Conhecem a origem da expressão "Quinto dos infernos" ?
Durante o século XVIII, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal.
Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% da produção.
Essa taxação "altíssima" e "absurda", era chamada de "O Quinto".
Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro.
O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de "O Quinto dos Infernos".
A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como Derrama.
Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento do líder Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e sua morte.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano em 38%, praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção.
Atualmente, a carga tributária é praticamente o dobro daquela à época da Inconfidência Mineira, ou seja, pagamos hoje Dois Quintos dos Infernos!
Salve nossos políticos... o Senado com seus diretores... a festa das passagens... o ******* com o dinheiro público !!!
LUZ!
Comments
Perfeita colocação!
Eu conhecia a história. O que me espanta na nossa atualidade é o descaso com que tratamos nosso próprio dinheiro. Pagamos tudo sem reclamar. Altíssimos tributos, impostos sobre impostos. E pagamos e pagamos.
Não seria hora de uma nova revolta?
Não seria hora de tomarmos em conjunto uma atitude e acabar com essa farra????
Marthinha, para mim, o significado de "quintos dos infernos" é o de um lugar distante. Apareceram mais algumas expressões equivalentes, como "fim do mundo", "fim da galáxia", "na cochinchina" e um curiosíssimo (porque vem do Equador, não do Rio Grande do Sul) "lá onde Cristo perdeu o poncho".
Beijos, amiga.
otimo martha tambem é cultura
Boom dia Querida!!!
Eu já a conhecia.
Ótima postagem!! E como pagamos!!!! E "bota" "Quinto" nisso!!
Mil beijos e tenha um belíssimo dia.
OLá amiga Martha, não conhecia essa expressão.
Obrigada por partilhar essa parte histórica da origem dessa expressão, muito usada em minha infância pelos meus pais.
Abraço, Mazé
Essa eu vou copiar, não tinha esse conhecimento, muito legal a sua colocação.
hoje o nosso pais esta como A CASA DA MÃE JOANA.
NÃO EXISTE MAIS RESPEITO AS LEIS, OS POLITIKOS FAZEM O QUE QUEREM E O POVÃO NEM PENSA NOS SEUS FILHOS, VAI DEIXAR O QUE PARA SEU FILHOS. NADA.
Concordo plenamente, só acho que a colocação do lula merecia um melhor destaque:o mais hipocrita do mundo poderoso este seria o honroso lugar que ele se encaixaria perfeitamente.
huashsuahhausha.. ótimo!
Pois e,
Perguntou e deu a resposta