A bíblia é uma epopéia antiga?
"Um poema épico, ou epopéia (epopeia, sem acento, em Portugal) é um poema heróico narrativo extenso, uma coleção de feitos, de fatos históricos, de um ou de vários indivíduos, reais, lendários ou mitológicos.
A epopéia eterniza lendas seculares e tradições ancestrais, preservadas ao longo dos tempos pela tradição oral ou escrita. Os primeiros grandes modelos ocidentais de epopéia são os poemas homéricos a Ilíada e a Odisséia, os quais têm a sua origem nas lendas sobre a guerra de Tróia.
A epopéia pertence ao gênero épico, mas embora tenha fundamentos históricos, não representa os acontecimentos com fidelidade, geralmente reveste os acontecimentos relatados com conceitos morais e atos exemplares que funcionam como modelos de comportamento." wikipedia
Por isso, os ateus querem desmenti-la e os crentes acreditá-la, mas talvez os 2 estejam certos, talvez mt coisa seja verdade maquiada
Update:ah e se notarem bem os versículo são os versos, olha a semelhança ortográfica
Comments
Thyago, excluindo o fato de ser cético e ateu, eu realmente concordo com você é uma epopéia sim, com toda a certeza tem o seu valor histórico e documental para reconstituirmos o passado e os costumes da época. É claro que analizando como um livro existem textos que são realmente bem empolgantes como os textos que encontramos em ReisI e ReisII, a brutalidade da lei em levíticos e deuteronômio, as proesas de salomão, a escatologia de joão em apocalipse, a ação em Elias, com imagens muito belas até.
Eu gosto da bíblia como um livro, como eu gosto da Eneida, com a descrição do surgimento de Roma. A bíblia possui diversos livros em um, podemos classifica-los nos gêneros Épico, dramático, lírico e narrativa. Tem textos para todos os gostos. Mas ela inteira não é uma epopéia, os versículos existem para facilitar o estudo e tradução da bíblia, além da localização dos textos. Para o gênero epopéia precisaríamos de um texto poético com um sistema métrico bem definido de rimas e o destacamento temporal do poeta que narra os acontecimentos grandiosos.
Esse tipo de estilo é empregado em algumas ocasiões apenas. Mas não diria que é uma epopéia em si.
Mas gosto da bíblia, afinal pra ser ateu ou niilista precisa conhecer o que não gosta para ter certeza de que esse desejo não corre em suas veias
O Antigo Testamento tem muito de epopéia, obviamente, como as narrativas de Jonas dentro da baleia e da arca de Noé, que são alegorias para demonstrar ao povo da época a forte fé que deveriam ter. Mas muito é verdade realmente ocorrida, como de José no Egito, a libertação do povo hebreu, guerras registradas por vários historiadores. A partir de Jesus Cristo (Novo Testamento), todos os acontecimentos tiveram testemunhas oculares e não há por que duvidar da verdade narrada.
Pra é sim, uma apopéia...
Os Gregos acreditavam que Asclepius era filho do Deus Apolo e sua mãe era humana (Coronis, uma bela virgem de Thessaly).
Ele foi criado na terra pelo Centauros em uma caverna onde ele aprendeu a arte de fazer curas (milagres). Asclepius cometeu o pecado de ressuscitar um homem. Zeus, não gostou porque dessa forma Asclepius poderia fazer a alma dos humanos imortal. Enfim, éssa é uma estória muito longa e me parece que as pessoas que escreveram a bÃblia tiveram inspiracão de outras fontes literárias. Plagio.
Livro escrito por pessoas despreparadas para os acontecimentos da época...fatos que estavam além da compreensão de suas limitadas mentes primitivas... e até ser escrito, passou de boca em boca por muito tempo, e foi se modificando de acordo com as narrativas que iam se modificando de geração em geração...
sei que a biblia é a palavra de Deus para a humaniidade
eu e os verdadeiros sábios acreditam e confiam na palavra de Deus ,uns não acreditam e outros não a obedecem
so sei que a palavra fala algo sobre pessoas q adoram idolos e andam em desobediencia com a palavra
Rm-8.21 ao 27
21-porquanto,tendo o conhecimento de Deus,não o glorificam como Deus,nem lhe deram graças;antes se tornaram nulos em seu próprio raciocÃnios,obscurecendo-lhes o coração insesato.
22-inculcando por sábios,tornaram-se loucos
23e mudaram a glória do Deus incorruptÃvel em semelhança da imagem do homem corruptÃvel,bem como de aves,quadrúpedes e répteis.
24-por isso,Deus entregou tais homens à imundÃcia,pelas concupisciência do seu propio coração,para desonrarem seu corpo entre-si;
25-pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira,adorando e servindo a criatura em lugar do Criador,o qual é bendito eternamente.Amém!
26-Por causa disso,os entregou Deus a paixões infames;porque até mulheres mudaram o modo natural de suas relações Ãntimas por outro,contrário a natureza;
27-semelhante,os homens também,deixando o contato natural da mulher,cometendo torpeza,homens com homens,e recebendo,em si mesmo,a merecida punição do seu errro.
eu não estou aqui pra julgar ninguem .so estou mostrando você que esta lendo essa resposta que Deus abomina o pecado.Deus te ama mesmo q você esteja nas drogas,no homosexualismo e outras coisas mais.Mas Ele ama você e não o seu pecado,Ele ama você mas abomina o seu pecado seja o homosexualismo as drogas e etc..
não vem querer dar uma desculpa q" tudo é pecado q os cristãos são chatos pracaramba e são tudo uns santarrões".No fundo você sabe que eles são diferentes e que até mesmo você ja pensou q se tivesse chance de recomeçar sua vida era sendo um homem de Deus que ia pra igreja com sua esposa e tinha paz e alegria no seu coração.Mas Deus te chama nesse momento pra você se arrepender de seus pecados e aceitar a Jesus como seu salvador Ele te ama muito como esta escrito em
João 3.16 -Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça ,mas tenha a vida eterna.
eu sou um jovem de 18 anos sei muito bem que é dificil pra você tomar essa decisão por causa de amigos e algumas coisas.mas Deus quer mudar tua vida Ele quer te abençoar com a paz e a vida que há em Jeus.
Jesus te ama
Sim a Biblia tem diferentes generos literarios, Epopeia eh um deles, livro do Exodo.
Essa é a visão que eu tenho. Você sabia que a BÃblia é muito parecida com as Mil e Uma Noites? A diferença é que ninguém nunca acreditou que esse livro contasse historias mÃsticas ou que havia sido escrita por Deus.
Acredito, que as histórias bÃblicas tenham fundamento, acho que muita coisa é lenda mesmo. Temos exemplos mais recentes na Idade Média como as lendas Arturianas e também em uma boa parte da própria tradição católica (há cinco esqueletos e mais alguns ossos de reposição atribuÃdos a Maria Madalena em igrejas espalhadas pelo mundo, e são celebrados como verdadeiros sendo até carregados dentro de urnas em procissões).
Mas o contexto geral e os ensinamentos contidos nesses textos é válido e atual. Não sou fundamentalista, mas também não sou ateu.
Entender a Biblia é muito complicado pra uma pessoa q ñ a quer entender, nela mesma diz q a sabedoria dos crentes é loucura pra os que ñ a aceitam. Eu ñ creio q seja uma epopéia, pois em nela vc encontra resposta pra tudo o q vc quer.
E se vc tenta lê-la com um outro prisma, vc pode até acreditar...
Qualquer pessoa que se dedique à sua leitura com seriedade perceberá que ela é muito mais do que isso.