Bandido deve ser considerado como humano?

Bom, tenho dúvidas...Pq traficante é considerado ser humano? Pq alguns estão soltos e outros "presos" e não mortos? Pq a policia prende o traficante, homicida, sequestrador ao invés de matar? Pq o juis dá abeas corpus para um traficante? Por favor, alguém me ajude a entender o que acontece. As coisas estão piorando, porém está escrito na bíblia: "Não matarás" isso também deve ser aplicado a bandido, traficante, estuprador, sequestrador? Pq prender e ñ executar, quando é provada a culpa?

Comments

  • Todas as pessoas devem ser considerados Humanos, já que se não é assim nós seremos iguais a eles e também não seriamos humanos!!

    TT

  • o bandido sim , o que ele fez , faz ou vai fazer nao ! ate + vlw !

  • "Bandido" é só uma palavra, mas "humano" é a definição antropológica do ser racional - ora, para ser julgado, o indivíduo que cometeu o delito tem que ter a capacidade penal, ou seja, tem que restar provado que no momento do crime ele estava no uso da razão, ele era um ser humano. O sistema penal brasileiro é altamente avançado, tanto que as penas têm caráter de ressocialização (nós já ultrapassamos Talião e sua lei absurda de "olho por olho, dente por dente"): hoje, o Brasil tenta fazer com que a pessoa tenha a oportunidade de refletir sobre o que fez - claro, a estrutura de nossas penitenciárias ainda está longe de ser a ideal, mas a idéia é recuperar as pessoas que incorreram em erro. Aliás, essa deveria ser a meta de todas as religiões: salvar as pessoas da tentação e, uma vez caídas em tentação, salvá-las de suas próprias inclinações más. Se o ser humano não merecesse novas chances, o 5º Mandamento teria que ser modificado: "Não matarás e, se matares, serás retirado do convívio social e impedido de professar tua fé." Você acha que essa seria uma religião cristã? Ou será que a religião cristã é aquela que aceita todos os seres humanos e reconhece na imperfeição de cada um a ferramenta do seu trabalho?

  • Com certeza!

  • São humanos que fazem coisas desumanas.

  • Todos as pessoas são seres humanos, mas com atitudes bem diferentes, onde alguns são verdadeiros animais.

  • Óbvio que sim.

    Antropologicamente não faz a menor diferença se o sujeito é bom ou mau para ser considerado humano.

    Com relação à pena de morte, que é uma pergunta completamente diferente, tenho minha opinião pessoal: quando o bandido mata, a responsabilidade é só dele. Mas quando o Estado mata, a responsabilidade é de todos nós. Você aceita esse tipo de responsabilidade, levando em conta o risco da morte de um inocente?

Sign In or Register to comment.