Pena de Morte: Solução ou Vingança?

, apresento a seguir alguns casos históricos famosos de personagens conhecidos, por diferentes motivos, à morte, segundo a legislação penal da época.

·Casal Rosenberg, condenados à morte, nos E.U.A, na década de 40, pelo suposto assassinato de uma criança. Provou-se, anos mais tarde, a inocência de ambos.

·Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, condenado à morte na forca por determinação da Coroa portuguesa, acusado de traição e sedição. Inocente foi utilizado como “bode expiatório” e hoje é conhecido como mártir da Independência.

·Joanna D’arc, condenada à morte na fogueira, acusada de bruxaria pela Inquisição. Hoje é considerada heroína nacional da França.

·Giordano Bruno, astrônomo italiano da Renascença, foi condenado à morte na fogueira pela Inquisição, por afirmar que a Terra girava em torno do Sol. Como sabemos, ele estava certo.

·(Continua...)

Update:

OBSERVAÇÃO: A MINHA PERGUNTA É SOBRE SER CONTRA OU A FAVOR DA PENA DE MORTE E NÃO SOBRE A MORTE DO SADDAM HUSSEIN.

Comments

  • Solução sei que não é. Vingança? não sei. Como sempre fui uma pessoa que me perguntei muito e sempre quis saber as respostas,aos 35 anos comecei a acreditar na existência de Deus e do Mundo Espiritual, e tenho certeza que depois da morte continuamos vivos sem o corpo claro.E pode ter certeza que alguém que morre numa situação difícil vai usar o corpo de alguém para continuar o que è do seu desejo, basta encontrar a pessoa que tenha a mesma inclinação para o bem o para o mal conforme o que era a pessoa.Mas se nao quer acreditar nisso pensemos que; ninguem tem o direito de matar para fazer justiça. Beijos

  • Pena de morte nunca será solução para nada é um exemplo sórdido de vingança. Os vingados estão fazendo papel da vítima da pena de morte. Não existe vantagem para nenhum dos lados.

    Sou a favor da prisão perpétua com trabalhos para a comunidade, os presos teriam que trabalhar para seu sustento.

  • Jesus Cristo sofreu pena de morte, e é o autor do livro do amor ( o evangelho). Pena de morte é uma "involução".

    Luz (Anna Domingas)

  • Pena de morte... complicado isso.

    Por um lado injusto:

    Como o amigo citou, entre vários casos, também o de Galileu Galilei que, para não morrer queimado como herege, foi obrigado a fazer renúncia de suas descobertas que posteriormente foram aceitas.

    A pena de morte foi, e ainda é, a demonstração máxima de intolerancia.

    Ja era usada, e ainda é em muitos países como solução de problemas, mas uma execução não é.

    A morte de criminosos não soluciona problemas. Como o caso mais recente é o de Sadan, não adiantou nada enforcá-lo, pois, depois de todo sofrimento que causou, ele simplesmente teve um fim.

    A morte não é um meio de pagar pelos erros, nunca foi.

    A pessoa tem que se redimir. Trabalhar para compensar o que fez. Caso contrário, simplesmente terá seu sofrimento e culpa reduzidos a uma morte rápida.

    Um executor, assim como a pessoa que condena alguem a execução ( ou várias pessoas ), são igualmente culpadas por homissídio.

    Por um lado, viável:

    O maior medo do ser humano pouco esclarecido, ainda é a morte ( aqui, não falo de religiosos ou ateus, mas de esclarecimento moral ). O simples fato de existir a possibilidade de uma condenação como essa, poderia "evitar" alguns crimes horrendos, mas não seria por esclarecimento, repito que seria apenas por medo de morrer.

    Religiosamente incorreto:

    Acredito que, para qualquer religioso que acredita no amor, consequentemente acredita no perdão e na redenção.

    Fazer com que um criminoso pague pelo seus erros, é também dever da sociedade. Para isso, faz-se necessário a criação de penas severas ( pena de morte não é severa, e sim facil ), em que o meliante seja obrigado a dispor de sua vida ( não disse morrer ), para trabalhar pela vida dos outros.

    Trabalho que o faça, pelo menos tentar compensar uma parte mínima de seus delitos, e se for pra morrer, que seja trabalhando.

    Vingança:

    Moralmente incorreto, não importa qual tipo de vingança.

    Seja pena de morte, ou simplesmente um contra-ataque.

    A pena de morte pode ser considerada como vingança, pelas várias pessoas que sofreram na mão do criminoso.

    Mas o sentimento de satisfação em uma vingança, prazer em ver, ou pelo menos saber da morte de alguém, faz com que a pessoa seja igualmente cruél, e espiritualmente inferior.

    Negar que seja uma vingança condenar alguém a morte, seria incoerente. Existe sim esse sentimento estampado nas pessoas que desejaram a pena, ou que participaram da execução vingativa.

