o que fazer quando se tem um cheque roubado e o banco compensa mesmo se a assinatura não conferir?

sumiu uma folha do meu talao e pedi uma microfilmagem,ja que o cheque foi compensado.quando ela chegou,vi que nao era minha assinatura e tive a certeza de que foi uma pessoa muito intima que furtou a folha,ja que eu reconheci a letra.o que eu faco?o banco tem que extornar meu dinheiro e o que acontece com pessoas que furtam cheques e falsificam assinaturas?me ajudem....

Update:

o banco disse que so confere assinaturas em cheques para valores acima de R$600.00.entao pagaram o cheque que era de R$440.00.o que faço?

Comments

  • Bom!! aconteceu isso comigo, me roubaram 02 folhas de cheques, eu fui até a delegacia e fiz o BO. fui até o banco e deixei uma xerox.. passarm uns 15 dias o cheque bateu na minha conta e o banco pagou. e depois eles me cobraram... eu não paguei, deixei meu nome ir P/ o serasa, e entrei na justiça contra o Unibanco!! final da história tiveram que me pagar R$ 8,000 !!

  • Protocole no Banco um pedido por escrito do estorno do valor, colocando os motivos (assinatura não é a sua) - em 2 vias e guarde 1 via para você.

    Se o banco não confere assinatura de cheques abaixo de 600,00 é porque ele entende que o custo para conferir as assinaturas de valor menor não compensa. Isso é chamado "faixa de risco". Mas o risco é do banco e não do cliente.

    Diga isso no Banco e acrescente que, se não resolverem seu problema em um prazo razoável (digamos 30 dias), você irá reclamar ao Banco Central.

    Além disso acho que você deve fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia, se souber quem é a pessoa que roubou a sua folha de cheque.

    Cuidado com essa pessoa "muito íntima" que não tem escrúpulos em fazer uma coisa dessas. Não inspira confiança. Converse com ela também, pois caso te devolva o dinheiro, não será necessário tomar as providências acima e já fica tudo resolvido. Um abraço.

  • é, processar vc pode. mas o processo vai demorar e vc corre o risco de ficar sem essa grana por um booom tempo.

    minha mãe foi assaltada em um caixa eletrônico que fica em uma agência bancaria, com cameras de segurança e tudo, e o banco recusou o extorno. resultado: o processo tá lá, mofando no tribunal de pequenas causas.

    nao to dizendo que vc não deve processar, vc tem q exigir seus direitos, mesmo se a justiça é falha. Mas o correto CORRETO mesmo, é devolverem a sua grana na íntegra. não tem essa de checar assinatura só se for valor alto... qdo vc tira dinheiro do caixa eles pedem a sua senha, não pedem? por que no cheque eles não vão pedir nada?

  • Se a assinatura não é sua, é causa ganha.

    Procure o juizado de pequenas causas da sua cidade, que qualquer advogado de lá ganha para ti essa causa.

    Caso não haja um juizado desses na sua cidade, contrate qualquer advogado bom (mesmo que não tenhas dinheiro), pois vais ganhar com certeza. Voce pode levar uma grana vultuosa.

    Há danos e prejuízos, que te causaram.

    Não mencione a pessoa que supões ter roubado teu cheque. Isso é uma causa pessoal, para depois.

    Se teu cheque foi roubado e falsificaram sua assinatura, o bancotem de pagar por isso, e pagar além disso o dano moral que isso lhe causou.

  • O banco é obrigado a te devolver todo o dinheiro! (se bobiar até um extra, afinal de contas foi erro DELES aceitar o cheque).

    Se você tem certeza absoluta de quem foi, vá até uma delegacia fazer a denuncia, concerteza se enquadra em crime qualificado e em falsidade ideologica. Agora, tenha certeza absoluta que foi esta pessoa, a policia irá investigar e vão acabar descobrindo por meio de exames se foi a pessoa mesmo que falsificou sua assinatura... Agora se não for ela, é ela que pode te processar por tentativa de difamação e também dados morais, se a pessoa sentir que você abalou a honra dela.

    Tenha certeza antes de tomar medidas drásticas. Recupere logo o dinheiro no seu banco, antes que eles falem que passou muito tempo e blá blá blá!

    Até mais! Boa sorte!

  • falsificação e crime,mas se vc registrou na policia fica mas facil de processar o banco,procure orientção de um advogado,quem sabe ele pessa para ver o circuito de camara do banco e compara a hora com o dia e ai por diante,,,

  • Além do banco ser obrigado a te ressarcir se for comprovado que a pessoa que você acusou for culpado ela é processada pelos crimes de falsidade ideológica e furto qualificado com uma pena nada branda.

    bjs

  • Furto é crime, procure uma delegacia.

    No Juizado Especial Criminal mova uma ação contra o banco por danos morais e materiais.

  • mete um processo nessa pessoa!

Sign In or Register to comment.