Pâm. Amo erguntas como essa sua. Gosto muito de detalhes e admiro expressões regionais. Só que acontece que também sou de Minas e então você deve conhecer boa parte dessas expressões. Mas como esse estado é grande, qualquer canto dele vai ter suas oscilações. O pessoal daqui fala muito devagar, não tanto quanto os baianos mas têm muitas particularidades ocultas também. Já morei em muitos estados desse país e acho que fiz uma mesclagem de tudo, então mesmo o pessoal daqui às vezes estranha meu modo de falar.
As que mais me admirei foram;
São Paulo: Tiozinho (pessoa mais velha)
Trampo (Trabalho. Não é tão estranho mas já ví publicado até em manchetes de jornais!)
Chêpa (Almoço, bóia, marmita)
Santa Catarina: Fandango (Festa)
Dia de rancho (Dia de fazer feira)
Quera mais? (expressão usada pra perguntar se deseja mais alguma coisa)
Brasília:Camelo (bicicleta)
Bahia: Pocar (estourar)
Caxingar (mancar da perna)
precata (chinelo feito de sapato)
Então! Valeu te responder!! Um beijão e até a próxima!!!
Comments
Pâm. Amo erguntas como essa sua. Gosto muito de detalhes e admiro expressões regionais. Só que acontece que também sou de Minas e então você deve conhecer boa parte dessas expressões. Mas como esse estado é grande, qualquer canto dele vai ter suas oscilações. O pessoal daqui fala muito devagar, não tanto quanto os baianos mas têm muitas particularidades ocultas também. Já morei em muitos estados desse país e acho que fiz uma mesclagem de tudo, então mesmo o pessoal daqui às vezes estranha meu modo de falar.
As que mais me admirei foram;
São Paulo: Tiozinho (pessoa mais velha)
Trampo (Trabalho. Não é tão estranho mas já ví publicado até em manchetes de jornais!)
Chêpa (Almoço, bóia, marmita)
Santa Catarina: Fandango (Festa)
Dia de rancho (Dia de fazer feira)
Quera mais? (expressão usada pra perguntar se deseja mais alguma coisa)
Brasília:Camelo (bicicleta)
Bahia: Pocar (estourar)
Caxingar (mancar da perna)
precata (chinelo feito de sapato)
Então! Valeu te responder!! Um beijão e até a próxima!!!
Êta Brasilzão cheio de cultura!!
na minha região num teim não sô. porque cê feiz essa pergunta uai
No Brasil inteiro, existem muitas variações LinguÃsticas, que influenciam na comunicação...
Sou nordestina e temos a nossa forma peculiar de falar...Nossos dizeres de acordo com grupos das mais diversas camadas sociais...
E são tantos os dialetos!!!
Para percebermos mais, basta que leiamos uma obra ficcional de um escritor regionalista.
A exemplo de Jorge Amado na Bahia,
Ãrico VerÃssimo no Rio Grande do sul,
João Cabral de Melo Neto em Pernambuco...
...........................................................................
*Essa variações devem ser respeitadas, bem como a Linguagem formal deve, também, ser aplicada no momento e lugar adequados, caso contrário, corremos o risco de restabelecer a "TORRE DE BABEL"
Até mais ver, já falei que nem o "homem da cobra"
(Homem da Cobra=Gente que fala muito-NE apenas???)
E ai meu rei,e ai meu bom.
Eu nasci e cresci no Sul, onde houve muita imigração. Cresci ouvindo alemão e italiano, principalmente. Infindáveis dialetos, mesmo entre eles.
PAULISTA SÃ Ã PAULÃSTA! SE COMEÃA METADE DE SUAS FRASES COM: - MEUUUU!!!