita coragem para prosseguir com imensa firmeza sua trajetória evolutiva com muita serenidade e muita paz.
Leia livros espíritas.... Estude.... Analise... Reflita....
Boa sorte!!!
Acredito que não, pois o Espíritismo prega a humildade, trata-se de uma doutrina que veio para ficar, conforme Jesus disse "Não tornarei, mas vos enviarei um consolador", e é isto que o Espíritismo é, um consolador e não milagreiro como muitos pensam.
Fica na Paz
Eu acho que não. Para começo de conversa, o Espiritismo exalta a simplicidade, não pede templos luxuosos, ricamente decorados: armadilha que acaba atraindo a grande maioria das religiões ou doutrinas. Não há cerimônias, cultos, palavras ou encantamentos no Espiritismo - ou seja, é uma doutrina a disposição de todos. Não é preciso conhecimento especial, posição ou grau elevado para sua prática: apenas o desejo de seguir o Cristo. Em resumo, tudo o que outras religiões, cultos ou doutrinas valorizam não tem significado nenhum para o Espiritismo. Portanto, a doutrina não está sujeita às mesmas armadilhas (muitas vezes da própria vaidade do ser humano) e falácias a que outras religiões estão.
Abraços!
Não creio!
A AMORC, julgando que o que você fala é verdade e aconteça (estou por fora), tem um fundamento e por mais que apareçam papa-moscas a imbecilidade jamais destruirá o âmago do ensinamento dessa Ordem.
O espiritismo, assim como todas as sociedades humanas, poder ser tal e qual corrompido externamente, mas o modismo que vem pelas hordas são como ventos e calmarias, vem e vão.
A essência da AMORC e do Kardecismo nunca vai sofrer perjúrio por parte de seus verdadeiros seguidores.
Os falsos e modistas não tem perseverança a ponto de se manterem por muito tempo adidos às ordem filosóficas que praticam o bem.
Da mesma forma que você tem a sua dignidade e discernimento, creio que jamais deixará um gambá entrar dentro do seu tabernáculo para fazer sujeiras e ir embora de graça!
Devemos ser rigorosos com os reformadores da comodidade e complacentes com os inocentes que se deixam seduzir pelas novidades.
À medida que a evolução acontece o espiritismo vai conseguindo novos adeptos. A Ordem Rosa Cruz, pelo que eu entendo não é uma religião e se foi pulverizada é porque não teve filosofia sustentável. O espiritismo, depois que aqui no Brasil a religião passou a ser direito de todos só será contestado pelas pessoas de má fé e com intenções não muito puras.
Pelo fato do espiritismo ser lógico e objetivo creio que ele nunca mais será motivo de discórdia, muito pelo contrário. Qualquer manipulação será de imediato contestada e afastada. O maior perigo hoje são os próprios espíritas que às vezes se sentem o rei da cocada e metem os pés pelas mãos. Isso aqui no YR é patente.
Ola!. Eu nao posso opinar muito bem porque ja ouvi falar da roza-cruz mas nao sei direito o que eh.De qualquer forma eu acho que entendo sim o que vc quer dizer, por alto. Minha opiniao, eh que na verdade o espiritismo ainda esta eh bem longe de "prosperar" no sentido de mais pessoas frequentarem. Acho que o boom mesmo esta sendo a religiao evangelica. Mas com respeito a "desvirtuar", essa coisa da vaidade etc, pelo que ouvi, mesmo em casas pequenas pode acontecer... pode acontecer em qualquer, qualquer lugar, porque depende (na minha opiniao) mais do medium ou do orador em si do que da quantidade de pessoas na casa. Eu por exemplo prefiro alguns oradores a outros, seja pelo discurso, pela postura, ja nao me simpatizei muuito com a postura de um uma vez. Mas isso tb eh muito pessoal, e a gente deve buscar tb a cia. de pessoas que estejam mais sintonizadas com a gente- nao no sentido de "desprezar" aquele que vc nao acha que tem uma postura muito legal, mas no sentido de respeita-lo, mas nao se importar tanto com esse tipo de postura, ou se afastar do local por causa daquilo. Alem do mais, enfim sempre aprendemos uns com os outros, e talvez o que me incomoda no outro eh algo que preciso trabalhar em mim. Ou talvez deva ate chegar e conversar com jeitinho, tentar entender (se for algo que eh de opiniao de outros tb), trocar ideias, pra casa ficar um espaço legal. As vezes tb tento pensar assim. Abraços
Eu não tenho medo disso porque o espiritismo não é uma invenção do homem, mas uma crença intrínseca do próprio ser humano que é matéria e espírito. Se ele explodiu agora, é porque já estava previsto por Jesus quando ele anunciou O Consolador Prometido em suas palestras. O Espírito de Verdade veio para nos trazer a terceira revelação numa época em que o homem tem todos os meios para entendê-la. Somente os mais resistentes e acomodados, rejeitam o espiritismo, pois é mais cômodo ficar quietinhos no seu lugar do que enfrentar as verdades que não são tão boazinhas como querem que seja. E futuramente, a Terra terá uma só crença e todos os homens se unirão nela: o espiritismo.
ainda estamos longe para um a divulgação mais ampla na terra, por nossa culpa, pois somos tímidos, não divulgamos a doutrina como os outros religiosos o fazem, precisamos mostrar a todos o que ela representa, precisamos doutrinar, existe programa em canais fechados que precisam de ajuda financeira para continuarem ou até espandirem mas nós espiritas não fazemos o que os protestantes por ex. fazem.
na Rede TV aos domingos tem transição as 15 horas e ninguem nas casas espiritas divulga.
precisamos nos unir. Esse Boom que vc mencionou ainda está longe de acontecer e o espiritismo não esta inume a "egos exaltados ".
eu sempre falo que a Doutrina espirita, não é a religião do futuro, é o futuro da religião.
precisamos fazer disso uma realidade.