    Vingar não é somente matar, mas também procurar "descontar" algo que foi desagradável.

    Infelizmente, esse é o estado atual de nosso Globo.

  • pelo correr dos anos a evolução moral da humanidade com relaçao ao ser humano. a excessaõ dos americanos que ainda mantem a pena de morte abertamente (china e cuba tambem mas caladas) com requintes de crueldade hipocrita (os governadors podem dar o perdão mas fazem questão de negar para sentirem-se mais poderosos) eu digo até que isso é normal analisando as tendencias inatas de cada povo.

    pena de morte é a aplicação ainda das leis de causa e efeito e açao e reação; vingança se a gente considrar quen são epiritos ainda em evolução e que já passaram por isso.

    a inquisição foi o piodo em que os mtdores de cristão voltram pra se recuperarem e se deixaram levar pelas tendencias e retornam já no cenario de ditadores responsaveis por tantas mortes e de seculos em seculos vão até sofrerem o que causarm..

    solução nunca;

    primeiro porque só quem pode tirar a vida é deus e no seu tempo certo.

    depois se resolvesse os americanos não verim tantas matanças em escolas.

    se voce lr o codigo pénal brsileiro com atenção verá que a soluçaõ esta ali, ms a hipocrisia da sociedade e dos govenos não prmite.

  • ORAPOIS FOI VINGANÇA!!!!!!!!

  • Independente d ser solução ou vingança, passaria a sensação d q a sociedade q o adota não tolera a impunibilidade p/ os marginais.

  • ISSO NÃO FUNCIONA POR SER UMA CONDIÇÃO "UTOPICA"

    (SÓ PÉ DE CHINELO MORRERIA NA REPUBLICA CORROMPIDA DO BRASIL) POR EXEMPLO .

    MAS EU PARTICULARMENTE NÃO SOU CONTRA .

    HA CASOS COMO O DE JACK O ESTRIPADOR POR EXEMPLO QUE NÃO HA COMO REEDUCA-LO PARA POR DE VOLTA AO CONVIVIO SOCIAL COM 100% DE GARANTIAS QUE ELE NÃO VOLTARIA A MATAR .

    PRISÃO PERPETUA RESOLVE TAMBEM ESSA SITUAÇÃO ? POR QUE ?

    EU MESMO PREFERIRIA MORRER A FICAR ETERNAMENTE PRIVADO DE MINHA LIBERDADE ,SIMPLESMENTE POR QUE NÃO HAVERIA SENTIDO EM VIVER .

    OS EXEMPLOS QUE VOCE ESCOLHEU NÃO SE APLICAM A PENA DE MORTE POR SEREM DE CUNHO "POLITICO" E NÃO DE UMA CONDIÇÃO DE CRIME "EDIONDO " E REPETITIVO .

    EU TAMBEM NÃO ACHO CERTO FICAR CUSTEANDO PRISIONEIROS O RESTO DEA VIDA (QUEM TEM QUE PAGAR PELOS CRIMES SÃO OS CRIMINOSOS E NÃO A SOCIEDADE.

    SOU ENTÃO A FAVOR DE PRISÕES ONDE OS PRESOS DEVAM TRABALHAR PARA SUSTENTAR A INSTITUIÇÃO E A SI . E A FAVOR DA PENA DE MORTE PARA ELEMENTOS COMO (FERNANDINHO BEIRA MAR ,POR EXEMPLO ) QUE NINGUEM SABE O QUE FAZER COM ESTE PARIA DA SOCIEDADE ).

  • ...Cara...

    Morrer seria fácil demais para quem tomou essa pena.

    Porque não fazem uma penitenciária no meio da amazônas.

    Solta eles lá com um saquinho de sementes.

    ...

    .... E QUE SE VIREM!!!!!!!!!!!!

    Outra coisa.. Porque ainda tem divisões de facções nas prisões.????.. Coloca tudo junto!!.. A prórpia polícia respeita as leis dos bandidos??.. é isso mesmo..

  • Penso que nem uma coisa nem outra..

    Penso que é afirmação de PODER nas sociedades perante os atos considerados "crimes" , de acordo com as regras/normas da sociedade..

    "Todos são inocentes até prova contrária " ....

    O código penaln está definido em cada país e as regras são conhecidas, por todos nós, se não as cumprimos estamos sujeitos a elas ...

    Creio que a sua pergunta vem por causa da execução de Saddam.... Não me vou pronunciar ....

    Mas desejo que em 2007, acabem as tiranias no mundo e as intolerancias .... que cada um olhe para o seu semelhante como irmão e não como inimigo e que sobretudo acabem com as guerras que estão a destruir a humaninade com a sucessiva eliminação do planeta .... E NÓS NÂO QUEREMOS VER ISSOOOOOOOOO

    Feliz 2007

Sign In or Register to comment.