Quais são os dialetos da sua região?!?

Sou mineira...intaum por aqui é usado : uai , sô , bão , trem , cadim , ocê etc...

Comments

  • Pâm. Amo erguntas como essa sua. Gosto muito de detalhes e admiro expressões regionais. Só que acontece que também sou de Minas e então você deve conhecer boa parte dessas expressões. Mas como esse estado é grande, qualquer canto dele vai ter suas oscilações. O pessoal daqui fala muito devagar, não tanto quanto os baianos mas têm muitas particularidades ocultas também. Já morei em muitos estados desse país e acho que fiz uma mesclagem de tudo, então mesmo o pessoal daqui às vezes estranha meu modo de falar.

    As que mais me admirei foram;

    São Paulo: Tiozinho (pessoa mais velha)

    Trampo (Trabalho. Não é tão estranho mas já ví publicado até em manchetes de jornais!)

    Chêpa (Almoço, bóia, marmita)

    Santa Catarina: Fandango (Festa)

    Dia de rancho (Dia de fazer feira)

    Quera mais? (expressão usada pra perguntar se deseja mais alguma coisa)

    Brasília:Camelo (bicicleta)

    Bahia: Pocar (estourar)

    Caxingar (mancar da perna)

    precata (chinelo feito de sapato)

    Então! Valeu te responder!! Um beijão e até a próxima!!!

    Êta Brasilzão cheio de cultura!!

  • na minha região num teim não sô. porque cê feiz essa pergunta uai

  • No Brasil inteiro, existem muitas variações Linguísticas, que influenciam na comunicação...

    Sou nordestina e temos a nossa forma peculiar de falar...Nossos dizeres de acordo com grupos das mais diversas camadas sociais...

    E são tantos os dialetos!!!

    Para percebermos mais, basta que leiamos uma obra ficcional de um escritor regionalista.

    A exemplo de Jorge Amado na Bahia,

    Érico Veríssimo no Rio Grande do sul,

    João Cabral de Melo Neto em Pernambuco...

    ...........................................................................

    *Essa variações devem ser respeitadas, bem como a Linguagem formal deve, também, ser aplicada no momento e lugar adequados, caso contrário, corremos o risco de restabelecer a "TORRE DE BABEL"

    *****************************************

    Até mais ver, já falei que nem o "homem da cobra"

    (Homem da Cobra=Gente que fala muito-NE apenas???)

  • E ai meu rei,e ai meu bom.

  • Eu nasci e cresci no Sul, onde houve muita imigração. Cresci ouvindo alemão e italiano, principalmente. Infindáveis dialetos, mesmo entre eles.

  • PAULISTA SÓ É PAULÍSTA! SE COMEÇA METADE DE SUAS FRASES COM: - MEUUUU!!!

Sign In or Register to comment.