Pelo efeito podemos conhecer a causa?

Um sujeito está na frente de uma montanha observando três pássaros voando em perfeita sintonia. Alguém, que está no outro lado do monte, que o sujeito não consegue ver, atira três vezes e abate os três pássaros. Ele não viu quem atirou, mas pela excelente pontaria concluiu que o cara é exímio atirador.

Mesmo não vendo quem criou o universo não podemos admitir que o criador é a inteligência superior, pelos simples fato de nenhum humano conseguir criar um universo?

Update:

Ronis!

Você continua o Rolando Lero do YR.

Mas respeito até a morte seu lero. rsrsrsr

Você, como outro, revoga a lei de causa e efeito.

Do livro: Anarquistas, graças a Deus! rsrsrsr

Update 3:

Luize, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Comments

  • No volume, o matemático explica, com uma linguagem mais acessível, os princípios que controlam o Universo.

    Porém, primeiramente, Hawking apresenta-se como profundo admirador deste misterioso cosmos, questionando se ele realmente é infinito, ou apenas enorme

    Eu acho que por isso mesmo que o Universo ele é complexo conhecemos o efeito mas ainda não a causa , causa no caso do Universo se ele não foi feito e é comprovado isso por nenhum ser humano ,ainda a muito que descobrir como nossas mentes finitas poderiam compreender um Universo.

    De uma coisa podemos ter certeza utilizamos nossos conhecimentos para explorar todo este Universo.

  • Gostei da suposição preciso pensar ainda ╰_╯

  • Nem um pirulito surge do nada, quanto mais o universo!

  • Não, conhecer o efeito pela causa é apenas mais uma crença e não uma certeza.

    A relação causa e efeito é importante para a ciência, que funda nesta relação as suas inferencias, e na metafísica, que a sua para provar a existência de Deus. Ela não passa de um principio subjetivo de associação.

    A questão não reside no fato em crer na eficácia da relação causa e efeito e sim porque acreditamos nela.

    Eu tenho grande conhecimento na área de física e posso te dizer: a relação causa e efeito na ciência sofreu um duro golpe com a Relatividade Geral. Pois era baseado na idéia de relação causa e efeito que o conceito de força era tirado, ele perdeu toda a sua importância na areas modernas da fisica.

    ¹ Einstein não efetivou a relação causa e efeito. Pelo contrário. Antes de formular a teoria da relatividade Einstein leu e se guiou pelos escritos de David Hume, que foi o filosofo que criticou o conceito de causa e relação na forma em que escrevi.

    ² Mas o assunto vai além. Há algumas relações na Termodinâmica que admitem a possibilidade de ocorrer alguns fatos que também violam a lei de causa e reação. A chamada 1ª lei da Termodinâmica afirma que a energia no Universo se conserva, a segunda lei dá um sentido à todas as transformações termodinâmicas que ocorrem na Natureza, ela dá um sentido mas não afirma que sempre será assim.

    Para você ter uma idéia, se voce esperar um tempo suficiente necessário, talvez da ordem de dezenas de vezes a idade do Universo, veria um lago se resfriar e se tornar gelo em um dia ensolarado de verão !!

  • Oi Vicente ( Saudades de ti meu amigo)

    Hoje mesmo eu estava pensando: Eu acho que morrer não é uma coisa ruim, talvez seja até uma benção. Porém é algo totalmente incompreendido pelo ser humano, por egoísmo nosso ( por quem sofre é quem fica) achamos que morrer é uma coisa horrível.

    Eu estava pensando nisso em virtude do que aconteceu no Japão, vi uma reportagem onde falava da morte de várias crianças. Então eu pensei que Deus jamais traria um sofrimento a seres tão inocentes, logo ando pensando que a morte é uma espécie de premiação, e quando vc é contemplado, Deus vem e te busca. Alguns são contemplados bem rápido outros demoram anos e anos...

    Embora o que eu esteja falando não tenha muito a ver com sua pergunta e ao mesmo tempo tem tudo a ver (tá me entendendo ? rs rs ) Mencionei isso pra dizer que tem muitas coisas que a gente não entende.

