Se eu cancelar um boleto bancário que um cliente tem que pagar, ele ainda consegue pagar ou não?
Eu fiz uma cobrança errada, mandei um boleto para um cliente com uma cobrança errada, e quero cancelar o boleto, mas se cancelar o boleto o cliente consegue pagar ou dá erro na hora que for pagar no banco casa lotéricaa etc...?
Comments
Pela epoca que trabelhei no suporte aos sistemas bancarios. Exemplo banestes.
O cliente pessoa juridica, pode lançar boletos de duas formas, uma registrada onde ele gera os boletos e ao mesmo tempo ao final do dia envia a relação de boletos que gerou ou sustou ao banco de forma online, desse jeito se vc cancelou ou gerou algum boleto o banco sabe quais vc gerou e quais vc cancelou, pois o cliente pode ir na sua empresa e pagar em mãos.
Agora tem o boleto nao registrado, onde vc gera os boletos mas não envia nada para o banco(relação dos boletos gerados). Dessa forma o banco so descobre sobre a geração do boleto quando o cliente vai até o caixa pagar o banco(ou casa loterica) e nesse caso, quando o cliente não paga o empresa tem que que solicitar manualmente o prodesto do boleto ou mandar para cartorio para ser aplicados as punições.
Se vc cancelou o boleto e enviou algum arquivo ao banco para eles atualizarem no sistemas deles que o boleto X emitido pela empresa Y não é mais valido e nao é para aceitar.( Deu baixa no boleto).
Quando ele for pagar vai dar erro no codigo de leitura, mas para evitar problemas seria bom vc entrar em contato com ele. Pois ele pode achar que o codigo esta danificado e tentar pagar em mãos no caixa do banco e ter que enfrentar fila ENORME , ou tentar a opção de digitar o codigo de barra manualmente. MO PE NO SACO.
OBS: Se vc não informar ao banco sobre essa baixa no titulo, pode acreditar que o banco vai aceitar e se sua conta no banco tiver configurado prodesto automatico, se passar vencimento, ele vai buscar as configurações definidas na conta(60 dias ou 180 dias após vencimento, mandar para protesto automatico) ae vai dar um problema ENORMEEEeeee..
Boa sorte
Eu quero cancelar esse boleto
antes de cancelar o boleto desse se informar o cliente do erro e refazer caso foi registrada o mesmo devera ser enviado informação para o banco atraves do site de geração de bloquetos para o cancelamento
Cancela, quando ele for não vai conseguir pagar, sei lá