Charles Darwin não tinha fé suficiente para ser ateu, veja a autobiografia ?
Darwin sobre Deus na sua "Autobiografia":
"Outra fonte de convicção quanto à existência de Deus,
ligada com a razão e não com os sentimentos, influencia-me
como tendo muito mais peso. É uma questão da extrema
dificuldade,ou melhor, impossibilidade, de conceber este imenso e maravilhoso
universo, incluindo o homem com a sua capacidade de olhar
para o passado distante e para o futuro longínquo, como sendo o resultado do acaso
cego ou da necessidade.
Quando começo a refletir assim, sinto-me obrigado a recorrer a uma Causa Inicial que possua uma mente inteligente, até certo ponto análoga à mente do homem; e
mereço ser chamado Teísta.
Esta conclusão estava
fortemente implantada na
minha mente, tanto quanto me posso recordar, pela altura
em que escrevi "A Origem das Espécies"; e foi depois disso
que se tornou gradualmente mais fraca, com muitas
flutuações.
Mas então surge a dúvida - será que a mente do homem,
que se desenvolveu, como creio sem reservas, a partir de
uma mente tão primitiva como
aquela que o animal mais primitivo possui, é de confiança relativamente à sua
capacidade de inferir
conclusões tão grandiosas?
Será que não são
simplesmente o resultado da ligação entre causa e efeito
que nos impressiona como sendo necessária, mas
provavelmente depende apenas da experiência herdada? Nem devemos deixar de considerar a
probabilidade de que a constante inculcação da crença em Deus na mente das crianças possa produzir um
efeito tão intenso, e talvez herdável, nos seus cérebros ainda não completamente
desenvolvidos, que depois é tão difícil pra elas abandonarem a sua crença como é para um macaco
abandonar o seu medo intenso e instintivo de cobras.
Não posso pretender lançar luz sobre problemas tão
abstratos. O mistério do início de todas as coisas é insolúvel
para nós; e por isso contento-me em permanecer Agnóstico"
Charles Darwin, "Autobiografia",
Relógio d' Água, Lisboa, 2004, tradução de Tereza avelar (original de 1887,
publicado após sua morte pelo seu filho Francis).
Update:O ateuzinho aí embaixo que diz que o texto é mentiroso, deve se olhar no espelho.
Comments
A um testemunho digno de nota, do Pr, Dwight Limam Moody e sua esposa Sara em que afirma que Darwin reconciliou com Deus nos últimos dias de sua vida...
Um testemunho digno de um site de fanáticos. Se você pesquisar em fontes confiáveis sobre a vida de Darwim, notará que ele jamais se converteu, pois ele era agnóstico.
Cara uma pergunta, quem te disse que para ser ateu basta acreditar na teoria da evolução ou no big bang? Tem ateus que apoiam e outros que são contra, do mesmo jeito os religiosos.
Até há um século e meio atrás, por mais sábio que fosse um homem, não tinha os conhecimentos de um homem instruído de hoje.
A crença em sobrenaturalidades estava e está, como ele mesmo diz, inculcada na mente plástica dos infantes, e eles não tinham alternativa para as crenças.
Hoje há um movimento de liberação desse deletério condicionamento mental, que refreia o desenvolvimento do ser humano de forma aterradora.
Veja-se a diferença mental entre um ateu e um créu.
Vivem em Milênios diferentes.........
1412.....2012!
Não vou ler este texto, pois, é muito longo e o motivo é que Fé não é esta coisa "mística" que todos fazem este alarde religioso.
Fé é simplesmente, se assim podemos dizer, Crer que DEUS cumprirá o que ELE mesmo prometeu em Sua Palavra a Bíblia Sagrada. Então quem diz ter Fé mas não se dedica a ler a Palavra de DEUS a Bíblia Sagrada, não entende o que é Fé. Se a pessoa disser que tem fé em algum Ídolo por exemplo, esta fé é negativa, é nada pois por mais que este pseudo Ídolo tenha até existido, não mais existe e nada pode fazer mesmo tendo prometido em vida.
Precisamos nos dedicar a ler a Bíblia, a Palavra de DEUS para "tomarmos posse" das promessas de DEUS e isto acontece, quando ao lermos a Palavra, aquela palavra nos "salta aos olhos", nos chama a atenção, nos impacta.
Espero ter ajudado a alguém que precisava ler sobre isto.
de que me importa?
mesma coisa com a pessoa que criou/desenvolveu a teoria do big bang
nem por isso ao eu aceitar ambas teorias eu tenho que deixar de ser ateu
ele adorava assistir o chaves
era um velho cachaceiro
charles era agnóstico. dizem que ele virou ateu no fim de sua vida quando sua filha morreu ele perdeu toda sua fé em deus.
nossa realmente vc pesquisa....