Como e em que programar?

No mundo da programação falae-se muito em liguagens como: PERL, ASP, PHP, XML, UML, C, C++, JBulder, J2EE, o velho Pascal e Cobol, etc, mas nunca se fala quais os softwares necessários para se programar em cada linguagem.

Alguém dizer quais são os software usados em cada linguagem. Será se todas podem feitas em Delphi, VB.Net, Dreamweaver, Flash....

Comments

• Para programar dependendo do tipo de linguagem (se compilada ou se interpretada) você necessitará de algumas ferramentas.

Nos casos das linguagem interpretadas (C, C++, Pascal, Cobol...e outras) você precisa de um editor e o compilador da linguagem (compilador vai passar os codigos criados para uma linguagem que o pc entenda - linguagem de maquina como muita gente chama)

C, C++ - Turbo C, dev++

Cobol (não sei te dizer por nunca programei e não tenho interesse)

As linguagens interpretadas (ASP, JavaScript, HTML, PHP, JSP e outros) pode usar algum editor que diferencie em cores cada sintaxe de cada linguagem ou mesmo programar no Bloco de Notas (mais recomendado - dreamwave).

Para executar ASP, JSP, PHP são necessarios instalar interpretadores (servidores) pois essas linguagens rodam em servidores de paginas.

ASP - IIS já tem um interpretador para a linguagem

JSP - TomCat

PHP - Apache

Java - é um caso a parte. Java é uma linguagem pre-compilada... para programar em java você pode usar qualquer editor (pode ser o bloco de notas) e para executar você necessitara instalar o JDK (Java Development Kit)

você criar seus codigos no editor e salva como .java

com o dir_java\javac.exe Seu_arq.java <enter>

gerará um arquivo .class

que você executa com

dir_java\java Seu_arq.class

Espero ter te ajudado!

--

Carlos Fran

[email protected]

http://www.carlosphran.blogspot.com/

• PERL eu vejo mais a galera usando o editor de texto basicão mesmo.

ASP, PHP o Dreamweaver é o preferido.

XML é uma linguagem de marcação, ela auxilia as demais digamos assim. Quem trabalha com ASP e PHP geralmente cria os XML com o Dreamweaver mesmo, mas caso contrário é no editor de texto basicão mesmo.

UML também não é programação, é modelagem de dados e temos o Jude, StarUml, Rose.

C, C++ tem o Dev da Borland também tem o C++ Builder também.

JBuilder o róprio nome está dizendo. É da Borland também.

J2EE que é java temos o Netbeans, Eclipse.

Pascal temos o Turbo Pascal.

Cobol eu não sei, imagino que seja arquivo de texto basicão também.

• PERL, ASP, PHP, XML, C, C++, Java, JSP, Java ME (antigo J2ME), Pascal, Python, jython e muitas outras linguagens podem ser editadas em um simples bloco de notas ( notepad do windows ) e devem ser compiladas com seu respectivo interpretador/compilador.

Normalmente, não se fala em ferramentas pois, saber a linguagem ( sintaxe, APIs que ela possui ) é mais importante do que usar um editor de textos ou uma ferramenta IDE para desenvolver um software ( para quem está começando aprender a sintaxe da linguagem é mais importante do que mexer em uma ferramenta pois, nem todas as empresas usam as mesmas ferramentas para desenvolver IDEs ). A ferramenta serve apenas para aumentar a produtividade facilitando o desenvolvimento de softwares de modo que os erros sejam minimizados.

Abaixo algumas IDEs de desenvolvimento bastante usadas:

Delphi permite usar Pascal para desenvolver programas.

VB permite usar basic para desenvolver programas

C++ builder, Dev-C++ permite usar c e c++.

Netbeans permite usar Java, JSP, Java ME e algumas outras linguagens se usar plugins para o mesmo

Eclipse permite usar java, jsp, Java ME e algumas outras linguagens usando plugins do mesmo

EditPlus permite usar PHP, ASP, XML, XSL, CSS, XHTML, Java, JSP, C, C++, PERL, Python, SQL entre outras. Porém é como se fosse um bloco de notas. Mas, pode ser configurado para ter facilidades e integração com compiladores.

Sign In or Register to comment.