Charles Darwin não tinha fé suficiente para ser ateu, veja a autobiografia ?

Darwin sobre Deus na sua "Autobiografia":

"Outra fonte de convicção quanto à existência de Deus,

ligada com a razão e não com os sentimentos, influencia-me

como tendo muito mais peso. É uma questão da extrema

dificuldade,ou melhor, impossibilidade, de conceber este imenso e maravilhoso

universo, incluindo o homem com a sua capacidade de olhar

para o passado distante e para o futuro longínquo, como sendo o resultado do acaso

cego ou da necessidade.

Quando começo a refletir assim, sinto-me obrigado a recorrer a uma Causa Inicial que possua uma mente inteligente, até certo ponto análoga à mente do homem; e

mereço ser chamado Teísta.

Esta conclusão estava

fortemente implantada na

minha mente, tanto quanto me posso recordar, pela altura

em que escrevi "A Origem das Espécies"; e foi depois disso

que se tornou gradualmente mais fraca, com muitas

flutuações.

Mas então surge a dúvida - será que a mente do homem,

que se desenvolveu, como creio sem reservas, a partir de

uma mente tão primitiva como

aquela que o animal mais primitivo possui, é de confiança relativamente à sua

capacidade de inferir

conclusões tão grandiosas?

Será que não são

simplesmente o resultado da ligação entre causa e efeito

que nos impressiona como sendo necessária, mas

provavelmente depende apenas da experiência herdada? Nem devemos deixar de considerar a

probabilidade de que a constante inculcação da crença em Deus na mente das crianças possa produzir um

efeito tão intenso, e talvez herdável, nos seus cérebros ainda não completamente

desenvolvidos, que depois é tão difícil pra elas abandonarem a sua crença como é para um macaco

abandonar o seu medo intenso e instintivo de cobras.

Não posso pretender lançar luz sobre problemas tão

abstratos. O mistério do início de todas as coisas é insolúvel

para nós; e por isso contento-me em permanecer Agnóstico"

Charles Darwin, "Autobiografia",

Relógio d' Água, Lisboa, 2004, tradução de Tereza avelar (original de 1887,

publicado após sua morte pelo seu filho Francis).

Update:

O ateuzinho aí embaixo que diz que o texto é mentiroso, deve se olhar no espelho.

Comments

• A um testemunho digno de nota, do Pr, Dwight Limam Moody e sua esposa Sara em que afirma que Darwin reconciliou com Deus nos últimos dias de sua vida...

• Um testemunho digno de um site de fanáticos. Se você pesquisar em fontes confiáveis sobre a vida de Darwim, notará que ele jamais se converteu, pois ele era agnóstico.

• Cara uma pergunta, quem te disse que para ser ateu basta acreditar na teoria da evolução ou no big bang? Tem ateus que apoiam e outros que são contra, do mesmo jeito os religiosos.

• Até há um século e meio atrás, por mais sábio que fosse um homem, não tinha os conhecimentos de um homem instruído de hoje.

A crença em sobrenaturalidades estava e está, como ele mesmo diz, inculcada na mente plástica dos infantes, e eles não tinham alternativa para as crenças.

Hoje há um movimento de liberação desse deletério condicionamento mental, que refreia o desenvolvimento do ser humano de forma aterradora.

Veja-se a diferença mental entre um ateu e um créu.

Vivem em Milênios diferentes.........

1412.....2012!

• Não vou ler este texto, pois, é muito longo e o motivo é que Fé não é esta coisa "mística" que todos fazem este alarde religioso.

Fé é simplesmente, se assim podemos dizer, Crer que DEUS cumprirá o que ELE mesmo prometeu em Sua Palavra a Bíblia Sagrada. Então quem diz ter Fé mas não se dedica a ler a Palavra de DEUS a Bíblia Sagrada, não entende o que é Fé. Se a pessoa disser que tem fé em algum Ídolo por exemplo, esta fé é negativa, é nada pois por mais que este pseudo Ídolo tenha até existido, não mais existe e nada pode fazer mesmo tendo prometido em vida.

Precisamos nos dedicar a ler a Bíblia, a Palavra de DEUS para "tomarmos posse" das promessas de DEUS e isto acontece, quando ao lermos a Palavra, aquela palavra nos "salta aos olhos", nos chama a atenção, nos impacta.

Espero ter ajudado a alguém que precisava ler sobre isto.

• de que me importa?

mesma coisa com a pessoa que criou/desenvolveu a teoria do big bang

nem por isso ao eu aceitar ambas teorias eu tenho que deixar de ser ateu

• ele adorava assistir o chaves

• era um velho cachaceiro

• charles era agnóstico. dizem que ele virou ateu no fim de sua vida quando sua filha morreu ele perdeu toda sua fé em deus.

• nossa realmente vc pesquisa....

Sign In or Register to comment.