    Mas sabe quando vc está em uma situação ruim e uma pessoa que vc confia muito diz pra vc: - Confie em mim ! E vc confia, tipo quando nossos pais não nos deixa sair para as festas a noite, e a gente não entendia, ficávamos bravos, mas eles só querem nos proteger da violência. Eles na verdade estão nos protegendo e não nos punindo.

    E assim é com Deus, por mais que tudo isso pareça estranho, acredito que no final tudo vai dar certo.

    Eu não posso vê-lo, ele nunca falou comigo, mas eu confio Nele. Confio, pois posso senti-lo, e sei que tudo dará certo no "final".

    Bjos.

  • Vicente, mesmo sem vermos sentimos a presença do Criador nos minimos detalhes do Universo, Natureza, seres vivos.Inteligência superior....

    Beijos!

  • A visão cartesiana hierárquica de causas pressupõem q A influi B, num fluxo unidirecional..mas deixando o vácuo causal de A.

    Logo na descoberta do campo elétrico-magnetico no seculo 19 algo se insurgiu: o campo é sem centro e ñ um ponto-origem vetorial.

    A partir dai e o estanhamento da física quântica, a observação da natureza, da mente descobriu-se a rede ou mundo holográfico..onde cada ponto é uma miniatura do todo..tudo é centro e ao mesmo tempo parte.

    A visão da rede conseguiu então verificar q existem as 'verdades' locais' q são confundidas c omo verdades universais..dai causa e efeito.

    A própria internet é um bom exemplo de rede sem origem..qualquer servidor é autônomo q as características de outros mas nem por isto ele é a internet toda..

    ..

    É o sábio q imagina ser borboleta ou uma borboleta q sonha q é o sábio chines?

    ..

    Acalma-se jamais tomarei seu modus operandis!

    ..

    Reconheço minha didática é ruim mas já vc afirmar q sou desonesto c redundância ou prolixidade ,vc ´me é injusto.

    Sempre tento transmitir minha forma de pensar, então talvez minha capacidade de passar seja ineficiente e minha compreensão do mundo é uma fantasia delirante..mas nunca usei do artificio de simular.

    Sempre sigo minhas pistas intuitivas e nunca tive medo nem de enfrentar meu ego .

    A seculos abandonei as cosmogamias q visem restituir a segurança uterina c regressão emocional.

    ..

    ..Qto a visão da rede holografica (leia david Bohm )ela é muito dificil ainda mais para o religioso fundado na recompensa. . compreender q as 'coisas' ñ tem proposito é muito pesado, eu admito mas assim é.

    ..

  • Não precisamos ver para crer .Deus esta no Tudo no Todo e no Nada tambem.Se vc pesquisar bem vai descobrir que do minimo ao maior Deus esta.

  • "não podemos admitir" Pode-se mas também pode se admitir o contrário, os tais pássaros foram mortos por um ser humano e isso é fácil de concluir afinal nenhum ser não homem na Terra sabe utilizar armas de fogo, mas o nosso conhecimento não permite concluir se há alguma "arma de criar universos" não podemos concluir se "a morte dos pássaros" foi "fruto de um homem" nesse caso não temos noção alguma disso.

    Coisas para você refletir :

    Nem tudo que é mais lógico é o correto, e sim apenas mais fácil de acreditar.

    A Grande Explosão tem provas Deus não.

    De onde Deus veio, resposta cristã: está acima do tempo... Se os crentes dizem isso porque ateus não podem acreditar que ocorreu o mesmo com o universo?

    O cérebro humano não nos engana? Será que os padrões e regras que fazem parte de nossa mente são plausíveis quando se trata do mundo físico? Se não compreendemos até um ser da mesma espécie (lembra-se daquele seriado "afinal o que querem as mulheres"), podemos coomprender o universo ou, caso exista, Deus?

    "Pensar, a regra para se libertar das amarras da mente humana."

    "A filosofia (pensar criticamente) é a mãe de todas as ciências, e o progresso dessas depende do ceticismo,quanto ao dogmatismo é coisa de religião portanto essa é fruto do não raciocínio ."

Sign In or Register to comment.