quais os requisitor para conseguir aposentar uma dona de casa?

Gostaria de saber se minha mãe que tem 61 anos e por toda sua vida desempenhou somente a função de dona de casa tem direito a aposentadoria e qual caminho deve seguir, tendo em vista que meu pai ganha cerca de 2 salários mínimos por mês.

desde já agradeço a atenção.

Comments

  • A partir dos 65 anos ela pode solicitar Benefício Assistencial ao Idoso e ao Deficiente

    Benefício destinado a pessoas que não têm condições financeiras de contribuir para a Previdência Social. Têm direito ao amparo assistencial os idosos a partir de 65 anos de idade que não exerçam atividade remunerada e os portadores de deficiência incapacitados para o trabalho e uma vida independente.

    Para ter direito ao benefício, é preciso comprovar renda mensal per capita inferior a um quarto do salário mínimo (hoje, R$ 103,75). Além disso, essas pessoas não podem ser filiadas a um regime de previdência social nem receber benefício público de espécie alguma.

    Para cálculo da renda familiar é considerado o número de pessoas que vivem na mesma casa: cônjuge, companheiro, pais, filhos (inclusive enteados e tutelados menores de idade) e irmãos não emancipados, menores de 21 anos e inválidos.

    O benefício assistencial pode ser pago a mais de um membro da família desde que comprovadas todas a condições exigidas. Nesse caso, o valor do benefício concedido anteriormente será incluído no cálculo da renda familiar.

    O benefício deixará de ser pago quando houver recuperação da capacidade para o trabalho ou quando a pessoa morrer. O benefício assistencial é intransferível e, portanto, não gera pensão aos dependentes.

    Valor do Benefício: R$ 415,00 (no momento)

  • oi tudo bom?

    bom, aposentar se ela nunca contribuiu acho improvavel, o q dá pra fazer é ver se ela atende os requisitos para receber um beneficio assistencial do inss (loas) q consiste em um saário minimo, mas é preciso ver a renda per capita da familia e idade...

    bom, se fosse vc iria ao posto do inss mais proximo, e me informaria sobre esse beneficio

    se tiver alguma duvida, meu msn é [email protected]

  • Ela teria que ter pago inss como autônoma , e um erro as pessoas não pensarem nisso , eu pago o meu em dia a 12 anos!

  • Me parece que saiu uma lei,que é a partir dos 65.

  • ela contribui para o INSS?

    pois só quem contribuiu tem o direito de receber.

    Já pensou, não dá para os trabalhadores aposentarem com salário integral e como iam pagar a quem nunca contribuiu?

Sign In or Register to comment.