A nossa reconciliação com o outro pressupõe a nossa reconciliação pessoal?
Assim como São Francisco fez.
Francisco não espera pela mudança dos outros. Começa por si mesmo, inspirando-se no amor de Deus que suporta e ama para além do bem e do mal (Mt 5,45 e Lc 6,35). Acolher as sombras dos outros é para ele, manter os laços da fraternidade apesar do negativo. Não apenas suporta, mas ama e acolhe alegremente o negativo. Só deste modo o homem torna-se verdadeiramente livre, pois nada mais poderá ameaçá-lo (o testemunho de Freud).
São Boaventura afirmou que "Francisco parecia ter voltado ao primitivo estado de inocência original, nasceu em seu coração o paraíso terrestre". Por esse modo-de-ser, franciscano, o homem pode viver e celebrar o mundo como um paraíso, quando ele mesmo se transfigurou e se reconciliou com todas as dimensões de sua história e de sua existência.
Você ja se reconcliou consigo mesmo?
Paz e Bem
Comments
O Novo Testamento diz a propósito dos primeiros cristãos: "Eles tinham um só coração e uma só alma".
Assim, mais uma vez, S. Francisco estava correcto. Não devemos esperar pelos outros mas sim "alargar" nosso coração.....
Sim, "alargar" começa em nós mesmos. O nosso coração alarga-se quando temos uma paz forte e pessoal e uma profunda amizade para com aqueles que estão à nossa volta. Então, ousamos ir ao encontro dos que sofrem, os que estão perto ou mais longe, e começamos a procurar o caminho de uma verdadeira solidariedade.
Como podem os cristãos falar de um Deus de amor e continuar dividos? Como podem por vezes utilizar tantas energias a justificar separações?
E quantas dessas pessoas realmente estão conscientes que ao "brigar" com os outros estão na realidade se prejudicando profundamente a si mesmas?
Quanto a mim, vou trilhando o meu caminho de paz e em paz. Por vezes melhor, por vezes pior....mas não posso dizer que nao tento tanto quanto as minhas forças e limitada humanidade me permitem.
paz e bem
Bento, estou me reconciliando comigo mesma, já fazem alguns anos, após uma vida de loucuras e irresponsabilidades decidà que iria tentar algo diferente.
Não que minhas aventuras não tenham valido à pena, pelo contrário. Serviram-me de aprendizado, como alÃas, tudo nessa vida.
Porém ,pelos meus filhos, que precisam de alguém equilibrado e firme para orientá-los, repensei alguns de meus costumes e reciclei minhas idéias.
A vida é isso uma constante renovação e uma constante reconciliação.
A verdadeira mudança vem sempre de dentro para fora.
Por isso Paulo fala em CorÃntios 13 que se eu não tiver amor (ágape) de nada adiante ter os dons de lÃnguas, praticar boas obras, pois me faltaria o essencial: a boa intenção na prática das obras, o amor desprovido de qualquer interesse.
Por isso as mudanças ocorrem de dentro para prova, e não seria diferente com a reconciliação.
Para vc se reconciliar com Deus e com o seu próximo, é necessário que reconcilie-se primeiramente consigo.
"Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo."
Como posso amar o meu próximo como a mim mesmo se não consigo me amar, me perdoar?
Um abraço!
já iniciei a reconciliação mas não estou tão adiantado como São Francisco.
Boa tarde frei!!!!!
Eu admiro Francisco de Assis, foi um ser humano digno de ser estudado e seguido, mas alcançar esta plenitude de paz eu realmente não conseguiria.
Eu estou realmente bem comigo mesmo, lógico existem muitas coisas que eu teria que mudar para ser melhor, mas na medida do possÃvel me sinto feliz com que sou, pago minhas contas, em dia, faço trabalhos voluntários, procuro não atrapalhar ninguém, enfio minha cabeça no travesseiro e tenho um sono digno dos justo.
Agora perdoar, estupradores, assassinos, traficantes, pedófilos, polÃticos ladrões e manipuladores, não perdôo mesmo, quero é mais que haja uma lei que encoste estes idiotas num paredão e que sejam eliminados da fase da Terra, assim param de respirar meu oxigênio.
Boa Sorte em sua procura
Rencocilhar talvez seja esta uma das palavras mais importantes do cristianismo
Na maioria das vezes. Por orgulho ou algo do gênero, muitas vezes temos dificuldade em aceitar as pessoas como são ou ainda nos aceitar como somos. Humildade seria uma palavra chave para esta aceitação, que nos torna muito mais felizes.
Seria o ideal, mas na maioria das vezes temos mais facilidade de nos reconciliar com os outros, que conosco mesmo.
Se já me reconciliei comigo mesmo? Não totalmente, mas estou tentando. Nada como um dia depois do outro e uma boa dose de otimismo, né?
Paz e Luz!
sabe frei. acho que se reconciliar com sigo mesmo é tão dificil quanto tentar reconciliar-se com um inimigo. o motivo é que o lado da razao nem sempre fala como o lado lucido.
a reconciliação com sigo mesmo é algo dificilimo...podemos sim falar conosco, ouvir nossas palavras, mas aceitá-las da maneira que planejamos é dificil.
voce se consseguiria se concientizar sem se chatear a uma traiçao conjugal? ou perdoaria o assassino de sua familia, sem recentimentos? acho que ai se explica o se auto reconcilhamento. se depender do meu potencial para se reconciliar com o lado escuro que tenho...estou perdido...sei que muitos vao se julgar capaz desse feito, mas eu sou cincero.
sim,acredito que sim.